V SEDOC - Educação para a vida em tempos de pandemia: possibilidades, desafios e experiências no processo de formação docente.
Prezadas/os licenciandas/os, professoras/es e pesquisadoras/es,
O primeiro evento do SEDOC - Seminário de Docência e Contemporaneidade - surgiu como coroamento de um projeto de extensão
(Edital 04/2012 - PROEX/IFRN), cujo escopo foi preparar licenciandos(as) e professores(as) da microrregião do Vale do Assú
para o trabalho com temáticas de Educação Inclusiva. Organizada pela Profª Gisele Penatieri e pelo Prof. Avelino A. de Lima Neto,
a edição de abertura aconteceu em fevereiro de 2013, no Campus Ipanguaçu.
A segunda edição do evento SEDOC, organizado pelas professoras Monalisa Porto e Gisele Penatieri, concentrou-se, por sua vez, na discussão sobre a formação docente no IFRN e ocorreu em maio de 2016, também, no Campus Ipanguaçu. Em 2017, na terceira edição, o evento se tornou internacional por meio da parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier/França. Dessa vez, foi realizado no IFRN – Campus Canguaretama e abordou a temática “Espaços de formação como campos de luta e de resistência”.
Já na sua quarta edição, realizada no ano de 2019, o SEDOC foi sediado pelo IFRN – Campus João Câmara. Nessa ocasião, em que se objetivou discutir acerca da “Formação docente, democracia e tensões ideológicas”, a comunidade acadêmica em decisão coletiva ratificou que o V SEDOC realizar-se-ia no IFRN – Campus Macau, perfazendo assim o movimento necessário de ponte vital do seminário à caminhada itinerante pelas veredas das relações docentes na pesquisa, na extensão e no ensino.
Conforme essa trajetória e os múltiplos cenários complexos do contexto contemporâneo, segundo expõe Morin em Os setes saberes necessários à educação do futuro (2000), em 2020, nosso fazer docente foi impactado de forma surpreendente. Nossas vivências enquanto professores foram afetadas no contexto de uma realidade de pandemia, marcada também por um período de isolamento social atípico, inclusive desencadeou em diversos desafios para a manutenção das atividades docentes nos mais diversos níveis de ensino, tornando-se imprescindível a resistência para a garantia das ações.
Nessa conjuntura pandêmica, a quinta edição, ocorrerá apenas no início de 2022, no período de 15 a 17 de fevereiro de 2022, ainda por meio de plataformas virtuais. Nesse sentido, busca-se com o evento ressignificar as experiências docentes com foco na temática: Educação para a vida em tempos de pandemia: possibilidades, desafios e experiências no processo de formação docente. Com essa direção, em conexões pelos trabalhadores da Educação no ato de esperançar freiriano, o V Seminário de Docência e Contemporaneidade trará à tona palestras, apresentações de trabalhos e mesas-redondas que possam subsidiar reflexões acerca das possibilidades, desafios e experiências no processo de formação docente, compreendendo a educação a partir do seu caráter ético, politécnico, do ensino integral e formação omnilateral.
Tendo em vista, esse horizonte propositivo, em face de desconstruções de paradigmas, o trabalho presente do debate às condições da autorreflexão crítica é tornar oportuna a autoavaliação de abordagens e metodologias, didáticas, problemas, métodos, teorias, saberes, práticas e pesquisas frente aos cenários educativos, seus contextos díspares e correlações em mutação. Assim, o SEDOC torna-se imprescindível como convite para desterritorializar, em conformidade com a noção deleuzo-guattariana*, o pensamento sobre a educação, os espaços fixos de aprendizagem, os territórios das interrelações de ensino à transformação dos educadores(as) que precisam ser inventados(as) para uma educação de quem vive dela, por-, com- e para ela. Não como fim de si mesmo, mas ponte de diferentes cartografias, mapas, memórias, identidades, corpos, linguagens, escritas, vozes, dispositivos, políticas públicas da educação e todo amálgama que lançamos à convocação da ocasião propícia do V SEDOC que enseja as 7 provocações de Morin: 1 – As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; 2 – Os princípios do conhecimento pertinente; 3 – Ensinar a condição humana; 4 – Ensinar a identidade terrena; 5 – Enfrentar as incertezas; 6 – Ensinar a compreensão; e 7 – A ética do gênero humano. Vamos escreviver a educação? A partir dos GTs propostos: (1) Currículo e formação; (2) Didática, práticas pedagógicas e formação docente; (3) Formação Docente: Práticas Profissionais Integradas e Estágio Curricular Supervisionado; (4) Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Diversidade; (5) Políticas Educacionais; (6) Tecnologias Digitais na Formação e na Prática Docente e (7) Educação Profissional: fundamentos epistêmicos.
Nesse panorama, o SEDOC instiga toda comunidade docente da educação básica ao ensino superior e demais interessados abrirem-se para o imenso diálogo entrelaçado por trabalhadores e trabalhadoras da educação. E que de forma profícua possam prestigiar uma programação que tem como intuito fomentar o tempo presente sem “um ponto final na história” de luta e resistência dos/das educadores(as) do Brasil partilhadas em vidas pela complexidade da Educação.
*DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2009. v.1.
PERÍODO DE INSCRIÇÕES COM TRABALHO:
30/11/2021 a 02/02/2022
PERÍODO DE INSCRIÇÕES SEM TRABALHO:
30/11/2021 a 12/02/2022
PERÍODO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS:
30/11/2021 a 02/02/2022
RESULTADO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS AO GT:
31/01/2022
PERÍODO DE AJUSTES DOS RESUMOS:
31/01/2022 a 07/02/2022
DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DOS GT:
10/02/2022
PUBLICAÇÃO DE ANAIS:
13/12/2022
REALIZAÇÃO - V SEDOC:
15 a 17/02/2022
Apresentação cultural
Apresentações orais
Coordenadores dos GTs
INTERVALO
Mesa temática
Pós-Graduação no Campo da Educação Profissional: reflexões e provocaçãoApresentação cultural
Mesa temática
A formação docente em tempos pandêmicos: desafios e perspectivasPalestra de Encerramento
Bioética e educação em tempos de pandemia
Prof. Pablo de Castro Santos (UFRN)
Prof. Leandro Silva Costa (IFRN)
Profa. Kadydja Karla Nascimento Chagas (IFRN)
Aglutina pesquisas em torno da temática do Currículo e sua intersecção com as perspectivas para a Formação Docente na contemporaneidade. Problematiza as mudanças curriculares em face da emergência da Base Nacional Comum – Formação no Brasil. Analisa os eixos da BNC-Formação, destinada a formação inicial e continuada dos docentes, a saber: conhecimento, prática e engajamento. Discute as perspectivas de um currículo para a formação identitária da profissão e atuação do docente em uma escola para a diversidade, multiculturalismo e inclusão.
O Grupo de Trabalho Didática, práticas pedagógicas e formação docente propõe-se a estabelecer diálogos, reflexões e relações, acolhendo trabalhos, relatos de experiências e pesquisas concernentes às questões sobre os saberes didáticos, as práticas pedagógicas e a formação docente em sala de aula ou em ambientes não-formais, bem como produções advindas das experiências de ensino de professores da educação básica e superior, inclusive de práticas e de vivências oriundas no âmbito do contexto da pandemia. Ademais, abarca relatos de formação de professores em formação inicial e continuada, projetos de pesquisa e de extensão, projetos oriundos de iniciação à docência (estágios, PIBID, Residência Pedagógica).
O Grupo de Trabalho Formação Docente: Práticas Profissionais Integradas e Estágio Curricular Supervisionado agrega trabalhos sobre práticas profissionais docentes, sobre o papel do estágio no processo formativo para a docência, bem como sobre saberes e competências necessárias ao fazer docente.
O presente GT se propõe a acolher trabalhos que abordem a temática da educação, sob uma perspectiva inclusiva, bem como discussões que permeiem o campo da diversidade e dos Direitos Humanos. Assim, objetivamos refletir a respeito de políticas educacionais e práticas pedagógicas inclusivas e da diversidade em espaços formais ou informais; acessibilidade, recursos e tecnologias como fator de inclusão socioeducacional; e Formação docente.
Propõe-se promover um diálogo entre os participantes acerca das políticas educacionais, no contexto do neoliberalismo e das transformações econômicas e sociais no Brasil, considerando-se os impactos que as ações políticas têm provocado nos sistemas de ensino federal, estaduais e municipais, por esses afetarem diretamente a organização das escolas, institutos e universidades, bem como o processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis da educação: da educação básica à educação superior, atingindo em maior ou menor grau, de forma deletéria, as distintas realidades regionais do país.
Reflexões sobre a integração entre as Tecnologias e a Educação, culturas digitais, ferramentas digitais na formação docente e no apoio ao ensino, redes e jogos na perspectiva educacional. Tecnologias digitais e metodologias ativas. O professor e as tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.
RESUMO EXPANDIDO
Neurogeneticista e Artista visual. Bióloga (UFRN),
Doutora em Genética (UFRJ) e pós-doutora em Neurociência (Fiocruz-RJ,
Brown University Providence-RI/EUA e Instituto do Cérebro-UFRN).
Atualmente desenvolve pesquisas sobre as bases neurocientíficas do sono,
memória e aprendizagem. Além de neurocientista é desenhista e estudiosa
da arte das Mandalas, abordagem psicanalista de Carl Gustav Jung.
Ministra workshops e palestra sobre Criatividade, Neurociência e Inovação,
e produz diversos tipos de trabalhos artísticos.
Minicurso: Exercitando sua criatividade.
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Função: Currículo e Formação Docente
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Função: Didática, Práticas Pedagógicas e Formação Docente
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Função: Formação Docente: Práticas Profissionais Integradas e Estágio Curricular Supervisionado
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Função: Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Diversidade
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Função: Políticas Educacionais
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Função: Tecnologias Digitais na Formação e na Prática Docente
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Função: Educação Profissional: fundamentos epistêmicos
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SEDOC I e II:
https://eventos.ifrn.edu.br/sedoc/
III SEDOC:
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IV SEDOC:
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