>> Apresentação dos Grupos de Trabalho

>> Submissão de trabalhos

>> Comitê Organizador


 

GT. Línguas estrangeiras modernas e a sua vivência em sala de aula

A proposta deste grupo de trabalho é discutir experiências e pesquisas científicas em andamento ou finalizadas na área do ensino e aprendizagem de línguas e literaturas estrangeiras modernas (inglês e espanhol), aspectos culturais de comunidades anglófonas, espanholas e/ou hispano-americanas, bem como trabalhos de análise literária que discutam e/ou dialoguem com os conceitos de clássico e popular no ensino e na literatura inglesa e espanhola.
Coordenador/Chair:
Comitê Científico:
Prof.ª Ma. Marta Jussara Frutuoso da Silva
Prof.ª Ma. Keyla Maria Frota Lemos

Voltar ao topo ⇑


 

GT. Literatura e Ensino

Para o GT Literatura e Ensino, aceitaremos trabalhos que analisem obras literárias clássicas ou populares em língua portuguesa, a partir de diferentes perspectivas teóricas, como também aqueles que reflitam sobre o ensino de literatura em língua portuguesa, com ênfase nas experiências desenvolvidas para abordagem de gêneros literários clássicos e populares, no âmbito do Ensino Médio, focalizando, primordialmente, o letramento literário. Salientamos que, nessa perspectiva, a leitura e a reflexão sobre os gêneros literários não estão atreladas, obrigatoriamente, ao ensino da historiografia literária, mas às especificidades e às temáticas presentes na materialidade discursiva, que permitem aos sujeitos uma vivência mais aproximada com a linguagem inerentemente polissêmica da literatura.
Coordenador/Chair:
Comitê Científico:
Prof.ª Ma. Débora Katiene Praxedes Costa Morais
Prof. Me. Marcos Paulo de Azevedo
Prof. Me. José Marcos Rosendo de Souza
Prof. Dr. Marcelo Medeiros da Silva
Prof. Dr. José Helder Pinheiro Alves
Prof.ª Dra. Aldinida de Medeiros Souza
Prof.ª Ma. Aluska Silva Carvalho
Prof. Dr. Pedro Fernandes de Oliveira Neto

Voltar ao topo ⇑


 

GT. Performance, linguagem corporal e expressão musical

Neste Gt, são esperados trabalhos que analisem a Performance em sua complexidade e nas suas relações sociais e culturais de forma teórico-conceituais. No campo da performance, os estudos devem objetivar a temática da história cultural, performance artística, performance corporal e dança, bem como, propostas de análise que tratem de estudos que envolvem a relação da temática das performances com os processos educativos. Além disso, neste espaço, são aguardadas também análises que envolvam a expressão da cultura através da música, inclusive músicas clássicas e/ou populares e a música como forma de expressão na educação.
Coordenador/Chair:
Comitê Científico:
Prof.ª Dra. Larissa Ferreira Regis Barbosa
Prof. Me. Almir Tavares da Silva
Prof. Me. Eduardo Machado dos Santos
Prof. Me. André Luiz Rodrigues Bezerra
Prof. Me. Artur Fabiano Araújo de Albuquerque
Prof.ª Ma. Maria Ione da Silva
Prof. Me. Marcos Antônio da Silva

Voltar ao topo ⇑


 

GT. Memória, identidade e linguagens

Memória, identidade e linguagens são eixos temáticos que estão estreitamente ligados entre si, numa relação dialética e indissolúvel, que se manifesta nas diversas interações entre os sujeitos, bem como em suas práticas. Desse modo, o presente GT se propõe a ser um espaço plural de discussões que envolvam pesquisadores internos e externos ao IFRN, dos mais variados níveis de ensino (médio, graduação e/ou pós-graduação). Os trabalhos propostos devem trazer abordagens no âmbito da memória e identidade em diálogo com a cultura, a sociedade e seus múltiplos discursos, voltados aos seguintes temas: perfis identitários e diversidade; discurso midiático; novas mídias sociais; indústria cultural; tradição oral; memória e identidade na literatura erudita e popular e memória, identidade e ensino.
Coordenador/Chair:
Comitê Científico:
Prof. Me. Jocenilton Cesário da Costa
Prof. Me. José Gevildo Viana
Prof. Me. Francisco Carlos de Lucena
Prof. Me. Julimar Pereira de França

Voltar ao topo ⇑


 

GT. Linguagem e tecnologia

Neste Gt, espera-se construir um espaço de discussão para trabalhos que sejam voltados para uma relação entre linguagem e tecnologia, no que se refere à vivência das possibilidades educativas em sala de aula com os suportes das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse sentido, parte-se do entendimento de que a linguagem assume uma visão bastante ampla e, enquanto tal, relaciona-se com o próprio universo tecnológico e os meios cada vez mais insurgentes de comunicação. Assim, é possível, por exemplo, recuperar a noção de gênero textual e gênero literário em produções vivenciadas na sala de aula que fazem interação com as TIC´s, produzindo o diálogo desejado neste grupo. Dessa maneira, tanto trabalhos que versem sobre experiências em sala de aula que envolvem o universo da tecnologia quanto propostas de uso das TICs como ferramentas educacionais são esperados neste GT, como uma forma de, inclusive, possibilitar discussões sobre a temática do evento e, assim, problematizar as noções de clássico e popular.
Coordenador/Chair:
Comitê Científico:
Prof. Me. Diego Rocha Lima
Prof. Me. Thiago Reis da Silva
Prof. Me. Sebastião Emidio Alves Filho

Voltar ao topo ⇑


 

Comitê Organizador

Prof. Ma. Ana Cristina Pinto Bezerra
Prof. Me. Carlos Fran Ferreira Dantas
Prof. Me. Netanias Mateus de Souza Castro

Voltar ao topo ⇑