III Seminário de Docência e Contemporaneidade:

"Espaços de formação como campos de luta e de resistência"

24 a 26 de maio - IFRN/Campus Canguaretama
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TRABALHOS APROVADOS ESPAÇOS DAS ATIVIDADES

Sobre o III SEDOC


Prezadas/os licenciandas/os, professoras/es e pesquisadoras/es,


A primeira edição do SEDOC - Seminário de Docência e Contemporaneidade surgiu como coroamento de um projeto de extensão (Edital 04/2012 - PROEX/IFRN) cujo objetivo foi preparar licenciandos e professores da microrregião do Vale do Assu para o trabalho com temáticas de Educação Inclusiva. Organizada pela Profª Gisele Penatieri e pelo Prof. Avelino Neto, esta primeira edição aconteceu em fevereiro de 2013, no campus Ipanguaçu. A segunda (http://eventos.ifrn.edu.br/sedoc/), organizada pelas professoras Monalisa Porto e Gisele Penatieri, concentrou-se, por sua vez, na discussão sobre a formação docente no IFRN, e aconteceu em maio de 2016, também no campus Ipanguaçu. O II SEDOC contou com uma programação mais extensa e com uma participação mais numerosa de estudantes do IFRN e de outras IES, bem como de professores da Educação Básica das redes pública e privada.

Reconhecendo a importância deste evento para pensar a formação docente no IFRN, bem como a necessária articulação da formação de professores com temas urgentes da contemporaneidade, queremos iniciar uma de soma de esforços para torná-lo um evento anual e intercampi, que conste no calendário institucional. Nesse sentido, em 2017 agregaram-se ao comitê organizador professoras/es dos Núcleos didático-pedagógicos e dos Núcleos específicos de diversos campi e de suas licenciaturas, interessadas/os nas interfaces entre formação docente e o questionamento da atualidade. Trata-se de realizar, como diria Michel Foucault inspirando-se em Kant, "o diagnóstico do presente". Compreende-se, assim, o tema da terceira edição do evento: Espaços de formação como campos de luta e de resistência. Esta terceira edição conta ainda com o apoio financeiro do CNPq (Edital de Apoio a Pesquisador Visitante) e faz parte das atividades do Acordo de Cooperação Internacional estabelecido entre o IFRN e a Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier/França.

Juntos, através da programação do evento, viveremos três dias de formação, reflexão e crítica sobre os lugares formativos e as numerosas implicações políticas que o atravessam e que, por conseguinte, nos atravessam a todas/os. Trata-se de criar, nesses dias, um espaço outro - uma heterotopia, se permanecermos com Foucault - para a formação docente no IFRN, iniciando as/os licendiandas/os no desafio do pensar acadêmico rigoroso, profundamente imbricado com os desafios que o real impõe aos sujeitos da educação. Assim, o SEDOC já se configura, pouco a pouco, como espaço outro de formação docente no IFRN - descortinando olhares outros, lugares outros e exigindo dizer e mostrar de outros modos o que somos e o que queremos ser enquanto professoras/es. Pois, apesar de tudo, "o pulso ainda pulsa".


Prof. Avelino Neto
Pelo Comitê Organizador


Visite AQUI a página do I SEDOC para obter mais informações.

Visite AQUI a página do II SEDOC para obter mais informações.

Programação


  • 24/05
    QUARTA-FEIRA

    13H00 - 22H00

    + Credenciamento

    Local: Centro de Vivência

    14H00 - 17H00

    + Minicursos e oficinas


    17H30 - 18H00

    + Coffee Break

    Local: Centro de Vivência

    18H30 - 19H15

    + Abertura

    Local: Auditório

    19H15 - 22H00

    + Conferência de abertura: O que é uma filosofia crítica para a educação hoje?

