I APRENDER

____________

O I APRENDER faz parte da programação da V SECITEX – Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN, que em sua 15ª edição, integra em sua programação, a temática da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Pretende promover junto aos participantes, a cultura da Inovação e Sustentabilidade, estimulando o processo de aprendizagem, respeitando a multidisciplinaridade do ensino, da pesquisa e extensão do IFRN, considerando assim os mais diversos temas vinculados ao escopo científico-tecnológico institucional.


Assim sendo, a programação do I APRENDER inclui minicursos e oficinas, voltados para as mais diversas áreas de conhecimento. Ao todo, são 08 (oito) grandes áreas temáticas que correspondem ao escopo científico-tecnológico institucional: Artes, Letras e Linguística; Ciências Agrárias; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra.


O evento é destinado a estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, servidores, contratados, enfim, a toda comunidade acadêmica do IFRN e de outras instituições de ensino. Também é extensivo aos parceiros, patrocinadores do evento e comunidade em geral.


O I APRENDER contempla a oferta de minicursos e oficinas, que são eventos de curta duração, que buscam distintas abordagens sobre os mais diversos assuntos, considerando as definições abaixo.


1.1 Minicursos

São eventos de curta duração que visam PROFISSIONALIZAR, ou seja, ensinar conteúdos que os participantes possam colocar em prática e utilizar o conhecimento profissionalmente. Os ministrantes deverão focar numa área de interesse específica, e possuir uma proposta pedagógica teórico prática, que leve os participantes a refletirem sobre o tema tratado, como também a realizarem alguma atividade prática em relação ao assunto. O propósito é dar uma introdução para que o participante possa dar continuidade fora da sala de aula. Pode servir também para aperfeiçoar o conhecimento de quem já domina o assunto, mas quer uma especialização maior. Os minicursos deverão ser programados em 1 ou 2 encontros, com carga horária total de 4h e 8h, respectivamente. O número de inscritos deverá ser fixado em 30 participantes.


1.2 Oficinas

São eventos de curta duração que tem o objetivo de ENSINAR UMA TÉCNICA, ou seja, mostrar na prática, como essa técnica funciona, como pode ser aplicada, e os participantes, ao final do processo, devem saber como colocar em prática tudo o que aprenderam. Os ministrantes deverão focar numa área de interesse específica e possuir numa metodologia de trabalho que prevê uma produção coletiva, com a finalidade de promover o aprendizado compartilhado. As oficinas deverão ser programadas em 1 ou 2 encontros, com carga horária total de 4h e 8h, respectivamente. O número de inscritos deverá ser fixado em 26 participantes.


1.3 Cronograma para Submissão, Avaliação e Inscrição
  • Período de submissão das propostas de Minicursos e Oficinas: 24/07/2019 à 12/08/2019
  • Data limite para envio da proposta ajustada, se necessário: 19/08/2019
  • Homologação das propostas aprovadas e divulgação da grade de horários dos Minicursos e Oficinas: 26/08/2019
  • Período de inscrição dos congressistas nos Minicursos e Oficinas: 01/09/2019 à 16/10/2019
Secitex 2019
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte / Campus Mossoró
Rua Raimundo Firmino de Oliveira, 400 - Conj. Ulrick Graff - Mossoró-RN CEP: 59.628-330
E-mail: copein.mo@ifrn.edu.br
Telefone:(84) 3422 2666 (ramal - 2666)

Quantidade de visitantes: 88679