Document

SECITEX 2017 – V SIMPÓSIO DE EXTENSÃO

CHAMADA DE TRABALHOS

O Simpósio de Extensão teve início em 2013 com a finalidade reunir a comunidade acadêmica para discutir as temáticas da extensão no âmbito dos Institutos Federais, tendo como mostrar os ganhos obtidos com os diversos projetos realizados anualmente no IFRN.

O evento com periodicidade anual é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e atualmente faz parte da programação da III Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (SECITEX), que acontecerá em 2017 nos dias 28 a 30 de novembro, na cidade Caicó.

O V Simpósio de Extensão será composto pela submissão de resumos expandidos, com publicação a posteriori nos anais digitais do evento. A apresentação dos trabalhos selecionados se dará predominantemente no formato de pôsteres. Serão disponibilizado estandes para a Mostra de extensão, que pretende destacar determinados trabalhos, os quais incluírem na apresentação outros elementos para demonstração, tais como: produtos, maquetes, protótipos e outros recursos audiovisuais. Na Mostra o pôster será um item opcional.

Os trabalhos serão avaliados por, pelo menos, dois avaliadores, sendo um interno e um externo. Caso o número de trabalhos submetidos seja inferior ou superior a capacidade do evento em alguma das modalidades, poderá ser feito o convite ao autor para troca de modalidade de apresentação. O modelo de submissão dos resumos expandidos está disponível na página do evento e, a seguir, as orientações gerais de formatação.

Categorias de Apresentação

  1. Pôster: resumo expandido a ser apresentado em banner impresso no formato estabelecido pelo evento nos expositores disponíveis.
  2. Mostra: para apresentar o trabalho em estande (com 3m2/por trabalho), os autores devem utilizar outras formas de demonstração do projeto, tais como: produtos, maquetes, protótipos, layouts, entre outras formas audiovisuais. Será disponibilizada uma mesa com aproximadamente 1,5m2. A utilização de um banner é opcional.

PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÕS MOSTRA/ORAIS

APRESENTAÇÕES EM BANNER

NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

RESULTADO DOS TRABALHOS APROVADOS

Modelo FINAL do Artigo

Modelo do Banner

Regulamento Completo

ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO

Item Descrição
Título: Centralizado, letras maiúsculas, negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14.
Área Temática: Identificar em qual área temática o trabalho se insere:

i) Comunicação;

ii) Cultura;

iii) Direitos Humanos e Justiça;

iv) Educação;

v) Meio ambiente;

vi) Saúde;

vii) Tecnologia e Produção;

viii) Trabalho.

Autores: No máximo 5 autores.

As submissões ocorrerão às cegas, ou seja, não haverá identificação dos autores nos trabalhos enviados, apenas na versão final.

Resumo: No máximo 500 caracteres, sem parágrafo e sem citações bibliográficas. Deverá conter: introdução, metodologia e resultados (alcançados ou esperados).
Palavras-chave: Até 5 (cinco) expressões ou palavras que sintetizem o objeto do trabalho e que permitam a posterior localização do resumo em bases de dados.
Abstract:

Incluir a tradução do resumo para a língua inglesa, com a devida revisão linguística e gramatical.

Keywords:

Incluir a tradução das expressões ou palavras chaves utilizadas.

Introdução: Descrever o projeto de extensão e sua importância/relevância. Apresentar o público alvo/beneficiado, os objetivos e as metas do projeto.
Metodologia: Descrever as formas e técnicas que foram/serão utilizadas para executar as atividades previstas no projeto, devendo explicar de forma objetiva como se deu/dará a realização de cada atividade.
Resultados alcançados/esperados e discussões Apresentar os resultados alcançados e/ou esperados e uma breve análise a respeito dos mesmos. Destacar a participação da comunidade e, principalmente os impactos socioeconômicos do projeto. Poderão ser apresentados imagens, gráficos, quadros ou tabelas.
Considerações finais: Explicitar nas considerações finais os aspectos mais importantes alcançados pelo projeto e, se necessário, eventuais sugestões de melhoria para futuros projetos.
Agradecimentos (opcional): Apontar os principais apoiadores do projeto e parceiros.
Referências: Relacionar toda a bibliografia consultada e citada no resumo expandido, conforme as normas da ABNT.

ASPECTOS DA FORMATAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

Aspectos da formatação Descrição
Formato: Papel tamanho A4, margens superior, inferior e direita de 2,5 cm; e a esquerda 3,0 cm; todos os itens e subitens em negrito e centralizados.
Edição do texto:

Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

Espaçamento: 1,5 entre o Título e Autores; 1,5 entre itens e subitens e, no texto, espaçamento simples (padrão do Word para Windows).

Títulos dos Quadros e tabelas: na parte superior dos mesmos, fonte Times New Roman, tamanho 12.

Rodapé dos Quadros: fonte Times New Roman tamanho 10, com espaçamento simples entre as linhas.

Títulos de Figuras: localizadas na parte inferior das mesmas, fonte Times New Roman, tamanho 12.

Trabalho Completo: A extensão máxima para o trabalho completo deve conter entre 4 a 6 páginas. No Word utilizar a aba revisão, contar palavras a fim de verificar o número de caracteres do resumo expandido.
Observações: O conteúdo e formatação nas normas são de responsabilidade dos autores. Os trabalhos deverão obedecer às novas normas gramaticais da Língua Portuguesa em vigor desde 1º de janeiro de 2009.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

ESTRUTURA E CLAREZA DO RESUMO EXPANDIDO Pontuação
Coerência e clareza do conteúdo do resumo expandido quanto a sua estrutura, objetivos e resultados alcançados e/ou esperados. 20 pontos
Elaboração do resumo expandido seguindo as normas do evento, uso adequado da língua portuguesa e dos tópicos (gráficos, tabelas, quadros, figuras, etc.) 10 pontos
ATENDIMENTO ÀS DIRETRIZES DA EXTENSÃO
Envolvimento com a comunidade externa 20 pontos
Relevância para a transformação social, conforme os objetivos e resultados alcançados 20 pontos
Impacto na formação do estudante 20 pontos
Caráter interdisciplinar e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão 10 pontos