    Prof. Dr. Salim Mokaddem (Universidade de Montpellier/França)

    Local: Auditório
  • 25/05
    QUINTA-FEIRA

    08H00 - 12H00

    + Credenciamento

    Local: Centro de Vivência

    08H00 - 09H30

    + Comunicações orais


    09H45 - 12H00

    + Mesa-redonda: BNCC e formação de professores

    Prof. Dr. André Ferrer (UFRN)

    Prof. Dr. Egar Lyra (PUC-RJ)

    Local: Auditório

    13H00 - 15H00

    + Comunicações orais


    15H15 - 16H45

    + Mesa-redonda: Reforma do Ensino Médio

    Prof. Dr. Dante Henrique (IFRN - Natal Central)

    Prof. Dr. Pablo Capistrano (IFRN – Campus Natal-ZN)

    Local: Auditório

    17H00 - 18H00

    + Fórum: Reforma do Ensino Médio e formação dos professores

    Prof. Dr. Pablo Capistrano (IFRN – Campus Natal-ZN)

    Ma. Ticiana Patrícia (IFRN - Reitoria)

    Local: Auditório

    19H00 - 22H00

    + Programação cultural

    Apresentação de grupos artísticos locais

    Sarau com alunos das licenciaturas


  • 26/05
    SEXTA-FEIRA

    08H30 - 10H00

    + Roda de conversa entre licenciandas/os do IFRN

    Local: Auditório

    08H30 - 12H00

    + Mostra das Licenciaturas do IFRN

    Local: Centro de Vivência

    14H30 - 17H00

    + Mesa-redonda: Práticas de resistência: horizontes na formação docente

    Prof.ª Ma. Izanny de Brito (IFRN - Campus Parnamirim)

    Prof.ª Ma. Clarissa Souza (IFRN - Campus Canguaretama)

    Prof.ª Ma. Monalisa Porto (IFRN – Campus Ipanguaçu)

    Local: Auditório

    17H00

    + Plenária de avaliação e encerramento

    Local: Auditório

Grupos de Trabalho


Grupo de Trabalho 1

Currículo e formação docente

Grupo de Trabalho 2

Língua materna e línguas estrangeiras

Grupo de Trabalho 3

Educação e filosofia

Grupo de Trabalho 4

Políticas educacionais

Grupo de Trabalho 5

Educação inclusiva e diversidade

Grupo de Trabalho 6

Práticas pedagógicas e formação docente

Grupo de Trabalho 7

NTICs na Educação

TRABALHOS APROVADOS

Palestrantes


Francy Izanny de Brito Barbosa Martins

IFRN Parnamirim

Monalisa Porto Araújo

IFRN Ipanguaçu

Clarissa Souza de Andrade

IFRN Canguaretama

Pablo Moreno Paiva Capistrano

IFRN Zona Norte

Ticiana Patrícia da Silveira Cunha

IFRN - Reitoria (PROEN)

Andre Ferrer Pinto Martins

UFRN Natal

Salim Mokaddem

Universidade de Montpellier - França

Edgar de Brito Lyra Netto

PUC - Rio de Janeiro

Dante Henrique Moura

IFRN Natal Central

Minicursos e Oficinas



A inscrição para oferta de oficinas seguirá até o dia 24/04/17. Para submeter uma proposta de oficina, o proponente deve seguir as normas (link abaixo) que constam no documento e enviar a proposição para sedoc@ifrn.edu.br, em arquivo com formato Word ou PDF. No assunto do e-mail deve conter o respectivo título: PROPOSTA DE OFICINA .




