V SEDOC - Educação para a vida em tempos de pandemia: possibilidades, desafios e experiências no processo de formação docente.

APRESENTAÇÃO

Prezadas/os licenciandas/os, professoras/es e pesquisadoras/es,
O primeiro evento do SEDOC - Seminário de Docência e Contemporaneidade - surgiu como coroamento de um projeto de extensão (Edital 04/2012 - PROEX/IFRN), cujo escopo foi preparar licenciandos(as) e professores(as) da microrregião do Vale do Assú para o trabalho com temáticas de Educação Inclusiva. Organizada pela Profª Gisele Penatieri e pelo Prof. Avelino A. de Lima Neto, a edição de abertura aconteceu em fevereiro de 2013, no Campus Ipanguaçu.

A segunda edição do evento SEDOC, organizado pelas professoras Monalisa Porto e Gisele Penatieri, concentrou-se, por sua vez, na discussão sobre a formação docente no IFRN e ocorreu em maio de 2016, também, no Campus Ipanguaçu. Em 2017, na terceira edição, o evento se tornou internacional por meio da parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier/França. Dessa vez, foi realizado no IFRN – Campus Canguaretama e abordou a temática “Espaços de formação como campos de luta e de resistência”.

Já na sua quarta edição, realizada no ano de 2019, o SEDOC foi sediado pelo IFRN – Campus João Câmara. Nessa ocasião, em que se objetivou discutir acerca da “Formação docente, democracia e tensões ideológicas”, a comunidade acadêmica em decisão coletiva ratificou que o V SEDOC realizar-se-ia no IFRN – Campus Macau, perfazendo assim o movimento necessário de ponte vital do seminário à caminhada itinerante pelas veredas das relações docentes na pesquisa, na extensão e no ensino.

Conforme essa trajetória e os múltiplos cenários complexos do contexto contemporâneo, segundo expõe Morin em Os setes saberes necessários à educação do futuro (2000), em 2020, nosso fazer docente foi impactado de forma surpreendente. Nossas vivências enquanto professores foram afetadas no contexto de uma realidade de pandemia, marcada também por um período de isolamento social atípico, inclusive desencadeou em diversos desafios para a manutenção das atividades docentes nos mais diversos níveis de ensino, tornando-se imprescindível a resistência para a garantia das ações.

Nessa conjuntura pandêmica, a quinta edição, ocorrerá apenas no início de 2022, no período de 15 a 17 de fevereiro de 2022, ainda por meio de plataformas virtuais. Nesse sentido, busca-se com o evento ressignificar as experiências docentes com foco na temática:  Educação para a vida em tempos de pandemia: possibilidades, desafios e experiências no processo de formação docente.  Com essa direção, em conexões pelos trabalhadores da Educação no ato de esperançar freiriano, o V Seminário de Docência e Contemporaneidade trará à tona palestras, apresentações de trabalhos e mesas-redondas que possam subsidiar reflexões acerca das possibilidades, desafios e experiências no processo de formação docente, compreendendo a educação a partir do seu caráter ético, politécnico, do ensino integral e formação omnilateral.

Tendo em vista, esse horizonte propositivo, em face de desconstruções de paradigmas, o trabalho presente do debate às condições da autorreflexão crítica é tornar oportuna a autoavaliação de abordagens e metodologias, didáticas, problemas, métodos, teorias, saberes, práticas e pesquisas frente aos cenários educativos, seus contextos díspares e correlações em mutação. Assim, o SEDOC torna-se imprescindível como convite para desterritorializar, em conformidade com a noção deleuzo-guattariana*, o pensamento sobre a educação, os espaços fixos de aprendizagem, os territórios das interrelações de ensino à transformação dos educadores(as) que precisam ser inventados(as) para uma educação de quem vive dela, por-, com- e para ela. Não como fim de si mesmo, mas ponte de diferentes cartografias, mapas, memórias, identidades, corpos, linguagens, escritas, vozes, dispositivos, políticas públicas da educação e todo amálgama que lançamos à convocação da ocasião propícia do V SEDOC que enseja as 7 provocações de Morin: 1 – As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; 2 – Os princípios do conhecimento pertinente; 3 – Ensinar a condição humana; 4 – Ensinar a identidade terrena; 5 – Enfrentar as incertezas; 6 – Ensinar a compreensão; e 7 – A ética do gênero humano. Vamos escreviver a educação? A partir dos GTs propostos: (1) Currículo e formação; (2) Didática, práticas pedagógicas e formação docente; (3) Formação Docente: Práticas Profissionais Integradas e Estágio Curricular Supervisionado; (4) Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Diversidade; (5) Políticas Educacionais; (6) Tecnologias Digitais na Formação e na Prática Docente e (7) Educação Profissional: fundamentos epistêmicos.

Nesse panorama, o SEDOC instiga toda comunidade docente da educação básica ao ensino superior e demais interessados abrirem-se para o imenso diálogo entrelaçado por trabalhadores e trabalhadoras da educação. E que de forma profícua possam prestigiar uma programação que tem como intuito fomentar o tempo presente sem “um ponto final na história” de luta e resistência dos/das educadores(as) do Brasil partilhadas em vidas pela complexidade da Educação.

*DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix.  Mil platôs capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2009. v.1.

