Prezadas/os licenciandas/os, professoras/es e pesquisadoras/es,
A primeira edição do SEDOC - Seminário de Docência e Contemporaneidade surgiu como coroamento de um projeto de extensão (Edital 04/2012 - PROEX/IFRN) cujo objetivo foi preparar licenciandos e professores da microrregião do Vale do Assu para o trabalho com temáticas de Educação Inclusiva. Organizada pela Profª Gisele Penatieri e pelo Prof. Avelino Neto, esta primeira edição aconteceu em fevereiro de 2013, no campus Ipanguaçu. A segunda (http://eventos.ifrn.edu.br/sedoc/), organizada pelas professoras Monalisa Porto e Gisele Penatieri, concentrou-se, por sua vez, na discussão sobre a formação docente no IFRN, e aconteceu em maio de 2016, também no campus Ipanguaçu. O II SEDOC contou com uma programação mais extensa e com uma participação mais numerosa de estudantes do IFRN e de outras IES, bem como de professores da Educação Básica das redes pública e privada.
Reconhecendo a importância deste evento para pensar a formação docente no IFRN, bem como a necessária articulação da formação de professores com temas urgentes da contemporaneidade, queremos iniciar uma de soma de esforços para torná-lo um evento anual e intercampi, que conste no calendário institucional. Nesse sentido, em 2017 agregaram-se ao comitê organizador professoras/es dos Núcleos didático-pedagógicos e dos Núcleos específicos de diversos campi e de suas licenciaturas, interessadas/os nas interfaces entre formação docente e o questionamento da atualidade. Trata-se de realizar, como diria Michel Foucault inspirando-se em Kant, "o diagnóstico do presente". Compreende-se, assim, o tema da terceira edição do evento: Espaços de formação como campos de luta e de resistência. Esta terceira edição conta ainda com o apoio financeiro do CNPq (Edital de Apoio a Pesquisador Visitante) e faz parte das atividades do Acordo de Cooperação Internacional estabelecido entre o IFRN e a Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier/França.
Juntos, através da programação do evento, viveremos três dias de formação, reflexão e crítica sobre os lugares formativos e as numerosas implicações políticas que o atravessam e que, por conseguinte, nos atravessam a todas/os. Trata-se de criar, nesses dias, um espaço outro - uma heterotopia, se permanecermos com Foucault - para a formação docente no IFRN, iniciando as/os licendiandas/os no desafio do pensar acadêmico rigoroso, profundamente imbricado com os desafios que o real impõe aos sujeitos da educação. Assim, o SEDOC já se configura, pouco a pouco, como espaço outro de formação docente no IFRN - descortinando olhares outros, lugares outros e exigindo dizer e mostrar de outros modos o que somos e o que queremos ser enquanto professoras/es. Pois, apesar de tudo, "o pulso ainda pulsa".
Prof. Avelino Neto
Pelo Comitê Organizador
Visite AQUI a página do I SEDOC para obter mais informações.
Visite AQUI a página do II SEDOC para obter mais informações.
Local: Auditório
Prof. Dr. Salim Mokaddem (Universidade de Montpellier/França)
Local: AuditórioProf. Dr. André Ferrer (UFRN)
Prof. Dr. Egar Lyra (PUC-RJ)
Local: Auditório
Prof. Dr. Dante Henrique (IFRN - Natal Central)
Prof. Dr. Pablo Capistrano (IFRN – Campus Natal-ZN)
Local: AuditórioProf. Dr. Pablo Capistrano (IFRN – Campus Natal-ZN)
Ma. Ticiana Patrícia (IFRN - Reitoria)
Local: AuditórioApresentação de grupos artísticos locais
Sarau com alunos das licenciaturas
Local: Auditório
Prof.ª Ma. Izanny de Brito (IFRN - Campus Parnamirim)
Prof.ª Ma. Clarissa Souza (IFRN - Campus Canguaretama)
Prof.ª Ma. Monalisa Porto (IFRN – Campus Ipanguaçu)
Local: AuditórioIFRN Parnamirim
IFRN Ipanguaçu
IFRN Canguaretama
IFRN Zona Norte
IFRN - Reitoria (PROEN)
UFRN Natal
Universidade de Montpellier - França
PUC - Rio de Janeiro
IFRN Natal Central
A inscrição para oferta de oficinas seguirá até o dia 24/04/17. Para submeter uma proposta de oficina, o proponente deve seguir as normas (link abaixo) que constam no documento e enviar a proposição para sedoc@ifrn.edu.br, em arquivo com formato Word ou PDF. No assunto do e-mail deve conter o respectivo título: PROPOSTA DE OFICINA .
