Na turma do primeiro ano de Biocombustíveis, foi estudado, com a orientação da professora de Língua Portuguesa, Ana Cristina, os gêneros textuais e os discursos que se fazem presentes nos mais variados contextos. Assim, como atividade de preparação para a criação do museu “A voz do sertão”, a turma elaborou vários memes, os quais são gêneros textuais bastante novos e que têm ganhado espaço no universo das redes sociais, apresentando a temática a ser discutida no museu que se relaciona com o entendimento da variação linguística a partir da variante utilizada pelos nordestinos e o preconceito linguístico que esse modo de se expressar específico recebe. Dessa maneira, os memes, de uma forma humorística, estimulam a reflexão sobre algo que, muitas vezes, é esquecido pelos sujeitos: a ideia de que, na língua, existem várias formas de se expressar e todas elas não servem a outro propósito que não seja o comunicativo, portanto, não são melhores ou piores, são apenas variantes.

Convido a todos a participarem dessa reflexão e escolherem o meme mais criativo.

Competição de memes: o gênero textual como elemento de reflexão sobre a variação linguística
Classificado como:        

7 opiniões sobre “Competição de memes: o gênero textual como elemento de reflexão sobre a variação linguística

    1. Danilo, obrigada por prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Se puder, venha nos visitar durante a Semana, serão muitas as atrações!

  • PARABÉNS A ESSA TÃO BEM CONCEITUADA INSTITUIÇÃO( IFRN )PELO INCENTIVO AOS SEUS ALUNOS E COMO TBM AOS ATORES PRINCIPAIS QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA COM O BRILHO E O DESENROLAR DOS TRABALHOS QUE SÃO ESSES BELÍSSIMOS ALUNOS.

    1. Muito obrigado pelo elogio, Ceci! Nós, enquanto alunos, nos sentimos bastante felizes por receber elogios tão lindos como esse, de fato, isso é também o que nos move e motiva para continuar realizando mais e mais trabalhos brilhantes. Venha nos visitar durante a Semana de Linguagens, será um prazer!

  • Parabéns pela iniciativa, professora. Trabalhar esses novos gêneros textuais é importante, uma vez que fazem parte do cotidiano dessa garotada. E, de quebra, estimulam a criatividade e criatividade dos nossos jovens docentes. Como professora de Língua Portuguesa e apodiense, só me resta aplaudir pelo trabalho. Sucesso!

  • Parabéns pela iniciativa, professora. Trabalhar esses novos gêneros textuais é importante, uma vez que estes fazem parte do cotidiano dessa garotada. E, de quebra, esse tipo de atividade estimula a criatividade e criticidade dos nossos jovens dicentes e desperta o protagonismo nos nossos estudantes. Como professora de Língua Portuguesa e apodiense, só me resta aplaudir pelo belo trabalho. Sucesso!

    PS: Desconsidere por favor o comentário anterior, com erros advindos do corretor do celular.

    1. Obrigado, Professora! Em nome da turma, ressalto o quanto importante esses trabalhos desenvolvidos só nos acrescentam, e fazem a gente crescer como alunos, e como pessoas! Sinta-se convidada para conferir o nosso Museu, durante a II SEMANA DE LINGUAGENS!

Os comentários estão desativados.