Palestrantes

Gustavo Santa Clara Roque da Mata

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003) com Especialização em Educação, Gestão e Políticas Ambientais (UFRPE - 2008). Consultor do Instituto de Genômica e Recursos Florestais (OSCIP IGRF), sendo responsável técnico dos viveiros de mudas nativas da Mata Atlântica e florestais.Entre 2014 e 2015 foi consultor do Banco Mundial, para o programa Pernambuco Rural Sustentável (PRS) vinculado à Secretaria de Agricultura do Govern/PE. |Em 2016 foi consultor da UNIQUE Fazendas (empresa inglesa com o foco na cultura do coco verde o do Neem Indiano, CE); e do SDA para agricultura e educação ambiental no meio rural cearense como apoio ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) na implementação dos sistemas de abastecimento de água, módulos sanitários e Sistemas de reuso de água no âmbito do Projeto de desenvolvimento Rural Sustentável.

Desde 2017 exerce a função de Engenheiro Agrônomo da Autarquia do Território Distrital de Fernando de Noronha.

Dr. Osvaldo Nogueira

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2011), Mestrado em Ciência do Solo, Linha de Pesquisa Manejo e Conservação do Solo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2013) e Doutorado em Ciências, Área de Concentração Engenharia de Sistemas Agrícola pela Universidade de São Paulo - USP/ESALQ (2017). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Reuso de Água, Manejo e Conservação de Solos e Água, Manejo da Irrigação, Hidráulica, Fertirrigação, Salinização de Áreas Irrigadas. Atualmente está lotado no Departamento de Engenharias da UFERSA, Campus Angicos.

Dr. Thiago Azevedo de Oliveira

Técnico em Agropecuária pela Escola Agrícola de Jundiaí – UFRN, graduado em Engenharia Agronômica em 2011 pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA. Pós-graduado, com mestrado e doutorado em Agronomia, pela Universidade Federal Rural do Semiárido, em 2014 e 2017. É Servidor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Apodi. Consultor técnico da FUNCERN na área de Fruticultura.

Dr. Daniel Duarte

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba – Centro de Ciências Agrárias (UFPB/CCA - 1987), com mestrado pela mesma instituição na área de Desenvolvimento e Meio Ambiente- Gerenciamento Ambiental (2003) e doutorado em Recursos Naturais Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - 2008).

Professor Associado III, UFPB, CCA, Areia/PB onde leciona disciplinas de Gestão dos Recursos Naturais e Ambientais, Recursos Naturais Renováveis, Agroecologia, Ecologia do Semiárido, Floricultura e Paisagismo e Coordenador do Módulo de Agroecologia. Vice-Coordenador do Curso de Agronomia UFPB/CCA desde 2017.

Experiência nas áreas de Agronomia/Ecologia, com ênfase em Agroecologia, Silvicultura e Recursos Ambientais, atuando nos temas: Semiárido, Desertificação; Manejo e Ecologia das Caatingas, Sistemas Agroflorestais, Recuperação de Áreas Degradadas, Análise Ambiental, Valoração Econômica de Recursos Ambientais, Adequação Ambiental de Propriedades e Projetos de Assentamento Rurais e Recuperação de Matas Ciliares.

Foi Pesquisador do Instituto do Semiárido (INSA/MCTIC) de 2012 a 2019, e coordenou o Núcleo de Desenvolvimento e Tecnologias Sociais.

Realizou várias consultorias para o Banco Mundial, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Participou como professor e pesquisador da Universidade Camponesa (UniCampo) UFCG/CIRAD.

Ganhou o Prêmio Nordestino de Ecologia (1995), do Prêmio Paraibano de Ecologia (2000), do Prêmio Telmo Araújo - Semiárido (2008) e do Prêmio Gente do Cariri (2013).

É Presidente do Instituto Histórico e Geographico do Cariry Paraibano.

Com o tema Sustentabilidade na Produção Agropecuária no Semiárido, o evento tem como objetivo proporcionar uma rica discussão sobre inovações tecnológicas na agropecuária, e tem como público alvo alunos de cursos técnicos e de graduação, profissionais da área e produtores.

Fabrício Edino Jales Barbosa

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – 1999), atua na área de produção de Forragem e em Sistema Agroecológico e Sustentável, associando a atividade da pecuária em função da busca por Produção de alimentos em sistemas diversos e agroecológicos.

Dr. Nildo da Silva Dias

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura “Luíz de Queiroz” (ESALQ/USP). Em 2014 fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia Riverside, California USA.

Autor de livros: Manejo da salinidade na agricultura irrigada: Estudos básicos e aplicados; Tecnologias sociais e Agricultura Familiar; Pesquisa-ação e a transformação social dos(as) catadores (as) de materiais recicláveis e; AutoCAD na prática: primeiros passos.

