III Semana de Linguagens http://eventos.ifrn.edu.br/slap Entre clássico e popular: uma releitura de conceitos polêmicos. Mon, 16 Mar 2020 04:02:52 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.3.2 O melhor da III Semana de Linguagens para mim… http://eventos.ifrn.edu.br/slap/o-melhor-da-iii-semana-de-linguagens-para-mim/ http://eventos.ifrn.edu.br/slap/o-melhor-da-iii-semana-de-linguagens-para-mim/#comments Thu, 16 Mar 2017 16:53:43 +0000 http://eventos.ifrn.edu.br/slap/?p=850

“O melhor da III Semana de Linguagens para mim são os nossos alunos e o reconhecimento de suas capacidades” – Ana Cristina

A melhor Semana de Linguagens encerrou-se nesta sexta (11/03) e é com o sentimento de dever cumprido que os alunos, professores e servidores podem afirmar que vivenciaram uma rica experiência de aprendizagem, na qual interessantes questões foram projetadas e discutidas. Os conceitos de clássico e popular foram revistos diante de várias formas durante o evento, desde a participação dos alunos em salas temáticas e apresentações até a presença de ilustres convidados que junto com todos compartilharam as suas ideias em palestras e oficinas.

“O melhor da III Semana de Linguagens para mim foi a grande variedade de atividades que o evento trouxe, que com o empenho de todos os alunos e professores, foi possível oferecer uma verdadeira reflexão acerca do Clássico e do Popular em nosso meio.” – Lucas Patricíus

As salas temáticas, apresentações artísticas, concursos e Grupo de Trabalhos foram atividades que fizeram da III Semana de Linguagens o que ela foi, juntamente com a equipe que proporcionou tais coisas. Isso em função do reconhecimento da área de linguagens para o currículo acadêmico, bem como da sua importância no meio social em que vivemos.

“O melhor da III Semana de Linguagens para mim foi a cooperação e apoio de todos que, juntos, tornaram o evento possível.” – Nícolas Patricíus

E você, caro leitor, que acompanhou toda essa jornada linguística por aqui, gostaríamos de agradecê-lo por tornar este ambiente o lugar ideal. Agora, complete a frase: “O melhor da III Semana de Linguagens para mim…”, e diga-nos o que mais gostou durante a semana.

E por fim, nos veremos novamente na IV Semana de Linguagens, ansiosos?

]]>
http://eventos.ifrn.edu.br/slap/o-melhor-da-iii-semana-de-linguagens-para-mim/feed/ 12
Um encerramento, afinal… http://eventos.ifrn.edu.br/slap/um-encerramento-afinal/ Sat, 11 Mar 2017 13:01:40 +0000 http://eventos.ifrn.edu.br/slap/?p=840 É com imensa satisfação que devo dizer já com um sentimento de saudade que estamos encerrando a III Semana de Linguagens. Neste momento, gostaria de compartilhar com aqueles que são os principais atores desse processo e para quem ele se destina, os nossos alunos, os frutos de um projeto que começou anos atrás e acabou formalizando-se no NULIC.  O NULIC (Núcleo de Linguagens e Códigos) é um grupo de pesquisa recente, mas que tem conquistado seu espaço no IFRN, campus Apodi, composto de 13 pesquisadores e 15 discentes orientandos das pesquisas e atividades desenvolvidas pelo grupo. Atividades que vão desde o I concurso de soletração do campus Apodi, a participação em oficinas, a apresentação de trabalhos em eventos como a SECITEX, até a III Semana de Linguagens.

Nesta edição do evento, buscamos abrir a possibilidade de incentivar a iniciação científica com nossos alunos que puderam desenvolver suas propostas de pesquisa dentro do universo das ciências humanas e, até mesmo, de forma interdisciplinar, construindo saberes e interligando conhecimentos. Além disso, nesses dias de GT’s, foi possível dialogar com estudantes de outros campi do instituto, como o campus Macau, Lajes e mesmo de outras instituições, a exemplo da UERN, que puderam contribuir bastante com as 65 propostas de trabalho recebidas e as 49 aceitas em um evento que não pretende ser um reduto fechado e, sim, um espaço cada vez mais amplo em que a ideia de linguagens realmente tem sua razão de ser. Por isso, todos os concursos realizados na Semana, logo, contos, música, dança, torneio de jogos digitais, foram além dos muros deste campus para que a ideia de dialogar com o outro seja algo vivencial, não só com os demais discentes desta instituição, mas também com os demais visitantes, amigos e familiares de nossos alunos que a cada Semana relatam a alegria e aprendizagem que constroem ao fazerem parte das atividades que seus irmãos, primos, filhos desenvolvem para este evento.

