Encontros Temáticos Institucionais

Os Encontros Temáticos Institucionais foram criados com o objetivo de analisar e questionar as atuações pertinentes ao exercício profissional e acadêmico nas diversas áreas socioculturais do lazer. Têm a proposta de reunir profissionais e pesquisadores atuantes em determinados segmentos, no domínio do lazer, para dialogarem com seus pares sobre o desenvolvimento e prospecção de ações no decorrer do tempo entre cada edição do evento. Acrescenta-se, a ideia de aproximar cada segmento ao campo de conhecimento que representa o ENAREL, no sentido dele se tornar uma importante referencial onde se efetiva o intercâmbio nacional neste campo de saberes.

Nesta edição de 2016 serão realizados oito encontros:

  1. Encontro Temático Institucional do Setor Público

Participam profissionais, pessoas que atuam ou são interessadas nos desafios da gestão do lazer e recreação nos âmbitos públicos federal, estadual e municipal.

  1. Encontro Temático Institucional do Setor Privado.

Participam profissionais, empreendedores, empresários, consultores, demais profissionais e interessados que atuam ou pretendem atuar do campo do lazer, entretenimento e recreação em empreendimentos do setor privado.

  1. Encontro Temático Institucional do Sistema “S”

Participam colaboradores em todas as frentes de atuação e interessados no campo do lazer e recreação das entidades do Sistema “S”, como Sesc, Senac, Sesi, Senai, Sest, Senat, Sebrae, Senar, Sescoop.

  1. Encontro Temático Institucional do Terceiro Setor

Participam pessoas que atuam ou pretendem atuar em organizações privadas sem fins lucrativos como Fundações, Entidades Beneficentes, Entidades sem fins lucrativos, ONGs Organizações Não Governamentais, Empresas com Responsabilidade Social, no desenvolvimento do lazer e recreação.

  1. Encontro Temático Institucional de Professores e Pesquisadores em Lazer

Participam educadores, pesquisadores e interessados na produção de conhecimento em lazer e recreação no âmbito de instituições de ensino, pesquisa e extensão.

  1. Encontro Temático Institucional dos Clubes Associativos e Recreativos

Participam gestores, profissionais e interessados na atuação profissional com lazer e recreação em clubes associativos e recreativos.

  1. Encontro Temático Institucional dos Animadores Socioculturais

Participam recreadores, animadores socioculturais, monitores, educadores e pessoas interessadas na atuação profissional com lazer e recreação nos diversos espaços, ambientes e âmbitos de empreendimentos públicos e privados.

  1. Encontro Temático Institucional dos Institutos Federais

Participam professores e alunos dos Institutos Federais que atuam com a temática do lazer

Um pouco da história dos Encontros Temáticos Institucionais

O início dos encontros temáticos institucionais pode ser assinalado na edição do ENAREL de 2002, com o debate sobre a atuação profissional e os processos de formação. Essa iniciativa continuou nos anos seguintes e em 2008 os encontros foram ampliados, incluindo outros temas. E assim, foram realizados os Encontros de Pesquisadores de Recreação e Lazer, de Professores de Recreação e Lazer e de Recreadores.

No ENAREL de 2011, em Avaré/SP, a organização do evento definiu seis temas sob a coordenação geral do Prof. Dr. Antonio Carlos Bramante, com um coordenador específico para cada tema. Os encontros foram os seguintes: Gestores Públicos de Recreação e Lazer; Gestores Privados de Recreação e Lazer; Animadores Socioculturais em Recreação e Lazer; Lazer e Recreação no Sistema “S”; Professores e Pesquisadores em Recreação e Lazer; Lazer e Recreação no Terceiro Setor.

Nos anos seguintes esses grupos foram mantidos, com o acréscimo do tema Clubes Associativos e Recreativos no ENAREL de Brasília, em 2015.

Para 2016, foi acrescentado o Encontro Temático Institucional dos Institutos Federais. Entende-se que seja provavelmente um encontro peculiar, tendo em vista a especificidade do evento e levando em consideração principalmente a instituição realizadora. Pois a cada ano o Enarel imprime alguma “marca” de quem o organiza e que o transforma num evento contextualizado.

Os encontros temáticos institucionais seguiram em cada edição a temática central do evento, buscando enfocar os debates de acordo com o que é discutido no ENAREL.

No período de 2011 a 2015 foram adotadas duas metodologias distintas nos Encontros, ora uma ora outra, quais sejam:

  1. Debates diretos, dividindo-se os participantes em subgrupos, que ao final do processo apresentavam suas conclusões.
  2. Apresentação prévia de convidados, pessoas de atuação reconhecida na área de cada encontro, seguida por debates entre todos os participantes.

Em ambas as situações, os coordenadores dos grupos elaboraram previamente um conjunto de temas específicos e de questões norteadoras, para orientar os trabalhos e a participação de todos.

Para 2016, a metodologia será basicamente a mesma, testada e experimentada em sucessivas edições: apresentações sintéticas sobre os temas definidos, com a realização de debates, de forma dinâmica e participativa e em subgrupos, e elaboração final de conclusões e sugestões. Sendo que, no terceiro dia de encontro, haverá uma apresentação na plenária final do ENAREL.