Oficinas

OFICINA DE CULTURA URUGUAIA

O objetivo dessa oficina é apresentar alguns costumes uruguaios e compará-los com a cultura do sul do Brasil. Além de mostrar como é o Uruguai e a vida neste país: suas comidas, festas, história, alguns aspectos fonológicos, culturais e lexicais e literários deste país. Será, portanto, uma conversa informal sobre a língua, história, literatura e cultura uruguaia.

Data: 21 de novembro

Duração: 2hs:30min

Quantidade de vagas: 20

Inscrição:

SAIBA MAIS SOBRE O MINISTRANTE DESSA OFICINA

Mônica Mariño é licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), e doutorado em Letras – UFRGS (2017) . Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Espanhola, aquisição de L2, aquisição de LE e material didático . Também coordena atualmente o projeto PIBID/ESPANHOL- UFRGS e o Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão da UFRGS.

Henry Lorencena possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é professor efetivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas linguísticas, literatura psicologia cognitiva ensino de línguas, português do uruguai, contato espanhol/português e línguas em contato. Integra a equipe de pesquisa do programa Trajetórias Criativas, uma proposta metodológica para jovens de 15 a 17 anos que ainda estão no Ensino Fundamental.

 

 

OFICINA DE DANÇA: “LAS CLAVES DE LA MÚSICA CUBANA”

Esta oficina “Las claves de la música cubana”, ministrada pelo  el Prof. Me. Daniel Augusto de Lima Mariano (DART/UERN),  pretende trabalhar alguns segredos básicos da música cubana para iniciantes. Para esta oficina não será exigido nenhum conhecimento prévio de dança cubana ou possuir algum instrumento musical.

Data: 21 de novembro.

Duração: 2 horas

Quantidade de vagas: 20 vagas

Inscrição

SAIBA MAIS SOBRE O MINISTRANTE DESSA OFICINA

Daniel Mariano pratica Música desde os seis anos, e Yoga desde os dezessete. Estes dois campos de conhecimento, com vieses educacionais, são os pilares nos quais o professor fundamenta suas ações no mundo. Nesta trajetória, graduou-se em Licenciatura em Música (UEMG – 2004), desenvolvendo práticas interdisciplinares no campo da Educação em diversas vertentes, ampliadas pelas formações nesta área (Mestrado em Educação – UFPB, 2012; Especialização em Educação para a Gestão de Conflitos – FADIRE, 2012; Mestrado em Educação Musical – UFPB, 2015). Concomitante a estes processos, atua desde 2001 com pesquisa em música iberoamericana, que o levou a estudar a língua espanhola em cursos de idiomas e aplicar este conhecimento em trabalhos artístico-musicais em grupos com músicos oriundos de países da América Latina, nos quais pôde ampliar seu repertório linguístico e a fluência no idioma. Dirigiu o ¿Chévere! – grupo musical com amplo repertório em cultura iberoamericana, entre 2004 e 2009, com seus professores venezuelano e boliviana -, e participou também da banda de salsa Unión Latina – com músicos cubanos, uruguaios e colombianos -, ambos na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Atualmente é professor de canto, Música e Yoga na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), na qual desenvolve práticas de canto coral, técnica vocal e regência na graduação em Licenciatura em Música, assim como o projeto de extensão em Yoga, Consciência Corporal e Musicalidade.  Em paralelo a estas atividades, Daniel Mariano realiza o trabalho constante em repertório iberoamericano intitulado Tordesillas, que une pesquisa de repertório, apresentações artísticas e oficinas educativas.

 

OFICINA DE TICS PARA PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Essa oficina apresentará propostas para o uso de tecnologias nas aulas de língua estrangeira e está direcionada a professores de língua estrangeira e/ou graduandos em licenciatura de língua estrangeira. A oficina será ministrada pela professora Esp. Sabrina Guedes, que lecionada a disciplina de língua inglesa no IFRN, campus Apodi.

Data: 21 de novembro.

Duração: 4 horas

Quantidade de vagas: 20 vagas

Inscrição

SAIBA MAIS SOBRE A MINISTRANTE DESSA OFICINA

 

Sabrina Guedes é professora especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016). Graduada em Letras – Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011). Mestranda em ensino pelo programa de pós-ensino da UERN/UFERSA/IFRN. Atualmente é professora de língua inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

 

 

 

WORKSHOP: “LOS SABORES HISPANOS”

Este workshop será uma aventura entre o Sertão Potiguar e a cultura peruana, com a produção de um ceviche de tilápia e um resgate de uma das mais tradicionais sobremesas latino americanas, o flan con Dulce de leche , trazendo também um pouco da cultura “hermana” dos nossos vizinhos argentinos.

Data: 21 de novembro.

Duração: 2 horas

Quantidade de vagas: 20 vagas

Inscrição

SAIBA MAIS SOBRE O MINISTRANTE DESSE WORKSHOP

Renato da Cunha Gomes é Mestre em Ciências Gastronômicas pelo convênio entre o Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa (UL) e a Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Universidade nova de Lisboa (UNL). É Especialista em Ciências gastronômicas pelo Convênio entre o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade nova de Lisboa. Possui Especialização em Segurança dos Alimentos em unidades gastronômicas pela Univeridade Potiguar (UnP). Possui Graduação em Gastronomia pela Universidade Potiguar. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), vinculado a área de ciência e tecnologia de alimentos no campus Apodi.