 

Nesses dias, entre as discussões de clássico e popular, desfrutamos de muita música, apresentações de danças, palestras diversificadas, oficinas instigantes, indo da dança flamenca ao teatro popular, apresentações teatrais, júris, intervenções artísticas, apresentações de curtas, sem falar nas salas temáticas que nos fizeram viajar do Olimpo aos contos de fada, emocionando-nos com o Pequeno Príncipe, reconhecendo os monstros que vivem em mim, vivenciando o retorno à infância até nas memórias de um videogame que nos transporta no tempo e não podemos esquecer da Frida em uma semana que homenageamos as mulheres e refletimos ainda mais sobre a necessidade de que tenhamos nossos direitos respeitados. Foi uma semana de muitas cores, épocas e emoções compartilhadas, por todos os espaços deste campus que nesses dias tornou-se, sobretudo, uma grande casa.

 

Enfim, minha fala não poderia se encerrar sem que eu possa agradecer. Agradecer aos alunos, partícipes desse processo, aos colegas do NULIC, com os quais tenho aprendido a vencer as barreiras e as dificuldades que nos são postas, aos técnicos parceiros do fazer docente, pois também isso é educar, aos terceirizados que nos auxiliam, incansavelmente nesse processo e nos procuram para saber quando haverá de novo, pois se sentem parte dele, à gestão, na figura do Diretor Geral, Professor Francisco Damião Freire e do Diretor acadêmico, Cleone Silva de Lima, que tem nos apoiado e fortalecido um trabalho que é de todos. Em suma, agradeço a cada um de modo geral que sabe que a tarefa docente vai além da sala de aula, da prova, do seminário, mas está também nesses momentos de ensaios, escritas, críticas e diálogos. Resumo tudo isso em uma epígrafe de um autor que tem me acompanhado pela vida, José Eduardo Agualusa, que assim define o ato de sonhar “exercício que consiste em imaginar o impossível, para depois o realizar”, pois é, sonhamos aqui, mas, mais importante que isso, corremos atrás para realizar.

 

Obrigada

]]>
Transmissão Ao Vivo – III Semana de Linguagens http://eventos.ifrn.edu.br/slap/transmissao-ao-vivo-iii-semana-de-linguagens/ Fri, 10 Mar 2017 11:58:12 +0000 http://eventos.ifrn.edu.br/slap/?p=837

]]>
Literatura e cinema no Dia Internacional da Mulher http://eventos.ifrn.edu.br/slap/literatura-e-cinema-no-dia-internacional-da-mulher/ Fri, 10 Mar 2017 11:00:00 +0000 http://eventos.ifrn.edu.br/slap/?p=815 A linguagem pode se apresentar de várias maneiras diferentes e, durante esta quarta-feira, foi a vez do cinema adentrar no debate de clássico e popular, com discussões ligadas aos filmes das telonas, apresentações artísticas, música e poesia, tudo numa sequência de estudo e entretenimento no auditório do IFRN Campus Apodi.

Para uma contextualização e aprofundamento maior na temática do cinema em conjunto com a literatura, o Prof. Me. Emilio Soares Ribeiro e a Profa. Ma. Luiza Helena Praxedes Fernandes, com mediação do Prof. Me. Netanias Castro, promoveram uma mesa redonda com o tema “Uma reflexão sobre o contexto cinematográfico: releituras e aproximações”, na qual discorreram sobre adaptações/traduções feitas no cinema com base literária, aspectos relevantes na relação entre as obras e um paralelo com o conceito de clássico. Pontos mais específicos ainda foram citados, como a representação dos contos infantis no cinema, e em especial a figura da princesa, sua construção e desconstrução ao longo do tempo em vista da sociedade.

As características do cinema problematizadas durante a mesa redonda puderam ser relembradas durante a apresentação artística “Os clássicos de Hollywo… Error 404”, que fez menção a grandes nomes do cinema clássico num espetáculo que mesclou ação, emoção, música e muita nostalgia. A apresentação foi realizada pelos alunos do primeiro ano do curso técnico de biocombustíveis com a coordenação da professora Ana Cristina Pinto.

Ainda com as interpretações teatrais em vista, a turma do oitavo ano do Colégio Nossa Senhora da Conceição apresentou a peça “Dom Quixote em terras nordestinas”, criando um novo cenário ao famoso personagem de maneira criativa e instigante.

Para finalizar a quarta-feira da III Semana de Linguagens, a professora Kalliane Amorim fez uma homenagem às mulheres neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, recitando a poesia de sua autoria “A moça e o lenço” e também cantando “Maria, Maria” num conjunto que se mostrou grandemente proveitoso e rico para todos.

