Na turma do primeiro ano de Biocombustíveis, foi estudado, com a orientação da professora de Língua Portuguesa, Ana Cristina, os gêneros textuais e os discursos que se fazem presentes nos mais variados contextos. Assim, como atividade de preparação para a criação do museu “A voz do sertão”, a turma elaborou vários memes, os quais são gêneros textuais bastante novos e que têm ganhado espaço no universo das redes sociais, apresentando a temática a ser discutida no museu que se relaciona com o entendimento da variação linguística a partir da variante utilizada pelos nordestinos e o preconceito linguístico que esse modo de se expressar específico recebe. Dessa maneira, os memes, de uma forma humorística, estimulam a reflexão sobre algo que, muitas vezes, é esquecido pelos sujeitos: a ideia de que, na língua, existem várias formas de se expressar e todas elas não servem a outro propósito que não seja o comunicativo, portanto, não são melhores ou piores, são apenas variantes.
Convido a todos a participarem dessa reflexão e escolherem o meme mais criativo.
Muito boa a perspectiva abordada nestes trabalhos, Parabéns!
Danilo, obrigada por prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Se puder, venha nos visitar durante a Semana, serão muitas as atrações!
PARABÉNS A ESSA TÃO BEM CONCEITUADA INSTITUIÇÃO( IFRN )PELO INCENTIVO AOS SEUS ALUNOS E COMO TBM AOS ATORES PRINCIPAIS QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA COM O BRILHO E O DESENROLAR DOS TRABALHOS QUE SÃO ESSES BELÍSSIMOS ALUNOS.
Muito obrigado pelo elogio, Ceci! Nós, enquanto alunos, nos sentimos bastante felizes por receber elogios tão lindos como esse, de fato, isso é também o que nos move e motiva para continuar realizando mais e mais trabalhos brilhantes. Venha nos visitar durante a Semana de Linguagens, será um prazer!
Parabéns pela iniciativa, professora. Trabalhar esses novos gêneros textuais é importante, uma vez que fazem parte do cotidiano dessa garotada. E, de quebra, estimulam a criatividade e criatividade dos nossos jovens docentes. Como professora de Língua Portuguesa e apodiense, só me resta aplaudir pelo trabalho. Sucesso!
Parabéns pela iniciativa, professora. Trabalhar esses novos gêneros textuais é importante, uma vez que estes fazem parte do cotidiano dessa garotada. E, de quebra, esse tipo de atividade estimula a criatividade e criticidade dos nossos jovens dicentes e desperta o protagonismo nos nossos estudantes. Como professora de Língua Portuguesa e apodiense, só me resta aplaudir pelo belo trabalho. Sucesso!
PS: Desconsidere por favor o comentário anterior, com erros advindos do corretor do celular.
Obrigado, Professora! Em nome da turma, ressalto o quanto importante esses trabalhos desenvolvidos só nos acrescentam, e fazem a gente crescer como alunos, e como pessoas! Sinta-se convidada para conferir o nosso Museu, durante a II SEMANA DE LINGUAGENS!