O concurso tem por objetivo estimular a aproximação discente com os elementos musicais e criar um ambiente propício ao senso crítico através da abordagem prática musical.

 

Das inscrições

Os candidatos podem se inscrever em duas categorias — vocal e instrumental — e as inscrições são limitadas. Caso o número de inscritos exceda o limite de tempo estipulado para a programação do evento, as inscrições serão validadas obedecendo a ordem em que foram realizadas.

As inscrições podem ser realizadas pelo formulário on-line até 20/02/2017.

*** Participação restrita à comunidade discente do IFRN ***

 

Da escolha do repertório

A proposta de interpretação das músicas pode transitar entre os diversos mundos musicais. Diante dessa perspectiva, o candidato tem a possibilidade de escolher composições do ambiente erudito e/ou popular. Os interpretes podem fazer uso de elementos eruditos e populares em uma mesma composição, deixando transparecer uma nova identidade musical.

 

Dos critérios de avaliação

Os jurados serão escolhidos a partir do seu envolvimento acadêmico e prático. Ou seja, a banca será composta por professores graduados em música e músicos populares que avaliarão os candidatos nos seguintes itens:

  • Afinação: Cantar e/ou tocar em consonância com as normas da tonalidade da música escolhida. A afinação segue as características estéticas da obra escolhida pelo interprete e/ou instrumentista.
  • Domínio de Palco: Saber transitar pelos espaços, interagindo com a audiência e o grupo musical, proporcionando um ambiente expressivo em gestos e movimentos.
  • Interpretação: Interpretar a música de forma criativa e inovadora, deixando transparecer uma nova estética musical, distanciando-se da composição original.
  • Personalidade Artística: Conduzir a música por meio de uma construção inovadora, criando uma atmosfera inerente ao cantor/instrumentista. Lidar com os elementos bases da música, contudo de forma a exaltar uma nova criação espontânea.

A pontuação dos itens acima deve variar entre 0 a 10.

 

Das regras gerais
  1. Os candidatos serão responsáveis pelo material sonoro de acompanhamento, podendo fazer uso de Play-back, CDs de base ou grupo instrumental que acompanhe as interpretações propostas;
  2. É de responsabilidade do candidato organizar o material que o acompanhará durante a apresentação;
  3. Cada candidato terá até 10 minutos para a montagem do palco;
  4. O som do evento será equalizado de maneira a oportunizar um ambiente sonoro estável a todas as apresentações;
  5. Possíveis problemas relacionados com o material sonoro de acompanhamento será de responsabilidade do candidato.

 

Premiações

O concurso terá três categorias vencedoras: 1º colocado vocal, 1º colocado instrumental e artista revelação os quais terão direito a premiação. Os 2º e 3º colocados da categoria vocal/instrumental terão direito ao certificado de participação do evento.