A III Semana de Linguagens está com tudo e segue até o dia 10/03, não perca!

]]>
I Torneio de Jogos Digitais – Modalidade Counter Strike http://eventos.ifrn.edu.br/slap/i-torneio-de-jogos-digitais-modalidade-counter-strike/ Fri, 10 Mar 2017 10:59:25 +0000 http://eventos.ifrn.edu.br/slap/?p=830 As atividades da III Semana de Linguagens são muito diversas, e dentro do leque de opções disponíveis para o público, foi realizado o I Torneio de Jogos Digitais do Campus Apodi, com o objetivo de promover a integração entre alunos, professores e comunidade, abrindo espaço para o tema do evento: “Clássico e o Popular: Uma releitura de conceitos polêmicos”, diretamente ligado ao mundo do jogos digitais. Os torneios foram divididos em quatro modalidades: Futebol – PES (Individual), Counter Strike (Equipe) e Just Dance (Individual e em equipe).

O Torneio de Counter Strike foi um dos mais grandiosos e contou com a presença de estudantes de dentro e de fora do Instituto e de diversas cidades. O Torneio aconteceu no primeiro dia do evento (06/03) e contou com a participação de 8 equipes de 5 integrantes. A primeira fase foi no formato “mata-mata”, ou seja, o combate entre equipes definia o classificado para a fase seguinte. Os jogadores puderam ter contato com três mapas clássicos do jogo: De_dust, De_dust2 e o Fy_poolday.

Após todos os confrontos das fases anteriores, foi estabelecido o duelo final em que duas equipes saíram finalistas: Equipe de Alex (EAD) e Equipe de João Marcos. Considerado um embate digno de uma final pelos jogadores, que classificaram o último confronto como bastante acirrado, a Equipe de Alex (EAD) saiu vitoriosa e garantiu o título de vencedora do I Torneio de Jogos Digitais na modalidade Counter Strike.

]]>
No ritmo da dança http://eventos.ifrn.edu.br/slap/no-ritmo-da-danca/ Thu, 09 Mar 2017 13:56:56 +0000 http://eventos.ifrn.edu.br/slap/?p=809 Ontem (08/03) pela manhã, a Semana de Linguagens levou para os presentes a diversificação dos ritmos de dança popular e clássica, mostrando a riquíssima variedade dessa arte presente no Brasil. Por meio de uma palestra, a professora Ana Paula Gomes de Oliveira contagiou a todos com seu carisma, contando histórias dos mais diversos ritmos.

Também pela manhã no auditório, ocorreu uma apresentação artística de dança do grupo “Mais Educação” da comunidade Quilombola da picada. A performance teve parceria com o Núcleo de Artes do IFRN campus Ipanguaçu, coordenada pela professora Jussara Gomes e Juliana Moreira.

Logo em seguida, ocorreu o concurso de dança “Um diálogo entre clássicos e popular” na qual só houve a participação do mesmo grupo já citado anteriormente. Na banca de jurados, a participação dos profissionais na área: Dorgival Bezerra, Francisco Malison, Francisca Maria e Ana Paula.

O grupo de dança trouxe uma emocionante performance “Capoeira Sofrimento do Negro”. A grande apresentação levou elogios da banca e altos aplausos da platéia. O grupo de dança não levou todos os prêmios devido a adversidades, porém todos do grupo foram premiados com medalhas e levaram o troféu. A comissão da Semana de Linguagens agradece a presença dos membros presentes, e ao núcleo de linguagens do campus de Ipanguaçu.

]]>
Daqui a pouco no auditório do IFRN Campus Apodi http://eventos.ifrn.edu.br/slap/daqui-a-pouco-no-auditorio-do-ifrn-campus-apodi/ Thu, 09 Mar 2017 12:28:22 +0000 http://eventos.ifrn.edu.br/slap/?p=825 O famoso cordelista nordestino Antonio Francisco estará hoje (09/03) num recital de poesia popular que ocorrerá no auditório do IFRN logo mais, às 09h:50; ele se apresentará mostrando sua obra de cordel  num momento especial de cultura e musicalidade.

Daqui a pouco, no IFRN Campus Apodi, não perca!

