VI Mostra Tecnológica

Apresentação

A Mostra Tecnológica do IFRN se configura como um evento expositivo que visa apresentar produtos, protótipos e processos inovadores desenvolvidos por estudantes, servidores e demais interessados na temática de inovação e empreendedorismo.

A Mostra permite, ainda, com que todos os presentes na SECITEX conheçam resultados provenientes de pesquisas científicas e/ou ações mercadológicas que incentivem a cultura investigativa e que podem culminar com ativos de propriedade intelectual, industrial e/ou registros de softwares e patentes.

Além disso, garante uma articulação, integração e desenvolvimento de parcerias entre a comunidade acadêmica, empresas e profissionais de ramos distintos, possibilitando troca de experiências entre a sociedade em geral e a tríplice hélice (governo, instituições de ciência e tecnologia e o mercado).

Objetivos e Metas

O objetivo da VI Mostra Tecnológica é oportunizar um espaço para exposição e apresentação de propostas (produtos, protótipos, processos ou serviços) de caráter tecnológico inovador, preferencialmente, com a possibilidade de manuseio, construção, montagem, experimentação ou exercício de atividade, elaborados por estudantes em geral, servidores do IFRN, parceiros e/ou patrocinadores do evento.

Específicos

a) estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica de forma acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores;
b) conduzir à sistematização e à institucionalização da pesquisa no ensino médio e profissional de nível técnico;
c) estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade através da pesquisa científica e tecnológica;
d) promover a integração entre os campi, entidades participantes e meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias; e
e) possibilitar aos expositores e professores a integração com colegas de outras localidades, ampliar suas relações e possibilitar o contato com outras culturas.

Metas

a) apresentar protótipos e equipamentos desenvolvidos pelos alunos dos diversos cursos do IFRN;
b) Apresentar produtos que foram desenvolvidos através dos equipamentos disponíveis nos laboratórios do IFRN por meio de disciplinas ou de projetos de pesquisa;
c) verificar potenciais de inovação e geração de patentes; e
d) aproximar os alunos do mercado (projeção de preço, parceria, etc).

Justificativa

A Mostra Tecnológica promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

Importante meio de divulgação, as mostras permitem um contato direto do público da feira com o que tem sido desenvolvido pelos campi. Oportuniza a verificação de demanda, bem como a possibilidade de marketing e possibilidade de parcerias. Conhecidas em várias áreas e executadas para públicos em formatos diversos, algumas destas permitem o credenciamento para outras em níveis superiores ou de maior impacto.

Local do Evento

a) Quadras poliesportivas 1 e 2 do campus Natal – Central
b) Mini-estandes com 2m² (2×1 metros), no total serão 38 trabalhos

Período de Realização do Evento e Horários

a) Período: 29 a 31 de outubro de 2018
b) Horário: das 8h às 18h

Programação da Mostra dentro da SECITEX

Turno 29/10 30/10 31/10
Manhã
(8h – 12h)
Organização dos estandes Apresentação e avaliação dos projetos Apresentação e avaliação dos projetos
Tarde
(14h – 18h)
Apresentação e avaliação dos projetos Premiação da VI Mostra Tecnológica

Infraestrutura Interna e Externa

a) Cada estande deverá conter 01 (uma) mesa e 02 (duas) cadeiras.
b) Total de 38 estandes, 38 mesas e 76 cadeiras.

Regras Gerais de Participação

Clique para fazer o download das Regras Gerais de Participação   

Modelo para os Trabalhos a serem Submetidos

LINK para download do modelo para os trabalhos a serem submetidos