II SiTADS DO AGRESTE POTIGUAR

calendar icon

DATA
17 e 18 de JANEIRO 2023

map pin icon

LOCAL
CAMPUS IFRN NOVA CRUZ

map pin icon

@sitads.nc

SOBRE O EVENTO

O II Simpósio de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (II SiTADS) do IFRN Campus Nova Cruz, tem por objetivo fomentar a tecnologia da informação (T.I.) na região, apresentar e discutir o surgimento das novas tecnologias em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, contando com a apresentação de palestras, mesas redondas, desafio de programação de computadores (Hackathon), entre outros assuntos relevantes para a atuação em TI. O evento terá como tema, “Inovação e Oportunidades em T.I.”. E acontecerá nos dias 17 e 18 de janeiro de 2023, nas dependências do Campus IFRN Nova Cruz/RN.

I Concurso de TCCs em TI do IFRN – Campus Nova Cruz: O Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso em Tecnologia da Informação dentro do evento II SITADS premiará os trabalhos desenvolvidos em cursos superiores relacionados a Tecnologia da Informação. Os trabalhos deverão ser orientados por pelo menos um(a) professor(a), atuante no curso em que o(a) aluno(a) está cursando ou já conclui.

II Mostra de extensão em TI do IFRN - Campus Nova Cruz: Têm como objetivo fortalecer e divulgar as ações de Extensão desenvolvidas na área de TI, a medida em que partilha a reflexão das experiências desenvolvidas no campus Nova Cruz. É um espaço de apresentação dos projetos e programas desenvolvidos, podendo fortalecer ou traçar novos projetos de extensão a serem implementadas pelos docentes e discentes da área tecnológica do IFRN campus Nova Cruz.

II Mostra de pesquisa e inovação em TI do IFRN - Campus Nova Cruz: Têm como objetivo fortalecer e divulgar as ações de Pesquisa desenvolvidas na área de TI, a medida em que partilha a reflexão das experiências desenvolvidas no campus Nova Cruz. É um espaço de apresentação dos projetos e programas desenvolvidos, podendo fortalecer ou traçar novos projetos de pesquisa a serem implementadas pelos docentes e discentes da área tecnológica do IFRN campus Nova Cruz.

As inscrições estão abertas! Faça a sua inscrição aqui.

A submissão de trabalhos foi estendida até o dia 28/12.

DATAS IMPORTANTES E MODELOS OFICIAIS

PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS:
de 19/12 até 28/12 de 2022

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:
até 26/12 até 30/12 2022

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:
até 09/01 de 2023

REALIZAÇÃO - II SITADS:
17/01 a 18/01 de 2023

Todos os arquivos enviados e apresentações deverão seguir os modelos disponibilizados abaixo. Os envios que não seguirem os modelos oficiais serão desconsiderados.

Trabalhos:
Normas para submissão de trabalhos
Modelo de artigo
Modelo de banner

PROGRAMAÇÃO

13h00min - 14h00min - Credenciamento
14h00min - 14h30min - Abertura do evento
14h30min - 14h50min - Abertura do hackathon
14h50min - 16h00min - Palestra 1 - Desbravando o Ecossistema 5G: Desafios e Oportunidades em Pesquisa e Inovação
16h00min - 18h00min - Apresentação de trabalhos
18h00min - 19h00min - Intervalo do jantar
19h00min - 20h00min - Mesa redonda 1 - Acontecendo no agreste potiguar - inovação e oportunidades em tecnologia da informação
20h00min - 20h30min - Consultoria para o Hackathon
09h00min - 11h00min - Apresentação de trabalhos
11h00min - 13h00min - Intervalo de almoço
13h00min - 14h30min - Mesa redonda 2 - Oportunidades em TI com empresas do exterior.
14h50min - 16h20min - Palestra 2 - Oportunidades de negócios com Internet das Coisas e Inteligência Artificial
16h30min - 18h00min - Encerramento do Hackathon / Premiação / Encerramento
Noite - Avaliação do evento

CONVIDADOS

Felipe Dantas

Felipe S. Dantas S.

Professor da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF) do IFRN Campus Natal-Central, onde coordena o Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Avançadas de Redes de Computadores (LaTARC Research Lab). Seus principais interesses de pesquisa envolvem as seguintes áreas/temas: Future Internet, 5G/B5G, Software-Defined Networking (SDN), Mobility Management, Cloud/Fog Computing, Network/Cloud Slicing, Quality of Service (QoS), Quality of Experience (QoE), Machine Learning and Security. Tem atuado como membro do Technical Program Committee (TPC) e Revisor de várias conferências e periódicos nas áreas de Softwarized Infrastructures, Mobiliy Management, Distributed Systems and Networking. É doutorando em Ciência da Computação no DIMAp/UFRN e tem desenvolvido sua pesquisa no contexto do controle de mobilidade em cenários de aplicações de missão crítica para infraestruturas 5G. Realizou parte de sua pesquisa de doutorado na Saint Louis University (Missouri/EUA, 2020) e na Sorbonne Université (Paris/França, 2022). Nos últimos anos colaborou em projetos internacionais financiados pela União Europeia, e com foco em Future Internet e 5G. Desde 2021 tem atuado como pesquisador e desenvolvedor em projetos demandados pela indústria no âmbito de novas soluções para o ecossistema 5G.
  • Palestra 1 - Desbravando o Ecossistema 5G: Desafios e Oportunidades em Pesquisa e Inovação
Aluísio Igor

Flavius da Luz Gorgônio

Possui graduação em Ciência da Computação (1995) e mestrado em Informática (1999) pela Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, PB. Obteve seu doutorado em Engenharia Elétrica e Computação (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó, Caicó, RN, vinculado ao Departamento de Computação e Tecnologia, onde coordena o Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada aos Negócios (labican.org). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, Inteligência Artificial, Inteligência Computacional e Mineração de Dados.
  • Palestra 2 - Oportunidades de negócios com Internet das Coisas e Inteligência Artificial
Giliard

Giliard Faustino da Silva

Especialização em Business Intelligence, Big Data e Inteligência Competitiva (Descomplica Faculdade Digital, em andamento), Mestre em Ciência, Tecnologia e Inovação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, 2018), Especialista em Docência no Ensino Superior (Universidade Potiguar - UnP, 2015), Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica, com habilitação em Computação (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN/Parnamirim, 2018), e Bacharel em Ciência da Computação (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, 2013). Atualmente é Analista de Negócios na SYSDELTA.
  • Mesa redonda 1 - Acontecendo no agreste potiguar - inovação e oportunidades em tecnologia da informação
Ana Alice

Ana Alice F. M.

Software Engineer, focada em desenvolvimento Web e em JavaScript. Atualmente trabalho na Laika, Startup de NY e na Toptal.
  • Mesa redonda 2 - Oportunidades em TI em empresas do exterior.
Carlos Eduardo

Carlos Eduardo A. S.

Técnico em Informática pelo IFRN e Bacharel em Tecnologia da Informação pela UFRN. Trabalho atualmente como Support Engineer para a Laika.
  • Mesa redonda 2 - Oportunidades em TI em empresas do exterior.

APOIADORES

Geek Plus Cacau Show