PALESTRA DE ABERTURA: “#FicaEspanhol”: a importância do espanhol no currículo de ensino médio – Será ministrada pela Prof.ª Dra. Mônica Mariño (UFRGS) e pelo Prof. Dr. Henry Lorencena (UFRGS) e pretende tecer algumas considerações sobre a importância da língua espanhola na formação de alunos do ensino médio, a partir do movimento “Fica Espanhol”, que apoia a permanência do idioma no currículo das escolas públicas. A palestra acontecerá no auditório da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, no dia 20 de novembro.
SAIBA MAIS SOBRE OS PALESTRANTES:
Mônica Mariño é licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), e doutorado em Letras – UFRGS (2017) . Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Espanhola, aquisição de L2, aquisição de LE e material didático . Também coordena atualmente o projeto PIBID/ESPANHOL- UFRGS e o Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão da UFRGS.
Henry Lorencena possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é professor efetivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas linguísticas, literatura psicologia cognitiva ensino de línguas, português do uruguai, contato espanhol/português e línguas em contato. Integra a equipe de pesquisa do programa Trajetórias Criativas, uma proposta metodológica para jovens de 15 a 17 anos que ainda estão no Ensino Fundamental.
PALESTRA “Mitos e verdades sobre a aprendizagem do espanhol por brasileiros”- Será ministrada pela Profª. Mestra Jozadaque Pereira pretende discutir alguns dos mitos mais comuns relacionados ao ensino/aprendizagem do espanhol por estudantes brasileiros. A Palestra será no dia 21 de novembro.
CONHEÇA MAIS SOBRE A PALESTRANTE
Jozadaque Cunha possui graduação em Letras – Língua Espanhola e Respectivas Literatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009), especialização em Educação (UERN 2011) e Mestrado em Letras pela mesma instituição (2016). Foi professora substituta de espanhol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009-2014), atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção de texto – língua espanhola – literatruras da língua espanhola. Atualmente é professora efetiva de Língua Espanhola da Escola Estadual Moreira Dias.
PALESTRA: “Hispanidad, significado y ópticas”- A presente palestra será ministrada pela Profa. Dra. Maria Trinidad Pacherrez Velasco (IFRN) e propõe algumas reflexões acerca do significado e os múltiplos olhares em torno da “Hispanidad”.
SAIBA MAIS SOBRE A PALESTRANTE
Maria Velasco é doutorado em Filologia Hispânica: Análise do discurso y suas aplicações, na Universidad de Salamanca, Espanha com distinção Cum Laude (Fev/2016). Diploma de Estudos avançados com obtenção de suficiência investigadora em Filologia Hispânica, Departamento de Lengua Española na Universidad de Salamanca, Espanha (2012). Especialização em Metodologia de ensino de língua portuguesa e estrangiera (2018). Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena (2002). Professora de Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN, com dedicação exclusiva, atua em todos os níveis de ensino, principalmente na graduação Letras Espanhol, onde leciona disciplinas de formação específica, (desde 2006). É fundadora e atual coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos de Espanhol como Língua Estrangeira no Brasil (NUPELE-Brasil) do IFRN, desenvolvendo atividades de iniciação científica, pesquisas relacionadas à formação de professores de língua estrangeira e ao saber específico, Espanhol; É membro do Núcleo Central Estruturante (NCE), do Núcleo Docente (NDE) e do Colegiado do curso Letras Espanhol; coordena o Centro de Recursos Didácticos de Español CRDE-IFRN; coordena o sub-projeto Letras Espanhol CNAT do Programa PIBID, é sócio fundador e diretor adjunto de Pesquisa do Instituto Internacional Despertando Vocações-Licenciaturas IIDV e atua como tradutor Ad-hoc para a Junta Comercial do Estado do RN.