Em face do acirramento da conjuntura política nacional e dos questionamentos de setores da sociedade quanto à função da escola na formação política de estudantes, almeja-se demonstrar imbricadas as relações entre prática docente e formação política. Para isso, serão mediadas inicialmente concepções de política, de suas dimensões cotidianas além dos partidos políticos no sistema capitalista, do binômio esquerda e direita, do sistema político brasileiro e das dimensões da participação social e política. Em perspectiva contígua, será objeto de análise o lugar da política na legislação educacional brasileira, nas produções científicas das Ciências da Educação e no currículo, evidenciando o papel dos educadores na formação política dos sujeitos. A partir dessa fundamentação, serão debatidas as arbitrariedades das tentativas de amordaçar professores e alienar estudantes contidas nos projetos de lei Escola Sem Partido e Assédio Ideológico na escola. Por fim, será conduzida uma atividade prática de produção e apresentação de propostas pedagógicas preliminares sobre formação política.
Ministrantes: Víctor Varela (IFRN) e Fellipe Coelho Lima (UFRN).
O minicurso pretende apresentar e discutir a produção e a experiência de organização e vivência discente de atividades pedagógicas dentro da temática dos Direitos Humanos, realizadas pelos estudantes do Instituto Federal de Nova Cruz no contexto de projetos de intervenção/pesquisa desenvolvidos na disciplina de Sociologia. Além da apresentação das características didáticas do projeto, o minicurso consiste em expor um balanço crítico sobre os resultados do projeto de trabalho e da experiência didático-pedagógica para as relações de ensino-aprendizagem e para as mudanças de percepção discente acerca dos significados dos Direitos Humanos para a vida política e cotidiana dos estudantes envolvidos.
Ministrante: Alyson Thiago Fernandes Freire (Sociólogo e Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte).
O minicurso tem por objetivo capacitar docentes de diversas áreas à criação,
desenvolvimento e disponibilização de webquests no âmbito da pesquisa orientada,
que leva em consideração a relação entre ciência, sociedade e tecnologia, de modo que
se procure, através da reflexão, buscar soluções efetivas para os problemas que se impõem ao contexto social.
Grupo-alvo: docentes e alunos de licenciatura que estejam na iminência do estágio supervisionado
de regência e gostem de trabalhar com novas tecnologias em sala de aula.
Ministrante: Abigail Noadia Barbalho da Silva (IFRN).
Este minicurso visa informar acerca do processo histórico de produção do conhecimento e a institucionalização dos espaços de histórias, memórias, museus, musealização da cultura. Pretende, ainda, estimular uma reflexão interdisciplinar em defesa de uma museologia social e uma educação patrimonial, bem como conhecer, trocar experiências e estimular a elaboração de ações patrimoniais e educativas para o contexto sócio histórico e cultural de Canguaretama/RN.
Ministrante: Wani Fernandes Pereira (UFRN)
Este minicurso tem como intuito o estudo e reflexão acerca da Base Nacional Comum Curricular/BNCC pelos professores em formação inicial e continuada. Isto porque, a BNCC evidencia implicações na Educação Básica e na Formação do Professor, sobretudo em decorrência do pressuposto alinhamento entre o preparo docente enquanto condição indispensável à implementação do currículo. Nesse sentido, questões do processo educativo, a exemplo do que aprender, para que aprender, como ensinar, como avaliar o aprendizado, dentre outros, vem à baila como objeto de reflexão dos docentes. Em síntese, a definição de aprendizagens essenciais durante o planejamento para a educação básica constitui-se um desafio para os educadores brasileiros contemporâneos.
Ministrantes: Francinaide de Lima Silva Nascimento (IFRN) e Emiliana Souza Soares (IFRN).
Ministrante: Prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes
Ministrantes: Augusto Cesar Oliveira de Almeida e Radamila Oliveira do Nascimento
Ministrantes: Bruna Aquino de Morais, Joédla Monique Lopes Pereira e Vanini Medeiros Morais
Ministrante: Lucas Gabriel Lima Teixeira
Comitê Organizador
Alcindo Mariano de Souza - Campus João Câmara |
Mauro Rogério de Almeida Vieira |