]]>
Salas temáticas e exposições http://eventos.ifrn.edu.br/slap/salas-tematicas-e-exposicoes/ Thu, 09 Mar 2017 12:24:14 +0000 http://eventos.ifrn.edu.br/slap/?p=819 Buscando construir um diálogo com o tema central da III Semana de Linguagens, diversas turmas idealizaram suas salas temáticas baseadas em temas que transpassam o sentido do clássico e do popular, salientando de forma notória, diversas questões relativas às temáticas propostas. Ao todo a semana conta com a exposição de 7 salas, que, fazendo uso de linguagem simples e de expressões artísticas emocionantes, despertam o interesse daqueles que têm a oportunidade de visitá-las e promovem a reflexão acerca de alguns aspectos presentes mas que permanecem muitas vezes adormecidos na nossa sociedade.

A sala temática “El libro secreto de Frida Kahlo”, optou por utilizar a figura de Frida Kahlo, conhecida e importante pintora mexicana como tema, salientando a incrível história dessa mulher enquanto artista e ícone feminino.P ara o visitante e ex-aluno do Instituto, Humberto Cabral: -“A apresentação dos fatos da vida de Frida foi perfeita. Deu pra realmente entender a mensagem a ser transmitida.” O mesmo ainda alerta: – “O tema é recorrente e de importância social e acadêmica. Quem ainda não veio visitar o evento, não pode perder essa oportunidade de adentrar ao universo dos clássicos e populares.”

 O “Museu do Videogame”, idealizado por alunos do curso técnico de informática, aplicou a noção de clássico e popular na história da evolução dos consoles e das franquias de jogos de videogame, de forma a enfatizar todos os acontecimentos que levaram às empresas que regem a fabricação destes em modificar sua produção. Do Telejogo ao Nintendo Wii, a história do videogame foi assistida por toda uma geração, como explanado na sala.

Nesse sentido de análise e reflexão, a sala temática “Do imaginário ao real: uma releitura dos contos de fadas” apresentou versões alternativas, ditas originais, de contos de fadas bastante conhecidos, adentrando o universo do que se diz clássico expondo a verdadeira face dessas obras.

Abordando o contexto do livro “O Pequeno Príncipe”, a sala “Cativa-me V não te conhecerás” faz uma releitura desse clássico, promovendo a reflexão do indivíduo enquanto ser adulto, que, com um tom nostálgico, perpetra uma volta à infância, de modo que, todos aqueles que a visitam, não deixam de se emocionar pelo desejo de voltar a ser criança. A visitante Vitória Morais descreve que gostou muito da sala pelo fato da mesma promover uma reflexão sobre o não deixar de ser criança. A mesma relata que a III Semana está ótima e que gostou em especial da sala “Cativa-me V não te conhecerás”, especialmente do final da apresentação: – “A última parte foi bem profunda, pois é importante ter a alegria que a criança tem em observar a vida que um adulto não consegue mais ter.”

A sala “Tragédia (re) corrente” faz um paralelo entre a tragédia grega e a tragédia contemporânea que ocorre nos mais variados âmbitos sociais atuais, na qual exclui e maltrata minorias (de etnia, orientação sexual, de gênero) que são vistas com aversão e são vítimas de agressões físicas e psicológicas, ocasionadas pelo preconceito e a má informação. A aluna do instituto, Amena Cavalcante, visitou a sala e gostou da maneira como a turma abordou a temática proposta; para ela: “A sala mostrou a realidade nua e crua, sem nenhuma máscara. A ideia de trazer a tragédia grega para os dias atuais foi uma forma bem legal de relacionar a história de prometeu com os preconceitos. Vale à pena conferir!”

Com a proposta de apresentar os clássicos mitológicos, a sala “Mitos Gregos” apresenta a história de diversos deuses em uma sequência linear, que inicia contando o mito de Gaia, remontando o início da Terra e logo em seguida apresenta os mitos que cercam a vida dos deuses Zeus, Afrodite, Atena, Hades entre outros da literatura e cultura grega.

Utilizando-se da obra clássica “O médico e o Monstro”, a sala “Os monstros que vivem em mim” apresenta os medos que se iniciam na infância e perduram até a vida adulta, expondo as concepções do bem e mal na modernidade a partir da mudança dos vilões dos contos infantis ao longo dos anos. Destinada ao público infantil, ao final da apresentação, os visitantes podem desenhar seus medos, para que estes virem apenas uma obra de arte exposta durante a semana.

