Sobre o Evento

A oferta obrigatória do Espanhol em escolas públicas brasileiras de nível médio foi introduzida em 2005 por meio da lei 11.161. No entanto, a referida legislação foi revogada em 2017 pela lei 13.415, tornando a oferta do idioma facultativa no ensino médio das escolas públicas e privadas do país.

Tal retrocesso suscitou em nós, professores de língua estrangeira do IFRN, campus Apodi em parceria com os docentes de espanhol da rede pública apodiense, o interesse em realizar um evento de extensão que ressaltasse para a comunidade escolar e para sociedade local a importância da língua espanhola no ensino médio público.

O evento intitulado “La semana E”, propõe como temática para esta edição introdutória: “Las muchas maneras de hablar español: A pluralidade da língua espanhola na América Hispânica”, com foco na diversidade linguística e cultural do espanhol no continente americano.

Nosso objetivo com este evento é promover a difusão e a valorização da cultura e da língua espanhola entre os alunos do ensino médio da rede pública em Apodi, por meio da socialização de trabalhos desenvolvidos e experiências vivenciadas por discentes e docentes em sala de aula, bem como, por meio da realização de oficinas e apresentações artísticas-culturais.

A relevância de um evento deste tipo, para o público aqui especificado é evidente ao consideramos que o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira não deve atender unicamente a meros interesses tecnicistas e mercadológicos, mas também, e principalmente, deve estar relacionada a formação integral do aluno (PELOTAS, 2000).

Dessa forma, esperamos com este evento aguçar nos discentes de nível médio da rede pública apodiense o interesse pelo estudo do idioma espanhol e a valorização dos aspectos  linguísticos e culturais dos países que possuem o espanhol como idioma oficial no continente americano.

Helena Fernandes

(Professora de Espanhol no IFRN, campus Apodi e coordenadora do evento de extensão “La Semana E”)