Minicursos:

Prática Docente e Formação Política

Em face do acirramento da conjuntura política nacional e dos questionamentos de setores da sociedade quanto à função da escola na formação política de estudantes, almeja-se demonstrar imbricadas as relações entre prática docente e formação política. Para isso, serão mediadas inicialmente concepções de política, de suas dimensões cotidianas além dos partidos políticos no sistema capitalista, do binômio esquerda e direita, do sistema político brasileiro e das dimensões da participação social e política. Em perspectiva contígua, será objeto de análise o lugar da política na legislação educacional brasileira, nas produções científicas das Ciências da Educação e no currículo, evidenciando o papel dos educadores na formação política dos sujeitos. A partir dessa fundamentação, serão debatidas as arbitrariedades das tentativas de amordaçar professores e alienar estudantes contidas nos projetos de lei Escola Sem Partido e Assédio Ideológico na escola. Por fim, será conduzida uma atividade prática de produção e apresentação de propostas pedagógicas preliminares sobre formação política.

Ministrantes: Víctor Varela (IFRN) e Fellipe Coelho Lima (UFRN).

Praticando e imaginando Direitos Humanos na Escola: balanço de uma experiência político-pedagógica

O minicurso pretende apresentar e discutir a produção e a experiência de organização e vivência discente de atividades pedagógicas dentro da temática dos Direitos Humanos, realizadas pelos estudantes do Instituto Federal de Nova Cruz no contexto de projetos de intervenção/pesquisa desenvolvidos na disciplina de Sociologia. Além da apresentação das características didáticas do projeto, o minicurso consiste em expor um balanço crítico sobre os resultados do projeto de trabalho e da experiência didático-pedagógica para as relações de ensino-aprendizagem e para as mudanças de percepção discente acerca dos significados dos Direitos Humanos para a vida política e cotidiana dos estudantes envolvidos.

Ministrante: Alyson Thiago Fernandes Freire (Sociólogo e Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte).

Webquest como recurso tecnológico para a pesquisa orientada: ensinar-aprender por meio de metodologias ativas de aprendizagem

O minicurso tem por objetivo capacitar docentes de diversas áreas à criação, desenvolvimento e disponibilização de webquests no âmbito da pesquisa orientada, que leva em consideração a relação entre ciência, sociedade e tecnologia, de modo que se procure, através da reflexão, buscar soluções efetivas para os problemas que se impõem ao contexto social.
Grupo-alvo: docentes e alunos de licenciatura que estejam na iminência do estágio supervisionado de regência e gostem de trabalhar com novas tecnologias em sala de aula.

Ministrante: Abigail Noadia Barbalho da Silva (IFRN).

Museologia Social

Este minicurso visa informar acerca do processo histórico de produção do conhecimento e a institucionalização dos espaços de histórias, memórias, museus, musealização da cultura. Pretende, ainda, estimular uma reflexão interdisciplinar em defesa de uma museologia social e uma educação patrimonial, bem como conhecer, trocar experiências e estimular a elaboração de ações patrimoniais e educativas para o contexto sócio histórico e cultural de Canguaretama/RN.

Ministrante: Wani Fernandes Pereira (UFRN)

Base Nacional Comum Curricular: implicações no planejamento docente

Este minicurso tem como intuito o estudo e reflexão acerca da Base Nacional Comum Curricular/BNCC pelos professores em formação inicial e continuada. Isto porque, a BNCC evidencia implicações na Educação Básica e na Formação do Professor, sobretudo em decorrência do pressuposto alinhamento entre o preparo docente enquanto condição indispensável à implementação do currículo. Nesse sentido, questões do processo educativo, a exemplo do que aprender, para que aprender, como ensinar, como avaliar o aprendizado, dentre outros, vem à baila como objeto de reflexão dos docentes. Em síntese, a definição de aprendizagens essenciais durante o planejamento para a educação básica constitui-se um desafio para os educadores brasileiros contemporâneos.

Ministrantes: Francinaide de Lima Silva Nascimento (IFRN) e Emiliana Souza Soares (IFRN).


