Skip to main content

Heroínas da vida real

“Era uma vez uma princesa asteca, que pintava as tristezas da vida com as cores da imaginação […]” “Em um tempo muito distante, havia também uma princesa guerreira que lutava pela independência do seu povo […]”, “Em um reino não tão distante, viveu uma bela rainha muito amada por seus súditos, aos quais denominava carinhosamente de “meus descamisados” […]”. Não, essas heroínas não saíram de nenhum livro de contos de fadas, muito pelo contrário, elas foram inseridas em um.

Por muito tempo, as narrativas encantadas nos apresentaram a imagem heroica da mulher como uma jovem bela, dócil e frágil. No entanto, encontramos na história das civilizações exemplos de várias mulheres que foram protagonistas de suas próprias histórias de vida pela beleza de sua personalidade, pela luta incessante por justiça e igualdade para todos, ou ainda, pela batalha travada contra os infortúnios da existência humana. Elas foram pintoras, militares, poetisas, religiosas, lideres políticas, cantoras… enfim, elas foram e são heroínas da vida real!

Inspirado nas biografias encantadoras de Frida Kahlo, Eva Perón, Juana Azurduy, Violeta Parra, Gilda, Sor Juana de la Cruz, Alfonsina Storni, tem sido desenvolvido no 3º ano do curso integrado em Zootecnia atividades de construção de contos maravilhosos baseadas na vida e obra dessas ilustres personalidades que inspiram a construção de novos perfis femininos para os contos do gênero maravilhoso.

Apresentação de biografias de personalidades femininas hispânicas: Alfonsina Storni e Frida Kahlo.

O trabalho está sob orientação da professora de Língua Espanhola Helena Fernandes e terá como resultado final uma exposição temática sobre uma dessas personalidades hispânicas durante a III Semana de Linguagens. Uma das etapas do projeto foi a apresentação de seminários sobre as biografias das heroínas hispânicas, realizada nos dias 13 e 19 de janeiro. Os seminários consistiram na apresentação das biografias elaboradas pelas equipes de alunos, seguida pelo debate acerca das apresentações e escolha da nossa heroína hispânica homenageada.

Violeta Parra, Evita Perón e Juana Azurduy. O que há em comum entre elas? Todas são heroínas da vida real!

Uma cantora e uma religiosa: Gilda e Sor Juana de la Cruz.

Debate acerca das biografias apresentadas.

E você, está curioso para saber qual dessas grandes mulheres será homenageada na edição deste ano da Semana de Linguagens? Então, acompanhe a nossa programação e venha nos visitar!

Concurso: de volta ao B612

Você já leu O Pequeno Príncipe? Esta obra clássica da literatura é alvo de releitura em vários cenários, como produções cinematográficas, animações, apresentando quase 250 versões. Tal obra de Antoine de Saint-Exupéry possibilita muitas interpretações e possui diversas frases marcantes as quais ainda são bastante lembradas. Você provavelmente já deve está pensando em alguma agora.

Pensando nisso, propomos a você adentrar neste universo mais uma vez e criar uma frase sobre a obra, uma reflexão sobre o mundo sonhado por Saint-Exupéry a ser exposta nos comentários dessa postagem. O criador da frase que mais se aproximar deste objetivo será premiado com um kit referente à obra.

Cada candidato concorrerá com apenas uma frase sobre a obra.

Portanto, volte ao B612 e deixe sua mensagem aqui!

 

 

 

O Futebol no Videogame

A partir da divulgação do futebol, nota-se que inúmeros grupos sociais brasileiros possuem uma paixão por esse esporte e, ainda, que muitos brasileiros idolatram futebolistas; tem vontade de tornar-se “o novo Pelé” ou ser como outros famosos jogadores. Essa aspiração era algo considerado impossível até o surgimento de alguns jogos eletrônicos, como os consoles, que proporcionam às pessoas transfigurar-se como todos os jogadores de um time, ao mesmo tempo.

