Document

SECITEX 2017 – V MOSTRA TECNOLOGIA DO IFRN

PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÃO - RETIFICADA

CHAMADA DE TRABALHOS

A Mostra Tecnológica do IFRN se configura como um evento expositivo que visa apresentar produtos, protótipos e processos inovadores desenvolvidos por estudantes, servidores e demais interessados na temática de inovação e empreendedorismo.

A Mostra permite, ainda, com que todos os presentes na SECITEX conheçam resultados provenientes de pesquisas científicas e/ou ações mercadológicas que incentivem a cultura investigativa e que podem culminar com ativos de propriedade intelectual, industrial e/ou registros de softwares e patentes.

Além disso, garante uma articulação, integração e desenvolvimento de parcerias entre a comunidade acadêmica, empresas e profissionais de ramos distintos, possibilitando troca de experiências entre a sociedade em geral e a tríplice hélice (governo, instituições de ciência e tecnologia e o mercado).

Tipologia do evento

O evento contempla a exposição e divulgação de produtos e tecnologias dos diversos segmentos da pesquisa científica (cultura investigativa, inovação e empreendedorismo), frutos da produção acadêmica e científica do IFRN.

Objetivos e Metas

O objetivo da V Mostra Tecnológica é oportunizar um espaço para exposição e apresentação de propostas (produtos, protótipos, processos ou serviços) de caráter tecnológico inovador, preferencialmente, com a possibilidade de manuseio, construção, montagem, experimentação ou exercício de atividade, elaborados por estudantes em geral, servidores do IFRN, parceiros e/ou patrocinadores do evento.

Específicos

a) estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica de forma acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores;

b) conduzir à sistematização e à institucionalização da pesquisa no ensino médio e profissional de nível técnico;

c) estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade através da pesquisa científica e tecnológica;

d) promover a integração entre os campi, entidades participantes e meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias; e

e) possibilitar aos expositores e professores a integração com colegas de outras localidades, ampliar suas relações e possibilitar o contato com outras culturas.

Metas

a) apresentar protótipos e equipamentos desenvolvidos pelos alunos dos diversos cursos do IFRN;

b) Apresentar produtos que foram desenvolvidos através dos equipamentos disponíveis nos laboratórios do IFRN por meio de disciplinas ou de projetos de pesquisa;

c) verificar potenciais de inovação e geração de patentes; e

d) aproximar os alunos do mercado (projeção de preço, parceria, etc).

RESULTADO DOS TRABALHOS APROVADOS

ORIENTAÇÕES AOS FINALISTAS




Modelos de Resumo Expandido

Regras de Participação

Resumo das Regras gerais de participação

Podem enviar projetos para a V Mostra Tecnológica do IFRN alunos de todas as modalidades de Ensino durante o ano de desenvolvimento e submissão do projeto. Inclui-se, aqui, alunos matriculados no ensino médio para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os projetos devem estar enquadrados em uma das seguintes categorias:

• Engenharias;

• Ciências Agrária;

• Ciências Exatas e da Terra;

• Ciências Biológicas;

• Ciências da Saúde;

• Ciências Sociais Aplicadas;

• Ciências Humanas;

• Artes, Letras e Linguística.

Os projetos podem ser desenvolvidos por um aluno, no caso de um projeto individual, por dois alunos ou no máximo três alunos, com a participação de um adulto orientador e se enquadrar em uma das categorias acima.

A submissão dos projetos é gratuita e deverá ser feita até a data limite publicada no calendário oficial da III SECITEX.