Oficinas:

A formação do(a) professor(a) do campo frente ao contexto atual

Ministrante: Prof. Dr. Sérgio Luiz Lopes

Scratch para professores: Desenvolvimento e novas perspectivas para a sala de informática

Ministrantes: Augusto Cesar Oliveira de Almeida e Radamila Oliveira do Nascimento

Aprendizagem de conteúdos de óptica para pessoas com deficiência visual

Ministrantes: Bruna Aquino de Morais, Joédla Monique Lopes Pereira e Vanini Medeiros Morais

Introdução ao GeoGebra

Ministrante: Lucas Gabriel Lima Teixeira

Organização


Comitê Organizador

Alcindo Mariano de Souza - Campus João Câmara
Alfredo Henrique Oliveira Marques - PPGFIL/UFRN
Alysson Espedito de Melo - Campus Canguaretama
Avelino Aldo de Lima Neto - Campus Canguaretama
Clarissa Souza de Andrade Honda – Campus Canguaretama
Eulália Raquel Gusmão de Carvalho Neto - Campus Natal-Central                         
Fernanda Lígia Rodrigues Lopes – Campus Ipanguaçu
Francisco do Nascimento Lima - Campus Canguaretama
Isaac Samir Cortez de Melo – Campus Canguaretama
Ivickson Ricardo de Miranda Cavalcanti
Juan Carlo da Cruz Silva - Campus Canguaretama
Lilian da Silva Vieira - Campus Macau
Luciane Soares Almeida - Campus Caicó
Marcus Brandão de Moura - Campus Canguaretama
Maria Trinidad Pacherrez Velasco - Campus Natal-Central
Monalisa Porto Araújo - Campus Ipanguaçu
Monik de Oliveira Lopes Neves - Campus Canguaretama
Patrícia Carla de Macedo Chagas – Campus EaD

Comitê Científico

Abigail Noadia Barbalho da Silva
Alcindo Mariano de Souza
Alexandre Medeiros de Araújo
Alfredo Henrique Oliveira Marques
Diogo Pereira Bezerra
Edney José da Silva Cavalcante
Edrisi de Araújo Fernandes
Eulália Raquel Gusmão de Carvalho Neto
Euza Raquel de Sousa
Geraldo Freire de Lima
Gisele Amaral dos Santos
Gueidson Pessoa de Lima
Jaqueline Engelmann
Jorge dos Santos Lima
José Luiz Silva da Costa
Juliana Kelle Freire da Silva Barbosa
Larissa Fernanda Santos Oliveira dos Reis
Luciane Soares Almeida
Maria Trinidad Pacherrez Velasco
Mariana Queiroz Orrico de Azevedo

Mauro Rogério de Almeida Vieira
Monik de Oliveira Lopes Neves
Patrícia Carla de Macedo Chagas
Rodolfo Rodrigues Medeiros
Samuel Anderson de Oliveira Lima Sanderson Molick Silva
Sarah Raquel da Rocha Silva
Stanley Kreiter Bezerra Medeiros
Yane de Andrade Ramalho

Comitê de Comunicação

Prof.ª Fernanda Lígia Rodrigues Lopes
Prof.ª Lilian da Silva Vieira
Prof.ª Monalisa Porto Araújo
Prof. Marcus Brandão de Moura
Jorge Luis Fonseca Cunha (Licenciatura em Informática/Campus Ipanguaçu)

Comitê de Logística e Infraestrutura

Alysson Espedito de Melo
Clarissa Souza de Andrade Honda
Francisco do Nascimento Lima
Isaac Samir Cortez de Melo
Ivickson Ricardo de Miranda Cavalcanti

Comitê Cultural

Monik de Oliveira Lopes Neves
Clarissa Souza de Andrade Honda
Isaac Samir Cortez de Melo

Secretaria

Prof. Marcus Brandão de Moura
Prof. Juan Carlo da Cruz Silva
Cleferson Fernandes da Silva
Rubens Batista da Silva
Mayara Oliveira Fonseca
Pedro Henrique Ferreira Martins
(Licenciatura em Educação do Campo/Campus Canguaretama)

DÚVIDAS?

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