]]>
Classificados do Torneio de Jogos – Just Dance http://eventos.ifrn.edu.br/slap/classificados-do-torneio-de-jogos-just-dance/ Wed, 08 Mar 2017 15:43:48 +0000 http://eventos.ifrn.edu.br/slap/?p=803

Alguns dos Competidores e a Membros da Comissão de Organização

Ontem aconteceu a primeira rodada do Torneio de Just Dance. Os competidores dançaram duas músicas cada, somadas as pontuações obtidas chegamos ao seguinte ranking:

  1. Clauber Rogério – 25.060
  2. Weslley Alves – 24.392
  3. Alana Cristina – 23.142
  4. Tamna Benevides – 21.160
  5. Marílya Fernanda – 20.776
  6. Daniel Vyctor – 20.607
  7. Luma Braga – 20.121
  8. Marcos Vinícius – 20.109
  9. Luziane – 19.986
  10. Isaac Dias– 19.960
  11. Lucas Morais – 19.942
  12. Edilson Marinho – 19.925
  13. Pedro Nogueira – 19.883
  14. Evandro Praxedes – 19.276
  15. Lucas Gabriel – 17.301
  16. Gustavo Gomes – 16.810

Os dez competidores que tiveram as melhores pontuações, estão classificados para a próxima etapa que acontece amanhã, a partir das 9h no espaço de convivência. Na próxima etapa, serão duas rodadas. A primeira delas classificará 6 dos 10, e na rodada seguinte, serão definidos os 2 finalistas do I Torneio de Jogos Digitais (Just Dance) no IFRN Campus Apodi, que ocorrerá do auditório às 10 horas da manhã.

]]>
Atividades do auditório/concurso de música http://eventos.ifrn.edu.br/slap/atividades-do-auditorioconcurso-de-musica/ Wed, 08 Mar 2017 11:58:43 +0000 http://eventos.ifrn.edu.br/slap/?p=772

Professor Ciro Leandro

Dando início ao primeiro dia de atividades da III Semana de Linguagens, aconteceu, pela manhã, uma palestra acerca do tema “Tradição na cultura e na literatura popular”, lecionada pelo professor Ciro Leandro Costa da Fonsêca (PPGL/UERN). Neste primeiro momento, o professor abordou as construções e as constantes mudanças de aspectos sociais que dão origem a costumes, estes que, segundo ele, materializam-se em tradições típicas de diversos grupos, de modo a refletir, neste viés, o contraste entre clássico e popular, o tema da III Semana de Linguagens. A identidade cultural foi discutida, nesse contexto, pelo professor, como fator de idealização da cultura e da produção artística literária da nossa região.

Apresentação do Grupo Experimental de Educação Musical

A seguir, como previsto na programação, ocorreram apresentações musicais e concursos de música. As apresentações foram realizadas pelo Grupo Experimental de Educação Musical, orientado pelo Maestro apodiense Janilson de Carvalho, e pelo Coral do IFRN Campus Apodi, este último com o tema de apresentação “Popularesco somos nós”. Ambas as apresentações reforçaram o papel da música popular, ironicamente, apresentando, entre os gêneros como Rock, Funk e MPB, clássicos musicais brasileiros muito conhecidos.
Finalmente, encerrando as atividades do turno matutino do primeiro dia do evento, ocorreu a primeira etapa do concurso de música do Campus, na categoria vocal e instrumental. Ao todo, quatro alunos soltaram a voz para concorrer.

Roda de conversa

Sendo retomadas as atividades da III Semana de Linguagens, no turno da tarde, primeiramente, aconteceu uma roda de conversa no auditório com o tema “O clássico e o popular no cenário musical”, com três professores de Artes do Campus Apodi: Me. Valdier Ribeiro, Sérgio Henrique e Lucifrance Figueiredo, a mediadora da discussão. Os professores discutiram, de maneira ampla e dinâmica, o contexto em que está inserido o clássico e o popular na música, construindo um diálogo entre essas duas vertentes, expondo os fatores que contribuem para a legitimação destes no cenário musical e abrindo espaço para alunos e professores comentarem e/ou perguntarem sobre assuntos e questões relacionadas.

Apresentação do coral, IFRN – Campus Apodi

Hallyson Dantas e Guido Alves

Adiante, aconteceram também no auditório do Campus diversas apresentações musicais: primeiro, a apresentação musical: “Sotaque contemporâneo” – Duelo de pianos, realizada pelo professor Me. Valdier Ribeiro e pelo pianista Augusto Mandu, que trataram de uma forma bem humorada e talentosa, o clássico e o popular nas melodias apresentadas. Em seguida, a segunda etapa do Concurso de Música, categoria vocal e instrumental, deu continuidade à competição contando com mais dois concorrentes. E por fim, para encerrar com chave de ouro, a apresentação musical: “Duo flauta e violão”, contou com o talento e repertório dos músicos Hallyson Dantas e Guido Alves (UERN), que exaltaram grandes nomes da música clássica sob a forma do som do violão e da flauta.

A programação da III Semana de Linguagens segue até o dia 10/03. Participe!

]]>