Para quem não pode comparecer ao I Torneio de Debates que ocorreu em nossa II Semana de Linguagens, não se acanhe não, nós acompanhamos os debates e relatamos aqui no blog para você.

Professor Tales já falou em seu post, como foram os embates da 1ª rodada classificatória do torneio. No segundo momento do torneio, iniciou-se com o último debate classificatório para a 2ª rodada, nele as equipes Vox (governo) e Philia (oposição) debateram acerca da moção “Esta casa acredita que não há limites para a liberdade de expressão”, que resultou com vitória da Philia, que continuou na disputa.

Em seguida, deu-se prosseguimento a competição com o início da 2ª rodada entre as equipes classificadas, os membros da Schopenhauer (governo) argumentaram com os da Beta (oposição) sobre “Esta casa defende que o Governo não deve usar o dinheiro do contribuinte público com arte”, sendo o governo o vitorioso. Logo após, tivemos Philia (governo) contra Antagonistas (oposição), com o tema “Esta casa defende que devemos deixar que os estudantes do ensino médio escolham que disciplinas cada um irá cursar”, tendo como vitoriosa a segunda. Dando continuidade, ocorreu mais um debate da equipe  Beta (governo), que foi o último da manhã, agora contra a Error 404 (oposição), apoiando o tema “Esta casa defende a limitação por lei do número de filhos que pessoas baixa renda podem ter”, porém a vitória ficou com a oposição.

Em seguida (à tarde) voltamos para prestigiarmos mais dois debates. O primeiro entre as equipes Antagonistas (governo) e Schopenhauer (oposição) com a moção “Esta casa defende a separação política do Nordeste do resto do Brasil”, resultando em êxito do governo. E, por último, a Error 404(governo) debateu com a Philia(oposição) defendendo que “Esta casa acredita que é preferível uma ditadura forte a uma democracia fraca”, sendo a oposição a vencedora.

Ao final de todos os debates e realizados os devidos cálculos, segundo o regulamento do torneio, tivemos a premiação das equipes e dos melhores oradores (aqueles que melhor argumentaram em defesa de um ponto), resultando em:

Colocação das equipes:

Primeiro Lugar - Antagonistas (Flaviana Silva, Caroline Carvalho, Abidnego Medeiros e João Vítor Gurgel)
Primeiro Lugar – Antagonistas (Flaviana Silva, Caroline Carvalho, Abidnego Medeiros e João Vítor Gurgel)
Segundo Lugar - Error 404 (Jacó Neto, Vítor Rafael, Ester Morais e Edilson Marinho)
Segundo Lugar – Error 404 (Jacó Neto, Vítor Rafael, Ester Morais e Edilson Marinho)
Terceiro Lugar - Schopenhauer (Maria Eugênia, Matheus Augusto, Douglas Danilo e Helinne de Souza)
Terceiro Lugar – Schopenhauer (Maria Eugênia, Matheus Augusto, Douglas Danilo e Helinne de Souza)

Melhores oradores:

Melhor Orador(a)

  1. Flaviana Silva (Antagonistas)
  2. Ester Morais (Error 404)
  3. Maria Eugênia (Schopenhauer)

A equipe do blog parabeniza aos professores e alunos envolvidos por nos concederem esse torneio belíssimo que proporcionou muito conhecimento a todos. Foi um momento histórico para os Institutos Federais e para o IFRN.

A retórica requer conhecimentos II
Classificado como: