Dimensões dos Trabalhos

Comunicação Oral:

Mínimo de 20.000 (vinte mil) e máximo de 35.000 (trinta e cinco mil) caracteres, incluindo-se neste cômputo o título, os espaços, as notas e as referências.

  • Deve possuir os seguintes tópicos: Introdução, Objetivos, Revisão de literatura, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências, de acordo com as normas da ABNT.
  • O tamanho do papel deve ser A4 (210x297mm). Em cada uma das margens (superior, inferior, esquerda e direita) deve ser observada a medida de 2,5 cm. Deve ser digitado com fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento simples.
  • Na primeira linha da página colocar o “Título” da pesquisa centralizado e em negrito, com a primeira letra maiúscula;
  • Duas linhas abaixo o nome completo do primeiro autor, somente a primeira letra de cada nome maiúscula, tudo alinhado à direita. Após a última letra do nome deve ser inserida numeração de nota de rodapé e, no rodapé, descritas a qualificação acadêmica do autor e vínculos com possível grupo de pesquisa e nome de instituição financiadora da pesquisa, se for o caso, tudo no máximo em duas linhas, com letras no tamanho 9. Nas linhas abaixo deve ser observado o mesmo procedimento para os demais autores, se for o caso.
  • Duas linhas abaixo deve ser colocado o nome “Resumo”, centralizado e em negrito, com a primeira letra maiúscula, seguido do resumo propriamente dito. O texto do resumo da pesquisa em um único parágrafo, em língua portuguesa, alinhamento justificado, contendo: breve introdução, objetivo do estudo, método, resultados e conclusão. O texto do resumo deve ter, no máximo, 200 palavras.
  • Na linha abaixo deve ser colocado o termo “Palavras-chave:” em seguida devem ser digitadas entre três e cinco palavras-chave da pesquisa, em língua portuguesa, separadas por vírgula.
  • Duas linhas abaixo deve ser colocado o nome “Abstract”, centralizado e em negrito, com a primeira letra maiúscula, seguido do abstract propriamente dito. O texto do resumo da pesquisa em um único parágrafo, em inglesa, alinhamento justificado, contendo: breve introdução, objetivo do estudo, método, resultados e conclusão. O texto do resumo deve ter, no máximo, 200 palavras.
  • Na linha abaixo deve ser colocado o termo “Keywords:” em seguida devem ser digitadas entre três e cinco palavras-chave da pesquisa, separadas por vírgula, em língua inglesa.

A pesquisa deve ser apresentada a partir da segunda página e atender as seguintes orientações:

  • Na primeira linha, o título da pesquisa centralizado, em negrito e apenas a primeira letra maiúscula.
  • Duas linhas abaixo deve ser colocado o primeiro tópico da pesquisa, alinhado à esquerda, em negrito e com a primeira letra maiúscula. Uma linha abaixo deve ser iniciado o texto referente ao tópico em questão, em alinhamento justificado.
  • Assim deve ser feito com os demais tópicos e textos da pesquisa.
  • Nos Resultados é obrigatória a apresentação dos principais dados, se possível em forma de tabela, com a mesma fonte utilizada no texto. Tabelas e quadros, assim como suas legendas devem ser digitados com fonte no tamanho 10.
Pôster:

O resumo deve conter: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusão, expressos em no máximo 01 (uma) lauda.

  • O tamanho do papel deve ser A4 (210x297mm). Em cada uma das margens (superior, inferior, esquerda e direita) deve ser observada a medida de 2,5 cm. Deve ser digitado com fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento simples.
  • Na primeira linha da página colocar o “Título” da pesquisa centralizado e em negrito, com a primeira letra maiúscula;
  • Duas linhas abaixo o nome completo do primeiro autor, somente a primeira letra de cada nome maiúscula, tudo alinhado à direita. Após a última letra do nome deve ser inserida numeração de nota de rodapé e, no rodapé, descritas a qualificação acadêmica do autor e vínculos com possível grupo de pesquisa e nome de instituição financiadora, se for o caso, tudo no máximo em duas linhas, com letras no tamanho 9. Nas linhas abaixo deve ser observado o mesmo procedimento para os demais autores, se for o caso.
  • Duas linhas abaixo deve ser colocado o nome “Resumo”, centralizado e em negrito, com a primeira letra maiúscula, seguido do resumo propriamente dito. O texto deverá ser escrito em um único parágrafo e com alinhamento justificado.
  • Na linha abaixo deve ser colocado o termo “Palavras-chave:” em seguida devem ser digitadas entre três e cinco palavras-chave da pesquisa, separadas por vírgula.