IV PRÊMIO DE EMPREENDEDORISMO INOVADOR

_____________________________________________________________________

Com o objetivo de aproximar o tema de Empreendedorismo Inovador e a expertise das Incubadoras Tecnológicas do IFRN, foi criado em 2015, pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, o Encontro de Empreendedorismo Inovador de Incubadoras (EEII). O evento surgiu em razão das competências do órgão relacionadas a divulgação e apoio à constituição de incubadoras de empresas; implantação de projetos de empreendedorismo, como os ambientes de pré-incubação de ‘hotel de projetos’ e as empresas júniores; e, especialmente, para divulgar e disseminar a cultura do empreendedorismo no IFRN.


Em 2016 o evento foi possível graças ao empenho da equipe da Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) que junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação modificaram a ideia do Encontro para que fosse realizado uma competição em formato de competição ou hackaton que foi então nominado de Prêmio de Empreendedorismo Inovador. No evento reuniram-se todas as incubadoras do IFRN, são elas: ITNC, ITCART, ITEN, ITEXTIL, ITIPAS, ITMO, ITMC, ITRILE em um stand para divulgação das ações de suas incubadas.


O evento teve grande impacto de na comunidade discente que participam em equipes de 4 quatro alunos tendo sido premiados do 1º. e 2º. lugar. Assim o prêmio tem se mostrado de grande relevância para promoção das ações de sensibilização para o empreendedorismo e das atividades das incubadoras. Em 2016 foram entregues notebooks, em 2017 foram feitas visitas técnicas ao Porto Digital e em 2018 uma viagem a São Paulo para visitar o CUBO


O Prêmio de Empreendedorismo Inovador constitui-se numa competição que estimule a participação de alunos em etapas de treinamento e avaliação conjunta para o desenvolvimento de um produto que possa ser utilizado no mercado local ou fora dele. Em conjunto com a competição se faz necessário um ambiente adicional para congregar o movimento de incubadoras e seus produtos. São eles, gestores e membros das equipes de incubadoras, empreendedores e empresários, pesquisadores com projetos de tecnologias aplicadas à inovação, entusiastas e a comunidade em geral. Esse ambiente vem tornar público os casos empresariais de sucesso das empresas incubadas ou já graduadas, assim como serve para estabelecer mecanismos de diálogo e de troca de conhecimentos e informações entre os integrantes e as entidades parceiras do ecossistema estadual de empreendedorismo inovador.