CRONOGRAMA

PERÍODO DE INSCRIÇÕES COM TRABALHO:
30/11/2021 a 02/02/2022

PERÍODO DE INSCRIÇÕES SEM TRABALHO:
30/11/2021 a 12/02/2022

PERÍODO DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS:
30/11/2021 a 02/02/2022

RESULTADO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS AO GT:
31/01/2022

PERÍODO DE AJUSTES DOS RESUMOS:
31/01/2022 a 07/02/2022

DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DOS GT:
10/02/2022

PUBLICAÇÃO DE ANAIS:
13/12/2022

REALIZAÇÃO - V SEDOC:
15 a 17/02/2022

PROGRAMAÇÃO

19h – 19h20
Apresentação cultural
20h – 21h
Palestra de Abertura
Educação para a vida em tempos de pandemia: possibilidades, desafios e experiências no processo de formação docente
Profa. Selma Garrido Pimenta (USP)
Profa. Francinaide de Lima S. Nascimento (IFRN)
14h-14h20

Apresentação cultural

14h20-15h50

Apresentações orais


Coordenadores dos GTs

15h50-16h

INTERVALO

16h-18h

Mesa temática

Pós-Graduação no Campo da Educação Profissional: reflexões e provocação
Ana Lúcia Sarmento Henrique (PPGEP-IFRN)
Albino Nunes (POSENSINO-IFRN/UFERSA/UERN)
Diogo Bezerra (PROFEPT-IFRN)
19-19h20

Apresentação cultural

14h-14h20
Apresentação cultural
14h20-15h50
Apresentações orais
Coordenadores dos GTs
15h50-16h
INTERVALO
16h-17h30

Grupos de trabalho

Detalhes
Grupo de trabalho 1
Currículo e formação docente
Detalhes
Grupo de trabalho 2
Didática, Práticas Pedagógicas e Formação Docente
Detalhes
Grupo de trabalho 3
Formação Docente: Práticas Profissionais Integradas e Estágio Curricular Supervisionado
Detalhes
Grupo de trabalho 4
Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Diversidade
Detalhes
Grupo de trabalho 5
Políticas Educacionais
Detalhes
Grupo de trabalho 6
Tecnologias Digitais na Formação e na Prática Docente

Submissão de trabalhos

  • Para submeter trabalho, o participante deverá efetuar o cadastro na “ÁREA DO PARTICIPANTE”. Para alunos/servidores do IFRN, basta inserir, na área inicial do participante, os dados E-mail ou matrícula do SUAP e a senha de acesso ao sistema.
  • Após entrar no perfil pessoal, o participante deverá submeter o(s) trabalho(s) na área “TRABALHOS”.
  • Serão aceitos trabalhos no formato de resumo expandido, com até 4 autores (sendo um deles obrigatoriamente o professor orientador).
  • O resumo expandido deve conter entre 5 (cinco) e 8 (oito) páginas, contando desde a introdução até as referências.
  • Os trabalhos deverão ser enviados em duas cópias distintas, sendo um com a identificação dos autores e o outro não identificado, para que seja realizada a avaliação por revisão “duplo cega”.
  • Serão aceitos apenas trabalhos enviados no formato PDF.
  • Os trabalhos deverão ser enviados dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do evento.
  • Após submetido e avaliado pela comissão científica, o trabalho poderá ser aceito, aceito com restrições ou rejeitado. O resultado será divulgado conforme o cronograma do evento.
  • Para os trabalhos aceitos com restrições, os autores deverão realizar os ajustes sugeridos pela comissão científica e ressubmeter o trabalho no prazo estipulado no cronograma do evento.
  • Serão rejeitados os trabalhos que não estiverem de acordo com a formatação do modelo do evento e não corresponderem a nenhum eixo temático
  • Os trabalhos apresentados irão compor os anais V Seminário de Docência e Contemporaneidade, em meio eletrônico.
  • Quaisquer dúvidas ou solicitações podem ser encaminhadas por e-mail para sedoc@ifrn.edu.br e serão esclarecidas pela comissão organizadora do evento.

RESUMO EXPANDIDO

  • Os trabalhos no formato de resumo expandido devem ser submetidos em um dos seis eixos temáticos do evento, listados abaixo:
    1. Currículo e Formação Docente
    2. Didática, Práticas Pedagógicas e Formação Docente
    3. Formação Docente: Práticas Profissionais Integradas e Estágio Curricular Supervisionado
    4. Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Diversidade
    5. Políticas Educacionais
    6. Tecnologias Digitais na Formação e na Prática Docente
  • Uma descrição dos GTs pode ser vista na seção Grupos de Trabalho da página inicial do V SEDOC.
  • Os trabalhos no formato de resumo expandido deverão conter entre 5 (cinco) e 8 (oito) páginas, de acordo com o modelo e as orientações presentes no arquivo disponibilizado ao lado: Modelo
  • Os trabalhos no formato de resumo expandido deverão ser apresentados de forma síncrona, na forma de comunicação oral em sessões organizadas por eixos temáticos.
  • Caso o trabalho seja aprovado, a apresentação deverá seguir a estrutura no modelo a ser apresentado pela comissão organizadora posteriormente.

Palestrantes

Edições anteriores