Que Potengi queremos?

Nossas ações, por menores que pareçam, são capazes de mudar o mundo, e podemos começar pela nossa região. A cada momento, fazemos escolhas sobre nossos modos de vida, nossas interações pessoais e com nosso espaço. Estamos conectados com a ciência, a arte, a tecnologia, numa movimentAÇÃO que nos torna ponte para um futuro sustentável. Cada um de nós constrói o seu amanhã e, juntos, fazemos a nossa parte pelo Potengi e pelo RN – os amanhãs que queremos.

(Texto inspirado em citação do Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, Brasil, 2022).

Apresentação

A Exposição Científica, Tecnológica e Cultural – EXPOTEC – é um evento institucional do IFRN com o objetivo de integrar as diversas áreas de conhecimentos, bem como os grupos de pesquisa, os projetos de extensão e os núcleos em atuação nos campi, estimulando e aprofundando as trocas de experiências, como também a divulgação das produções acadêmicas desenvolvidas no âmbito da instituição. É, portanto, um evento que promove a articulação entre o ensino, a extensão, a pesquisa, a inovação e a gestão, a fim de socializar os saberes e fazeres produzidos, tanto para a comunidade interna quanto externa ao IFRN.

A última edição da EXPOTEC, no Campus São Paulo do Potengi, ocorreu em 2018, e, agora, o evento é retomado com o intuito de promover um espaço em que discentes e servidores apresentam à sociedade uma mostra das atividades desenvolvidas no campus em si, assim como em todo o IFRN, em seus diferentes níveis de atuação.

Em sua terceira edição, tem por tema “IFRN EM MOVIMENTAÇÃO: CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA REGIÃO DO POTENGI”, chamando a atenção para uma questão fundamental: pensar a educação em movimento constante, indissociável da ciência e da tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento local e com a transformação da sociedade a partir da formação e do desenvolvimento físico, intelectual, cultural e moral do ser humano.

Pensar na região do Potengi no atual contexto econômico, político, social e ambiental, inserida no complexo mundo contemporâneo, cientificista e tecnológico, é um requisito para compreendermos o nosso papel enquanto cidadãos potiguares, potengienses, capazes de refletir sobre ações que promovam transformações na nossa realidade e acompanhem as demandas do mercado profissional em constante movimento.

Desse modo, refletir do local para o global é ler o mundo atribuindo-lhe sentido. Nessa perspectiva, como notavelmente destacado pelo educador Paulo Freire, "ninguém lê ou estuda autenticamente se não assume, diante do texto ou do objeto da curiosidade, a forma crítica de ser ou de estar sendo sujeito da curiosidade, sujeito da leitura, sujeito do processo de conhecer em que se acha". (Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar (Editora Olho D'Água, 10ª ed.,2012. p. 27-38))

Isto posto, entendemos que temos por finalidade, enquanto instituição de ensino, a preparação de nossos estudantes para o exercício da cidadania, tal como sua qualificação para o mundo do trabalho, com respeito e ética profissional, conectados com a construção de sentido(s) do que nela se apre(e)nde, uma vez que apre(e)nder Ciência e Tecnologia só se dá na movimentAÇÃO de sentido(s).

Convidamos você a descobrir o(s) sentido(s) dos saberes científicos, tecnológicos, artísticos e culturais de nossa instituição ao longo de nossa III EXPOTEC, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de novembro de 2022, no IFRN - campus São Paulo do Potengi.

Áreas temáticas

O foco da área de Linguagens e suas Tecnologias está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais; e no uso criativo das diversas mídias.

Correspondem a esse eixo temático:

  • Língua Portuguesa e Literatura
  • Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol)
  • Artes
  • Educação Física

A área de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e suas Tecnologias propõe o aprofundamento e a ampliação da base conceitual e dos modos de construção da argumentação e sistematização do raciocínio, operacionalizados com base em procedimentos analíticos e interpretativos, a fim de estimular uma leitura de mundo sustentada em uma visão crítica e contextualizada da realidade, no domínio conceitual e na elaboração e aplicação de interpretações sobre as relações, os processos e as múltiplas dimensões da existência humana. Correspondem a esse eixo temático:

  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Educação
A área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias oportuniza o aprofundamento e a ampliação dos conhecimentos através da investigação como forma de engajamento na aprendizagem de processos, práticas e procedimentos científicos e tecnológicos, e promove o domínio de linguagens específicas, permitindo analisar fenômenos e processos, utilizando modelos e fazendo previsões. Com isso, busca-se ampliar a compreensão sobre a vida, o nosso planeta e o universo, bem como a capacidade de refletir, argumentar, propor soluções e enfrentar desafios pessoais e coletivos, locais e globais.

