#FicaEspanhol

O símbolo do #FIcaEspanhol foi criado por uma bolsista do PIBID e se tornou na imagem do movimento no Brasil todo.

UM BREVE HISTÓRICO DO MOVIMENTO “FICA ESPANHOL”

Em setembro de 2016 quando o governo lançou a reforma do Ensino Médio, um grupo de professores de Espanhol e alunos de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professores do colégio de Aplicação (UFRGS) começaram a reunir-se e fazer aulas públicas para estudar e apoiar a permanência da obrigatoriedade do ensino de língua espanhola no ensino médio brasileiro, retirado com a MP 746, por acreditarmos que deve haver uma igualdade na oferta de língua estrangeira.

Conjuntamente, pensamos em ações para que a comunidade visse que o espanhol sairia da grade curricular. Nessa mesma época o PIBID Espanhol (UFRGS) estava ofertando um curso de atualização para professores. Nesses encontros debateu-se essa medida do governo e surgiu o movimento #ficaespanhol, em um primeiro momento pensou-se em uma página em uma rede social para atingir mais pessoa que não somente no RS. Essa página foi criada em 03 dezembro de 2016 e no início de 2017 já tínhamos mais de 8000 curtidas e pessoas seguindo a página. A ideia da página era que pessoas enviassem fotos com a #ficaespanhol ou vídeos falando da importância do espanhol na sua vida. Recebemos contribuições de vários países e cidades brasileiras.

Paralelo a isso, o grupo de professores da UFRGS e professores da rede pública fez panfletagem para informa à comunidade o que estava acontecendo. Também neste ano tentou-se contato com deputados federais para tentar comovê-los e estes barrarem a reforma do ensino médio na Câmara Federal. Não conseguimos acesso aos deputados a tempo de não passar pela câmara a proposta.  Foi elaborado um dossiê por professores da UFRGS e do Colégio de Aplicação com a participação de outras universidades federais e Institutos de Federal do Rio grande do Sul e enviado para vários senadores, porém apenas uma senadora se manifestou contra a retirada do espanhol, na época da votação no Senado.

Em 2017, houve o contato com uma deputada estadual para tentarmos uma lei estadual que objetivasse o ensino de espanhol como oferta obrigatória e matricula facultativa pelos alunos das escolas públicas do estado do rio grande do Sul.

Em 2018 foi sugerido uma Proposta de Emenda à constituição estadual (RS) por uma deputada do Rio Grande do sul.

Neste momento houve a união entre diversas instituições que encaminharam, junto à Dep. Juliana Brizola, a referida PEC. São elas: FURG, IFRS, IFSUL, UFFS, UFPel, UFRGS, UFSM, UNIPAMPA, UFRGS e CAP( UFRGS), professores estaduais e municipais do Estado do RS.

O movimento #ficaespanhol esteve presente em todos os momentos que a PEC foi tramitada e movimentada dentro da casa legislativa. Elaboramos campanhas para as redes sociais, conversamos com os deputados e nos fizemos presentes fisicamente em todas as votações que deveriam ocorrer e tratar o tema.

Através da página na rede social, o movimento foi se estendendo e colaborando com professores, associações e universidades que desejam saber que passos foram feitos para conseguir a proposta da PEC.

Hoje já temos # FICAESPANHOL em vários estados. Por exemplo; Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Goiás, Rio Grande do Norte, entre outros. Esperamos que logo mais, outros estados entrem nesta luta.

Visite a página do Movimento que divulga ações pelo espanhol no Brasil todo: https://www.facebook.com/ficaespanhol/

O símbolo do #FIcaEspanhol foi criado por uma bolsista do PIBID e se tornou na imagem do movimento no Brasil todo.

Mônica Mariño (Professora Doutora da UFRGS e membro do movimento Fica Espanhol)