Atualizado em 04/12/2016 às 13h40.

Regulamento do Concurso de Contos

1. Apresentação Geral

O concurso de contos da III Semana de Linguagens, que terá como tema “Contos clássicos na contemporaneidade”, convida os alunos a pensarem no diálogo entre as histórias clássicas e as questões que incomodam o ser humano nos dias atuais. Nesta edição, as inscrições estão abertas para todos os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, não sendo restritas, portanto, apenas àqueles que fazem parte do campus Apodi. Na verdade, deseja-se promover um diálogo com a comunidade acadêmica em geral sobre essas histórias que estão no imaginário coletivo de todos os povos e que trazem respostas aos medos, angústias, obstáculos que enfrentamos ao longo da existência.

2. Das inscrições

A inscrição será feita online, em que o candidato deve enviar dois arquivos em WORD: o primeiro, com pseudônimo, nome completo, campus do IFRN em que estuda, turma e telefone; o segundo, com título, pseudônimo e texto. Ambos devem ser enviados para o e-mail linguagens.ap@ifrn.edu.br. Na aba assunto, o candidato deve inserir “Concurso de Contos”. O texto deve ser de autoria individual e não deve apresentar, de nenhuma forma, qualquer marca identificadora do candidato. Cada candidato só poderá participar com um conto. O não atendimento a essas prerrogativas implicará a desclassificação do candidato. A avaliação será realizada por uma banca constituída por profissionais da área de Literatura, externos ao IFRN.

O texto deve ser de autoria individual e não deve apresentar, de nenhuma forma, qualquer marca identificadora do candidato. O não atendimento a essas prerrogativas implicará a desclassificação do candidato. A avaliação será realizada por uma banca constituída por três professores de Língua Portuguesa e Literatura, externos ao IFRN.

3. Dos critérios de classificação

I – Adequação ao gênero (25 pontos): a proposta orienta a escrita de um conto, portanto a observância aos elementos estruturadores desse gênero discursivo é essencial para a participação no concurso. Fica a critério do candidato escrever um conto tradicional ou um miniconto.

II – Adequação à temática (25 pontos): o candidato deve elaborar um conto que apresente os elementos próprios às narrativas maravilhosas, dentro do contexto contemporâneo, abordando, por exemplo, questões relativas à construção da identidade, ao meio ambiente, entre outras. Fica a critério do candidato partir de um conto já conhecido ou criar uma história completamente nova.

III – Adequação à norma padrão (10 pontos): o texto deverá ser escrito obedecendo à modalidade padrão da língua portuguesa (ortografia, pontuação, adequação sintática, além de coesão e coerência, elementos essenciais à aceitação do texto).

IV – Originalidade (20 pontos): o conto deverá ser uma produção autêntica, individual, não sendo cópia de outrem.

V – Criatividade (20 pontos): será considerada na avaliação a capacidade do candidato em trazer elementos da contemporaneidade como forma de discutir as problemáticas que aparecem subjacentes aos contos clássicos, tais como fome, miséria, abandono, inveja, preconceito, entre outras que fazem parte do gênero humano, de forma criativa.

4. Da formatação do texto

Os contos deverão conter, no máximo, 4 páginas e ser escritos em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com margens de 2,5cm, em formato retrato, tamanho A4, margens justificadas. O título deve ficar centralizado, em negrito, e o pseudônimo do candidato alinhado à direita, abaixo do título. Entre o pseudônimo e o texto, deve-se deixar um espaço em branco. Fica a critério do candidato escrever minicontos ou contos, desde que atenda aos critérios presentes na seção 3 deste regulamento.

5. Do cronograma do concurso
  • Período de inscrições: até 20 de janeiro de 2017.
  • Período de avaliação: 21 de janeiro a 21 de fevereiro de 2017
  • Divulgação do resultado do concurso: 22 de fevereiro de 2017
  • Premiação do concurso: 10 de março de 2017

Para maior fundamentação teórica acerca do conceito de conto maravilhoso, visitar o site da III Semana de Linguagens e o Blog Cult, que traz informações sobre os eventos.

Casos omissos neste regulamento serão avaliados pela Comissão Organizadora da III Semana de Linguagens do Campus Apodi.