O Prêmio de Empreendedorismo Inovador é uma competição de abrangência estadual, de caráter educacional e de promoção da cultura do empreendedorismo inovador, com o propósito de fortalecimento da formação e estímulo à inserção profissional, a geração de empresas e a transferência de tecnologias desenvolvidas originadas em projetos de pesquisas aplicadas, intensivas em conhecimento, ou projetos e atividades de extensão tecnológica.
A competição terá nesta edição o tema central “Problemas do Seridó” e subtemas que são: Indústria têxtil, Laticínios, Agronegócio, Turismo regional, Artesanato e Sustentabilidade ambiental.
Poderão participar estudantes de todas as modalidades de ensino do IFRN com idade mínima de 16 anos.
Esta competição tem os seguintes objetivos específicos:
Prospectar novas ideias e modelos de negócios que poderão ser incubados nas incubadoras em funcionamento nos campi do IFRN;
Reconhecer e valorizar modelos de negócio, com base na sua proposta de valor e experiência direcionada a solução de problemas reais da sociedade;
Valorizar experiências e projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) capazes de gerarem modelos de negócio inovadores, com potencial de escalabilidade, denominadas Startups e Spin-Offs acadêmicas;
Estimular o aprendizado sobre negócios, tomada de decisões, criação e gestão de empreendimentos às equipes formadas.
As equipes devem demonstrar capacidade criativa, empreendedora e inovadora. De modo geral, as soluções devem ser focadas nas necessidades reais da sociedade e não em pressuposições. A solução proposta deverá propiciar a criação ou aperfeiçoamento de produtos e/ou serviços.
As inscrições são individuais e as equipes serão formadas no primeiro dia do evento, cada equipe será composta por 4 participantes.
A inscrição consta dos seguintes pontos:
Escolha do subtema;
Todas as ideias inscritas serão analisadas quanto a sua adequação ao subtema escolhido, inovação e capacidade de desenvolvimento. As ideias que não forem selecionadas não poderão participar do evento.
No momento da formação das equipes, os participantes deverão escolher apenas uma ideia que irá representa-los durante a competição.
As inscrições são inteiramente gratuitas.
As equipes devem privilegiar a multifuncionalidade e demonstrar a capacidade de desenvolver a solução que será adotada em tempo hábil.
Servidores do IFRN não poderão compor equipes e não farão jus a premiações.