NORMAS: TEXTO COMPLETO APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM RODAS DE DIÁLOGOS
1. Título do Eixo Temático: o título do Eixo Temático, escolhido no ato
da inscrição, deverá aparecer em caixa alta, na primeira linha da página,
alinhado à esquerda.
2. Título e subtítulo (se for o caso) do trabalho: na língua do texto,
deverão estar centralizados, em caixa alta, separados por dois-pontos
(:), em negrito, fonte Palatino Linotype, tamanho 12, com espaçamento
simples. Em caso de financiamento da pesquisa que deu origem ao texto,
a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé.
3. Nome/s do/s autor/es (Ex.: José SILVA) deve estar alinhado à margem
direita, na linha imediatamente abaixo do título, em negrito, fonte
Palatino Linotype, tamanho 12, um nome abaixo do outro (caso haja mais
de um/a autor/a). Apenas o último sobrenome de cada autor/a deverá vir
em caixa alta (ex.: José Pereira da SILVA). Em nota de rodapé, especificar:
titulação máxima, filiação institucional e endereço eletrônico, em fonte
Palatino Linotype, tamanho 10, de cada autor/a. (Ex.: Mestre em Matemática.
Prof. da Escola Municipal Maria Aparecida de Carvalho Ferreira.
E-mail: jose.silva@yahoo.com.br.
4. Resumo e palavras-chave: o resumo, que deverá preceder o texto completo,
deve ser na língua do texto e ter, no máximo, 250 palavras em um único
parágrafo, sem recuo na primeira linha, com espaçamento simples e ser seguido
de 3 a 5 palavras-chave para fins de indexação do trabalho, as quais deverão
ser separadas por um ponto.
5. Corpo do texto: a) na introdução, deve-se apresentar o tema do trabalho
e o contexto em que se insere. Também se deve apresentar como a pesquisa
foi realizada, a fim de fundamentar a discussão do tema-problema; b) no
desenvolvimento e em seus subitens, discorre-se sobre a questão envolvida no tema,
recorrendo-se às referências teóricas levantadas durante a pesquisa; c)
as considerações finais tratam do fechamento do tema, ainda que reconhecendo
os limites do próprio trabalho para apontar soluções, podendo-se pontuar
a necessidade de novas investigações.
6. Títulos das sessões: os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados
à esquerda, em caixa baixa (em cada título, apenas a primeira letra deve vir
em maiúscula), em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3 etc.).
Não colocar ponto final nos títulos. Para iniciar o texto da sessão,
deve-se deixar uma linha em branco após seu título.
7. Citações: as citações devem ser feitas de acordo com a norma ABNT NBR
10520:2002 (Citações): a) as citações diretas, no texto, de até três linhas,
devem estar contidas entre aspas duplas (as aspas simples são utilizadas
para indicar citação no interior da citação); b) as citações diretas, no
texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm
da margem esquerda, com letra menor (fonte 11) que a utilizada no restante
do texto, sem as aspas e com espaçamento simples, acompanhadas do autor,
data e página (quando houver) ao final entre parênteses; c) as citações
indiretas são as transcrições livres do texto, isto é, quando usamos
nossas próprias palavras para expor a ideia do autor. Podemos, ainda,
se o trecho for muito longo, interpretar a ideia do autor e fazer
uma síntese. Nesse tipo de citação, não se utilizam aspas; mas o autor,
a fonte e a data de publicação devem ser citados. Não é obrigatório colocar
o número de páginas, mas, se o fizer, deve repetir em todas as outras
citações. Os nomes dos autores só aparecerão em caixa alta quando
estiverem dentro dos parênteses.
8. Notas de Rodapé: devem ser ordenadas por algarismos arábicos (1, 2, 3
etc.), que deverão estar sobrescritos no final da palavra à qual
se refere cada nota.
9. Figuras: se houver, devem estar com seus respectivos títulos e fontes
(títulos na parte de cima e fontes na parte de baixo).
10. Referências bibliográficas: devem ser apresentadas ao final do texto
de acordo com a norma da ABNT 6023.
11. Anexos: se houver, devem aparecer no trabalho depois das referências
bibliográficas. Serão aceitos quando contiverem informação original
indispensável ou que complemente, ilustre e auxilie a compreensão do
texto.
12. Formatação geral e envio: os textos devem apresentar, NO MÁXIMO, 10 páginas,
estar organizados de acordo com as Normas ABNT e apresentar formato .
DOC (Word), conforme template abaixo. NÃO SERÃO ACEITOS TEXTOS EM FORMATO
.PDF. Os textos devem estar formatados com a fonte Palatino Linotype,
tamanho 12, espaçamento simples entrelinhas. As configurações das
margens devem ser 2,5 cm para direita, esquerda, superior e inferior,
em tamanho A4. Após preenchimento do formulário de inscrição e pagamento
da inscrição, os textos deverão ser enviados, COMO ANEXO, RIGOROSAMENTE,
DE ACORDO COM AS NORMAS CONTIDAS NESTAS DIRETRIZES, para o e-mail
bakhtinpaulofreirejc@gmail.com, no período de 13/03 a 07/05/2017,
tendo a mensagem de e-mail o seguinte assunto: nome do primeiro
autor seguido da expressão Caderno de Textos (exemplo: José Silva
– Caderno de Textos).
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE DOS TRABALHOS
REALIZAÇÃO E APOIO
|