Document

SECITEX 2017 – XIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN

CHAMADA DE TRABALHOS

O Congresso de Iniciação Científica do IFRN (CONGIC) é um evento anual, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), tendo como objetivo socializar resultados de projetos e de pesquisas realizadas em seus 21 campi, além de fomentar a realização de ações integradas de pesquisa, ensino e extensão na Instituição.

Contando com uma média de 500 trabalhos desenvolvidos por pesquisadores discentes e docentes da Instituição e de fora dela, o CONGIC busca contribuir com a publicação das produções acadêmicas e técnico-científicas nas mais diversas áreas do conhecimento, estimulando e viabilizando o acesso à informação de maneira democrática e comprometida com a qualidade de seus manuscritos.

Em sua 13ª edição este ano, o evento integra a programação da III SECITEX – Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN, que terá sede no Campus Caicó, com o tema “A Matemática está em Tudo”, em consonância com as comemorações do “Biênio da Matemática 2017-2018” no Brasil. Assim, mais do que nunca, pretende proporcionar aos participantes vivências que estimulem o espírito investigativo, aliado a soluções práticas que envolvam inovação e criatividade, através da pesquisa científica.

PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÕE ORAIS(ARTIGO COMPLETO)

APRESENTAÇÕES EM BANNER (RESUMO EXPANDIDO)

NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS DO CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RESULTADOS


Resultado dos aprovados em trabalhos orais

Resultados dos trabalhos para apresentação em pôster

Normas para submissão dos trabalhos ao CONGIC

A formatação dos artigos a serem submetidos ao CONGIC está disponível no um modelo do evento com todas as instruções para submissão. Além do formato do texto, o(s) autor(es) deverão escolher a área de conhecimento em que o artigo se enquadra.

As submissões ocorrerão às cegas, ou seja, não haverá identificação dos autores nos trabalhos enviados, apenas na versão final.

Modelo de Artigo Completo - Versão FINAL(Modalidade Oral)

Modelo de Resumo Expandido - Versão FINAL(Modalidade Postêr)

Modelo do Pôster

As áreas de conhecimento do XIII CONGIC são as mais diversas devido à multidisciplinaridade das pesquisas nos campi do IFRN. Ao todo são 08 (oito) grandes áreas temáticas das quais são divididas em subáreas como apresentado nas tabelas abaixo.

1. ARTES, LETRAS E LINGUÍSTICA
1.1. Artes
1.2. Letras
1.3. Linguística
2. CIÊNCIAS AGRÁRIAS
2.1. Agronomia
2.2. Ciências e Tecnologia dos Alimentos
2.3. Engenharia Agrícola
2.4. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
2.5. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
2.6. Zootecnia e Medicina Veterinária
3. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
3.1. Biofísica
3.2. Biologia Geral
3.3. Bioquímica
3.4. Botânica
3.5. Ecologia e Meio Ambiente
3.6. Microbiologia
4. CIÊNCIAS DA SAÚDE
4.1. Enfermagem
4.2. Educação Física
4.3. Saúde Coletiva
5. CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
5.1. Astronomia
5.2. Ciências da Computação
5.3. Física
5.4. Geociências
5.5. Matemática
5.6. Química
6. CIÊNCIAS HUMANAS
6.1. Educação
6.2. Filosofia
6.3. Geografia
6.4. História
6.5. Sociologia
7. CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
7.1. Administração
7.2. Arquitetura e Urbanismo
7.3. Comunicação
7.4. Direito
7.5. Economia
7.6. Serviço Social
7.7. Turismo
8. ENGENHARIAS
8.1. Engenharia Civil
8.2. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
8.3. Engenharia de Minas
8.4. Engenharia de Produção
8.5. Engenharia Elétrica
8.6. Engenharia Mecânica
8.7. Engenharia Química
8.8. Engenharia Sanitária

As áreas e subáreas foram constituídas segundo as orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). Algumas subáreas foram omitidas com o intuito de manter as disciplinas mais pertinentes ao escopo científico-tecnológico da Instituição.

O XIII CONGIC terá duas modalidades de submissão de trabalhos:

- Artigos científicos para apresentação oral; e

- Resumo expandido para apresentação em pôster.

Os trabalhos serão avaliados por, pelo menos, dois avaliadores. Serão considerados aptos os trabalhos que obtiverem nota mínima de 60 (sessenta) pontos, de acordo com a análise dos avaliadores.

A quantidade de trabalhos aprovados por modalidade será de acordo com a proporção das submissões por área do conhecimento. Sendo um limite de até 200 resumos expandidos e de até 56 artigos completos, podendo haver remanejamento de vagas entre as áreas do conhecimento para aquelas áreas com maior número de submissão.

Caso o número de trabalhos submetidos seja inferior ou superior a capacidade do evento em alguma das modalidades, poderá ser feito o convite ao autor para troca de modalidade de apresentação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
CRITÉRIO PONTUAÇÃO MÁXIMA
1) Qual pontuação você atribui quanto aos aspectos textuais (linguagem formal, concordância e regência verbais, ortografia, acentuação gráfica e pontuação)? 15
2) Qual pontuação você atribui quanto à estrutura organizacional (título, área temática, autores, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados alcançados/esperados, referências)? 15
3) Qual pontuação você atribui quanto à formatação do texto, normas da ABNT, titulação de tabelas e quadros e extensão máxima? 15
4) Qual pontuação você atribui quanto à relevância, coerência e legitimidade das referências utilizadas? 15
5) Qual pontuação você atribui quanto à clareza dos objetivos? 20
6) Qual pontuação você atribui quanto aos resultados apresentados, no que diz respeito ao alcance dos objetivos propostos? 20