Festival de Artes


O MAQUINÁRIO


Em um tempo não muito distante, numa cidade que não se ousa pronunciar o nome, a escassez de recursos, desvio de verbas e descaso com a população motivam uma grande divisão: aqueles que se dizem perfeitos fundam a Grande Casa. Lá, a desigualdade não existe! Ruas brilhantemente limpas, mentes também. Fora dela, um lugar tão ordinário que nem merece descrição, a Canelura. Seus habitantes eram seres inapropriados para a Grande Casa: sujos, pobres, feios e principalmente... Defeituosos! Mesmo em meio à desgraça, uma voz vem se contrapor ao medo: Diana. Uma jovem inventora que tenta sarar as tantas feridas daquele lugar. Mas para o desconforto da moça e para a inédita felicidade dos imperfeitos, uma notícia vem como uma cura mecânica àquele lugar: a Grande Casa desenvolveu "O Maquinário", uma máquina que promete eliminar toda e qualquer imperfeição. Seria ela capaz de "curar" os habitantes de Canelura e fazê-los ascender à Grande Casa?

Programação Completa

Peças Teatrais


Fando e Lis

O enrredo é marcado pela relação abusiva entre Lis, uma mulher paralítica, e seu companheiro Fando, que a conduz a caminho de Tar em um carrinho. Fando se aproveita da condição depedente de Lis e comete abusos físicos e morais. Diante de um histórico de violência e afetividade, o casal encontra na estrada Os Três Homens do Guarda Chuva, que também estão vivendo no ciclo vicioso de um relacionamento abusivo, e que acrescentam um toque de humor sádico na história.
Escrita por Fernando Arrabal, Fando e Lis é um conto que engloba todo masoquismo e incoerência do surrealimso, com a presença de personagens fortes que buscam um paraíso inalcançável, onde só conseguirão se quebrarem as correntes que os ligam.
DIREÇÃO: ÉSIA JALES
Texto adaptado de Fernando Arrabal


O casamento suspeitoso

Em “O Casamento Suspeitoso” de Ariano Suassuna, Lúcia Renata para a cidade de Taperoá pela sua união com Geraldo. Com uma categorizada comédia nordestina, a comicidade da história se encarregada do humor. Personagens se passam por outros, tramoias são planejadas e descobertas, cenas absurdas e alvoroços engraçados recheiam essa trama. O que será desse amor de Lúcia com a astúcia de Cancão e Manoel Gaspar? Ninguém imaginaria que um casamento fosse dar em tanta confusão.
DIREÇÃO: Maria Vitória
Texto adaptado de Ariano Suassuna.


A Mulher Sem Pecado

Em "A Mulher Sem Pecado", Olegário está em seu segundo casamento e nele demonstra todo o seu ciúme e obsessão por sua esposa, Lídia, que vive à sombra do marido em um relacionamento típico do contexto do século XX. Sendo representada décadas após sua elaboração, não poderiam ser deixados para trás tais acontecimentos desta tão querida obra do aclamado dramaturgo Nelson Rodrigues, não acha?
Uma obra de Nelson Rodrigues, adaptada do segundo ano de informática.


O Noviço

Uma comédia dramática que retrata a vida de uma mulher após a morte de seu primeiro marido, quando ela conhece Ambrósio, um homem que muda drasticamente sua vida e sua relação com a família.


Musical "O rei Leão"

Nas Terras do Reino, na África, um leão comanda os animais como seu rei. O nascimento de Simba, filho do Rei Mufasa e da Rainha Sarabi, põe em cheque o futuro trono de Scar, pois o Reino possuía agora, um novo herdeiro. Isso despertou inveja e um ressentimento profundo em Scar, que ao lado das maquiavélicas hienas, trama uma sequência de artimanhas para emboscar e assassinar Mufasa e roubar o trono de Simba, acusando-o pelo assassinato de seu pai e forçando-o a fugir e se exilar das Terras do Reino. Venha relembrar nessa obra animal que envolve amor, família, natureza e redenção, as aventuras vividas por Simba, ao lado Timão e Pumba, seguindo a filosofia “Hakuna Matata” (sem preocupações), as emoções de seu reencontro com Nala, uma amiga de infância, antigo amor platônico, que se desenvolve e se converte em afeto, e o drama da obrigação de derrotar Scar, que por sede de poder e exorbitante soberba, usurpa o trono que lhe é devido.


Musical "Diário de um Viajante"

"Uma jovem garota bastante apaixonada está atrás de realizar o sonho de sua vida. Realizar onde? No sertão com certeza não dá. Qual é o nome dela? Só ela sabe. Mas, todos a chamam carinhosamente de Moça Bonita, a garota mais bela do sertão. E seu sonho? Ganhar sua vida, é claro.
Para isso ela vai para São Paulo e adentra numa longa jornada.
Tudo que acontecia e todos que ela conhecia eram registrado em seu diário. Amizades, tristezas, alegrias... Paixões? Quem sabe?
O importante é que ela não viaja sozinha. Um sambista e uma cantora a acompanham. Por quê? Ora, por quê! Para ganharem suas vidas! A cidade grande os aguarda. Eles aguardam a cidade grande. Mas, afinal, o que realmente os aguarda?


Aurora Através do Arrebol

Assim como a Alice, de Lewis Carroll, a nossa Aurora sai de um cotidiano desbotado para conhecer um mundo mágico, repleto de curiosidades. Seguindo um estranho cachorro, nossa jovem se perde e, sem saber como chegou ou como voltar, chega ao Arrebol. Passando por todas as cores desse inusitado país, Aurora vai se encantando por cada história e criatura que conhece, mas tanta beleza está na mira da temida Cangaceira Vermelha, uma mulher feita de maldade, que tenta tomar, à força, o Arrebol. Aurora se vê diante de um impasse: como ajudar o mundo que conheceu e sair inteira para voltar para casa?
Em Aurora através do Arrebol, veremos loucura, surpresa, beleza e espanto. Um mundo feito de sentimentos tão diversos quanto as cores do céu poente.


A Megera Indomada

Bianca Álvares é bonita e tem muitos pretendentes, mas não pode se casar antes de sua irmã mais velha. O problema é que nenhum homem consegue chegar perto da irmã, Catarina Álvares. Para resolver a situação, um rapaz apaixonado por Bianca suborna um amigo que está passando por problemas financeiros para casar-se com Catarina e, quem sabe, fazê-la se apaixonar.