O projeto GerAção Solidária – Mulheres e Jovens na Economia é uma iniciativa que promove ações de fomento, capacitação e fortalecimento de 60 empreendimentos de Economia Solidária constituídos por mulheres e juventudes do RN.

A ação é uma parceria do Ministério do Trabalho, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte(FUNCERN) com o apoio de entidades e organizações da sociedade civil.

Seu principal objetivo é garantir a participação e o protagonismo de mulheres e jovens na sociedade, economia e na política. São mais de 60 empreendimentos de Economia Solidária e 300 pessoas beneficiados diretamente em mais de 28 municípios do RN.

Em dois anos foram mais de 30 ações de formação e capacitação realizadas desde oficinas técnicas sobre precificação, viabilidade financeira, marketing solidário entre outras até seminários e atividades temáticas voltadas para o debate de feminismo, agroecologia, conceituação de Economia Solidária, intercâmbio de experiências e muito mais.

Atualmente o Geração Solidária está dividido em três núcleos. Os dois primeiros em atividade desde 2016; um com base no IFRN Campus Natal-Central, outro, no IFRN-Mossoró, e o último, em funcionamento desde o final de 2017, vinculado ao IFRN Campus Zona -Norte.