Regulamento do concurso da logomarca

1. Apresentação geral

O concurso da logomarca da III Semana de Linguagens, que terá como tema “Entre clássico e popular: uma releitura de conceitos polêmicos”, convida os alunos a pensarem uma imagem que seja a carta de entrada do evento que vem firmando-se no campus Apodi. Nesta edição, as inscrições estão abertas para todos os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, não sendo restrito, portanto apenas àqueles que fazem parte do campus Apodi. Na verdade, deseja-se promover um diálogo com a comunidade acadêmica em geral sobre esses conceitos tão polêmicos a partir da perspectiva de sua elaboração nas várias linguagens (para tornar mais clara tal entendimento, sugere-se a leitura do texto inicial de abertura do evento), procurando mais que definir o que seria clássico e popular, problematizar tais leituras e as relações que podem existir entre tais concepções.

2. Da utilização

A logomarca vencedora do concurso representará a temática central do evento, sendo exposta em cartazes, camisetas, folders, entre outros meios de divulgação, que estamparão a imagem representativa do evento.

3. Das inscrições

A inscrição será feita online, em que o candidato deve enviar nome completo, campus do IFRN em que estuda, turma e telefone para o e-mail linguagens.ap@ifrn.edu.br, anexando a arte digitalizada. Na aba assunto, o candidato deve inserir “Concurso Logomarca”.

A arte anexada não deve apresentar, de nenhuma forma, qualquer marca identificadora do candidato e, ainda, ela deve ser de autoria do candidato ao concurso sob pena de desclassificação caso não atenda a essas prerrogativas.

A avaliação será realizada por uma banca de parceiros externos de docentes de demais campi do IFRN, da disciplina de Artes.

4. Dos critérios de classificação

I – Composição (organização coerente dos elementos como um todo, devendo unir simplicidade e beleza);

II – Criatividade (inovação, ter beleza, chamando a atenção, mas que seja de rápida e fácil leitura e entendimento);

3- Relação e adequação à temática do evento (estabelecimento de relação com o tema, com os objetivos, com o evento a qual pretende representar, procurando não se fixar em uma linguagem específica, ou seja, restringindo-se ao entendimento dos conceitos explorados apenas no plano musical, por exemplo, buscando, na verdade, abranger, dentro das possibilidades da logomarca, a diversidade de linguagens e sua abordagem das ideias apresentadas na temática do evento);

IV – Comunicação (aspecto que corresponde ao que se expressa, comunica não verbalmente. O conteúdo visual claro, a transmissão da mensagem a qual pretende, sem excesso de informação visual, rápido entendimento à leitura e fácil assimilação com o tema/evento/instituição, pauta-se pela transmissão da ideia e sua universalidade);

V – Conceito (quais ideias arranja e organiza o trabalho? quais referências foram consideradas?);

VI – Originalidade ( produção autêntica, não sendo cópia de outrem);

VII – Aplicabilidade (viabilidade de uso em variadas dimensões e sobre diferentes suportes gráficos para utilização diversa: impressão, páginas, camisetas, fundos coloridos);

VIII – Relação com a visão, missão e princípios institucionais (apresentação de uma arte que não fira aos preceitos educacionais e mantenha uma posição ética e condizente com o papel educacional do evento).;

5. Do cronograma do evento

  • Período de inscrições: 24 de outubro ao dia 07 de novembro de 2016. Prorrogado até 11 de novembro de 2016.
  • Período de avaliação: 12 de novembro de 21 de novembro de 2016
  • Divulgação do resultado do concurso: 22 de novembro de 2016

  • Premiação do concurso: 10 de março de 2017