Escreve artigos quinzenais para a revista Nossa Ciência na coluna "O mundo que queremos".

Publicou mais de 200 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais na área de manejo de solo e água, Agricultura familiar e Tecnologias sociais de convivência com o semiárido.

Vencedor dos Prêmios: Agência Nacional de Águas (ANA) 2017 na Categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica; I Prêmio ODS Brasil/Agenda 2030 na Categoria Ensino Pesquisa e Extensão e, Menção honrosa no IV Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional.

Kling Dantas

Licenciado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN – 1984) e em Engenharia Agronômica (Agronomia) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB – 1987), com atuação na área de Extensão Rural, Pesquisa, Produção, Comercialização, Exportação e Administração de empresas. EMATER/RO; EMBRAPA/PR; DUNAS AGROP. e FRUTLAND no RN; NOLEN, DENOCS e MERI POB no CE Agrop e RN; e o SEBRAE/ RN, CE, PB e PA.

Dr. Guilherme Ferreira da Costa Lima.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE – 1977), Mestre em Zootecnia em Manejo de Caatinga, também pela UFRPE em 1985 e Ph.D. em Agronomia pela Universidade da Flórida em 1995, com área de concentração em Forragicultura.

Pesquisador da Embrapa desde 1978, inicialmente na UEPAE de Caicó e depois lotado na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte -EMPARN, da qual foi Diretor Presidente.

Experiencias na área de produção de ruminantes, com ênfase em produção, manejo e conservação de pastagens no semiárido nordestino e formação de reservas forrageiras estratégicas, atuando principalmente nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e disponibilização de tecnologias.

Atualmente sua área de atuação é em projetos de pesquisa e desenvolvimento com a palma forrageira irrigada e adensada, em parceria com a UFRPE, IPA, UFRN, UFERSA, Embrapa, SEAPAC, IF-Apodi e, EMATER-RN.

Dr. Eduardo Saldanha

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Solos e Doutor em Agronomia, trabalha atualmente como Agrônomo Sênior na Yara Brasil Fertilizantes, onde ocupa o cargo de Especialista de Desenvolvimento de mercado. Ao longo da vida profissional, planejou, executou e participou de projetos técnicos relacionados à Engenharia Agronômica: Desenvolvimento de fertilizantes, planejamento nutricional de culturas agrícolas (anuais e perenes), pesquisa e investigação científica, experimentação agrícola, metodologias de diagnóstico nutricional, estudos de potencialidade agrícola de solos, nutrição de plantas e fertirrigação.

No cenário Nacional já atuou em diversos estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, por meio de ações de desenvolvimento de mercado, prospecções, assessoria à produtores e suporte técnico em campo. Participa ativamente como instrutor em cursos e programas de treinamentos agronômicos para técnicos de campo e produtores, com destaque para à fertilização de cultivos, solos e fertirrigação. Foi Professor efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), onde ministrou as disciplinas de Fertilidade do Solo e de Nutrição de Plantas, para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.

Dr. Fernando Nicodemos

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), com mestrado em Engenharia Eletrônica e doutorado em Engenharia Mecânica e Aeronáutica, ambos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Desde 2000, têm trabalhado suas habilidades em pesquisa científica e inovação ao se envolver em diversos projetos de cooperação com a indústria.

Em 2006, fundou a empresa de base tecnológica NCB Sistemas Embarcados, onde é o CTO até o momento. Seus principais interesses de pesquisa estão na área de sistemas embarcados, verificação e validação de sistemas críticos, computação embarcada de alto desempenho, sistemas operacionais em tempo real, projeto usando linguagens de descrição de hardware (VHDL) para dispositivos lógicos programáveis (FPGA), inteligência artificial e visão computacional, principalmente os aplicados na agricultura 5.0.

Dr. Tiago Gonçalves Pereira de Araújo

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com mestrado também pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lotado na Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento (UATEC – campus Sumé/PB), desenvolvendo trabalhos na área de Construções Rurais e Ambiência, Produção Animal e Zootecnia de Precisão.

Dr. João Batista Gonçalves Costa Júnior

Graduado na área de zootecnia com foco em zootecnia de precisão e marketing digital e estratégico. É um profissional da produção animal apaixonado e focado em trazer o desenvolvimento e a inovação tecnológica na agropecuária.

Atualmente, atua como Gerente de Marketing e Comunicação na BovExo, com foco na criação de estratégias de comunicação e geração de valor da empresa.

CONTATO
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Apodi
  • (84) 4005-4001
  • sustentagro.webinar@ifrn.edu.br
  • Site institucional