MINICURSOS
1. A PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO COMO PROJETO EMANCIPADOR.
Cláudia Cristina dos Santos Andrade. Doutorado em
Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil.
Professor adjunto da Universidade do Estado
do Rio de Janeiro.
Clique aqui para conferir o resumo desse minicurso
2. APONTAMENTOS PARA UMA ESCRITA BAKHTINIANA:
NA ESCOLA, NA VIDA E NA ACADEMIA, ARTE E
RESPONSIVIDADE.
Marisol Barenco de Mello.
Doutorado em Educação pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro,
Professor Adjunto da Universidade Federal
Fluminense.
Clique aqui para conferir o resumo desse minicurso
3. ESCOLA, LITERATURA E MEMÓRIA: VOZES DA INFÂNCIA.
Clara Loureiro Silva de Carvalho(1);
Inez Helena Muniz Garcia(2) e Laís da Conceição
Santos Belarmino(3). (1)Graduanda em Pedagogia
pela Universidade Federal Fluminense.
Integrante de Grupo de Pesquisa Leitura,
literatura e saúde: inquietações no campo
da produção do conhecimento; (2)Doutorado
em Educação pela Universidade Federal Fluminense,
Brasil. Pesquisadora da Universidade Federal
Fluminense (3)Graduação em Letras (Português/Literaturas)
pela Universidade Federal Fluminense.
Especialização em Literatura Infanto Juvenil (UFF).
Participante do grupo de pesquisa LELIS
(Literatura, leitura e Saúde : Inquietações no campo
do conhecimento. Atualmente, é professora de
literatura brasileira no curso pré- vestibular Resistência.
Clique aqui para conferir o resumo desse minicurso
4. DA REDAÇÃO À PRODUÇÃO DE TEXTOS.
Maria Isabel de Moura.
Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor adjunto
da Universidade Federal de São Carlos.
Clique aqui para conferir o resumo desse minicurso
5. EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIREITO NOSSO, DEVER DO ESTADO.
Setor de Educação do MST RN.
Educadoras e Educador
responsáveis: Cleane Ângelo de Oliveira(1) , Maria
Rosineide Pereira(2), Ramiro Teixeira da Silva
Júnior(3) e Vanusa Macedo. (1)Graduação em
História na Universidade Federal da Paraíba
(2011); atualmente cursa Especialização em
Estudo Latino Americano na Universidade
Federal de Juiz de Fora (2)Licenciatura
plena em História (UFPB) e especialização
em Educação, Trabalho e Movimentos Sociais
(Joaquim Venâncio-Fio Cruz), História e
Cultura Afro-brasileira e Africana (UFRN)
e Educação do Campo (IFRN) e é mestranda
no Curso de Mestrado em Geografia e
Desenvolvimento Territorial da UNESP.
(3)Graduação em Ciências Sociais
(Licenciatura Plena-UFRN/2013),
Especialiação em Educação do Campo
(IFRN/2016), com Mestrado em andamento
em Ciências Sociais (UFRN).
Clique aqui para conferir o resumo desse minicurso
6. GÊNERO DO DISCURSO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
O TEXTO ESCRITO NA SALA DE AULA.
Andréa Pessôa
dos Santos. Doutora em Educação. Professora
Adjunta da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (UERJ).
Clique aqui para conferir o resumo desse minicurso
7. LINGUAGEM, MEMÓRIA E ENVELHECIMENTO.
Marcus
Vinicius Borges Oliveira. Doutor em Linguística.
Prof. Adjunto da Universidade Federal do Bahia.
Clique aqui para conferir o resumo desse minicurso
8. PAU E LATA: UMA PARTITURA DE VIDAS, RITMOS SONS,
CONSTRUÍDA SOB O FOCO DA EDUCAÇÃO MUSICAL E
POPULAR.
Danúbio Gomes da Silva - Mestrado
em Educação pela Universidade Federal do
Rio Grande do Norte. Professor Substituto
da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Clique aqui para conferir o resumo desse minicurso
9. PESQUISA ESCOLAR E PRODUÇÃO DE TEXTOS: DO PROCESSO
DE APROPRIAÇÃO DA PALAVRA ALHEIA.
Lídia Maria Ferreira
de Oliveira. Doutorado em Educação pela Universidade
Federal Fluminense, Brasil. Professor I do Colégio
Estadual David Capistrano, Niterói/RJ.
Clique aqui para conferir o resumo desse minicurso
10. UM ENCONTRO COM BAKHTIN E PARCEIROS.
Valdemir Miotello.
Professor da UFSCar. Doutorado em Linguística.
Clique aqui para conferir o resumo desse minicurso
11. ALFABETIZAÇÕES DE MUNDOS: MÚLTIPLAS VOZES,VASTIDÃO DO MUNDO, SENTIDOS DA VIDA
Ana Felícia Guedes Trindade
Doutora em Educação, com estudos em Potência Humana, Bioantropoética e Autonomia e Pedagogias Transformadoras em Escolas Públicas/PUCRS. Realiza Pós-Doutorado em Filosofias da Diferença em Educação, FACED/UFRGS.
Adriana Tomiello Schönardie
Especialista em Educação de Jovens e Adultos e Educação de Privados de Liberdade (UFRGS). Licenciada em Letras - Habilitação em Português e Licenciaturas da Língua Portuguesa (UNIRITTER).
Clique aqui para conferir o resumo desse minicurso
REALIZAÇÃO E APOIO
 |