Hoje (26), o IFRN Campus Apodi deu início às atividades refentes à II Semana de Linguagens, que tem como tema: Ser(tão) nordestino: Identidade e cultura na contemporaneidade. O evento dispõe de salas temáticas, exposições e outras atividades ligadas ao ser nordestino e a todo o conteúdo que flui a partir dele.

Iniciando a Semana, como foi prometido na programação, o grupo musical (En)canto da Serra, formado por alunos e professores do próprio campus, abriu o evento com uma belíssima apresentação de músicas da nossa região junto com uma performance teatral retratando aspectos da identidade cultural como ser nordestino.

O historiador e mestre Bruno Balbino deu sequência com a palestra “A invenção do Nordeste”, na qual discutiu sobre a construção da região ao longo do tempo. Para isso, o professor relatou sobre a sociedade brasileira e nordestina dos séculos XIX e XX, evidenciando o porquê dos estereótipos e evocando pensamentos e citações de grandes nomes do nordeste brasileiro como Luiz da Câmara Cascudo, Ariano Suassuna e Rachel de Queiroz.

Outro grupo que levou o exemplo de boa música foi o Musicampi Potiguar, composto por instrumentistas dentre os quais há alguns ex-professores do campus, cantando e tocando sobre o sertão e os valores do nordestino. Com os arranjos de Valdier Ribeiro e a interpretação de Leão Neto, o Musicampi Potiguar encheu o auditório com musicais de artistas nordestinos, trazendo animação aos que se fizeram presentes.

    

Tudo isso em apenas uma tarde. O evento está apenas começando, convidamos você para participar e prestigiar as inúmeras atividades que serão realizadas até o dia 29, numa discussão sobre a nossa identidade social a partir de diversas perspectivas.

 

A abertura mais arretada de todas!