Correspondem a esse eixo temático:

  • Química
  • Física
  • Biologia
O eixo de Meio Ambiente e suas Tecnologias está relacionado à aplicação dos conhecimentos da formação técnica específica, de acordo com o campo de conhecimentos do eixo tecnológico, com a atuação profissional e as regulamentações do exercício da profissão, ensejando a formação integrada que articula ciência, trabalho, cultura e tecnologia, assim como a aplicação de conhecimentos teórico-práticos específicos do eixo tecnológico e da habilitação específica.

Correspondem a esse eixo temático:

  • Engenharia Ambiental
  • Gestão Ambiental
  • Manejo de Solo e Água
O eixo de Edificações e suas Tecnologias está relacionado à aplicação dos conhecimentos da formação técnica específica, de acordo com o campo de conhecimentos do eixo tecnológico, com a atuação profissional e as regulamentações do exercício da profissão, ensejando a formação integrada que articula ciência, trabalho, cultura e tecnologia, assim como a aplicação de conhecimentos teórico-práticos específicos do eixo tecnológico e da habilitação específica.

Correspondem a esse eixo temático:

  • Desenho
  • Construção Civil e Materiais de Construção
  • Instalação Prediais
  • Segurança do Trabalho
O eixo de Informática para Internet e suas Tecnologias está relacionado à aplicação dos conhecimentos da formação técnica específica, de acordo com o campo de conhecimentos do eixo tecnológico, com a atuação profissional e as regulamentações do exercício da profissão, ensejando a formação integrada que articula ciência, trabalho, cultura e tecnologia, assim como a aplicação de conhecimentos teórico-práticos específicos do eixo tecnológico e da habilitação específica.

Correspondem a esse eixo temático:

  • Sistemas de Informação
  • WebDesign
  • Redes
Na área de Matemática e suas Tecnologias busca-se consolidar e ampliar os conhecimentos matemáticos desenvolvidos, buscando-se resolver problemas mais complexos, que exijam maior reflexão e abstração. Também busca-se construir uma visão mais integrada da Matemática, da Matemática com outras áreas do conhecimento e da aplicação da Matemática à realidade.

Correspondem a esse eixo temático:

  • Educação Matemática
  • Matemática Pura e Aplicada

Organização

A III EXPOTEC do Campus São Paulo do Potengi do IFRN conta com o empenho dos servidores abaixo descritos em suas respectivas comissões.

COMISSÃO GERAL

Tacicleide Dantas Vieira


Ana Paula Pereira do Nascimento Silva


Bruno Castro Barbalho


Carlos Henrique Bezerra de Oliveira


José Douglas dos Santos Siqueira Silva


Julio Cesar Vieira de Alencar


Monique Dias de Oliveira

COMISSÃO DE SECRETARIADO E CREDENCIAMENTO

Silvio César de Azevedo


Juliana dos Santos Ribeiro


Marina de Souto Leal


Moisés Gomes Advíncula Júnior


Sara Guimaraes Mucaja


COMISSÃO FINANCEIRA

Adalgisa Lordão Barboza de Almeida


Gabriel Lacerda de Paula


Maraisa Damiana Soares Alves

COMISSÃO CIENTÍFICA

Maria Aparecida dos Santos Ferreira


Anderson Fernandes Gomes


Edseisy Silva Barbalho Tavares


Fabíola da Costa Catombé Dantas


Felipe Murilo Silva da Costa


Fernando Luiz Figueiredo


Giovani Hudson Silva Pacheco


Ivanildo Surini de Souza


Kleber Luiz Gaviao Machado de Souza


Mauricio Bernardino Gonçalves


Petterson Michel Dantas


Saulo Carneiro Maciel


Selma Thaís Bruno da Silva


Ubaldo Fernandes de Almeida


Ulisandra Ribeiro de Lima Silva


COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO

Patrícia Karla de Mesquita Silva


Cássia de Fátima Matos Santos


Ítalo Marco Silva Costa


Julianny de Lima Dantas Simião


Maraisa Damiana Soares Alves

COMISSÃO ARTÍSTICA E CULTURAL

Monique Dias de Oliveira


Alexandre Medeiros de Araújo


Bruno de Paula Barbosa


Fátima Maria de Oliveira


Ítalo Marco Silva Costa


Kéfora Janaína de Medeiros


Liege Monique Filgueiras da Silva


Verônica Cibele do Nascimento


COMISSÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Camila Nascimento de Oliveira Taumaturgo


Fernanda Ligia Rodrigues Lopes

COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA

Neuber Nascimento de Araujo


Cristina de Souza Bispo


Deusdete Martins Junior Aleixo


Fabrizzio Pontes Machado


Gleydson Teixeira dos Santos


Maíra Medeiros de Araujo

Contato

Apoio:


© 2022 Copyright: IFRN - São Paulo do Potengi