A primeira geração dos consoles se iniciou em 1972, com o Magnavox Odyssey; em 1982 o Atari 5200 acabou sendo um sucesso mundial pelo seu famoso jogo chamado “Asteroid”; em 1990, a Nintendo lançou o Super Nintendo que possuía um jogo de futebol chamado Fifa Soccer 96; em 1994, a Sony lançou o famoso PlayStation que contém jogos como de “Winning Eleven”; em 2001, a Microsoft lança o Xbox que, atualmente, proporciona a maioria destes jogos de futebol modernos e, por último, temos o Pro Evolution Soccer 2017. A figura abaixo mostra a primeira geração até a sétima, com os consoles mais importantes:

Fonte: Jogamus

Dessa forma, com a evolução dos consoles a performance gráfica foi melhorando até chegar a atual, como pode ser observada na imagem a seguir:

Fonte: Outerspace

Versão do FIFA 2017, na imagem abaixo:

Fonte: TecnoMundo Games

Os jogos, começaram a melhorar toda a sua performance gráfica como, também, a parte física do console para atender as necessidades do público. Por conseguinte, os jogos de futebol acabaram parecendo-se mais com a realidade. A partir desta evolução, alguns jogos mais antigos, acabaram classificando-se como clássicos por causa que marcaram a história dos Vídeo Games; já os jogos atuais são considerados, por muitos, como jogos populares. E para você, entre o Bomba Patch e o PES, qual é o melhor? E eles são clássicos ou populares? Comente abaixo. Participe!

⊗ Produzido por Lucas Eduardo, Edilson Marinho e Weslley Alves (discentes do 2° ano de informática).

Redescobrindo o clássico: processo competitivo – O Pequeno Príncipe

A clássica obra de Saint-Exúpery ganhou uma nova vida com o processo competitivo realizado na turma do 1° ano do técnico integrado em informática. Os alunos foram inseridos em um ambiente novo, no qual foram instigados a estudar o livro com o objetivo de interpretar o texto e criar questões para serem utilizadas durante a competição.

O “Quiz do Pequeno Príncipe” ocorreu no dia 23/12/2016 e, com a orientação de alguns professores Carlos Fran, Ana Cristina, Sabrina Guedes e Lucifrance Figueiredo, a turma foi dividida em vários grupos que foram nomeados pelos próprios alunos. Os grupos foram:

Os linguísticos
Unicórnios Perdidos
Metamorfose
Os homens Bombas
Os Repetentes
Pena de Pato
Escritores da Liberdade
Teoria

O jogo foi dividido em etapas, algumas contendo fases eliminatórias, resultando no grande campeão. Cada fase possuía um novo objetivo e desafios para a equipe, sempre contendo perguntas que os próprios alunos retiraram do texto.

De uma forma geral as equipes mostraram-se interessadas competitivamente durante o processo, demonstrando um grande engajamento participativo, o que proporcionou a todos uma vivência diferenciada na literatura.

Os grandes campeões do Quiz foram os integrantes da equipe “Os Repetentes”, segue abaixo a tabela de pontuação dos outros grupos:

(tabela da classificação final)

Os repetentes
Metamorfose
Unicórnios Perdidos
Os linguísticos
Teoria
Os Homens Bomba
Escritores da Liberdade
Pena de Pato

Acompanhe nossas postagens e participe, comentando sobre as atividades do evento!

Qual a sua versão favorita do Counter Strike?

O jogo Counter Strike, ou CS, é conhecido pela grande maioria dos jovens-adultos da atualidade, por conta da possibilidade que eles tiveram de desfrutar de seu primeiro contato com os videogames a partir desse jogo e consequentemente, de se tornarem os famosos Gamers (fãs de videogames).

A popularização dos jogos FPS(do inglês First-Person Shooter) que significa, em português, Tiro em Primeira Pessoa, com Multiplayer Online foi um dos principais feitos do Counter Strike, fazendo com que ele conseguisse se tornar um fenômeno mundial, mesmo sendo apenas um Mod (uma alteração do conteúdo de um jogo com o objetivo de fazê-lo operar de uma maneira diferente) de outro jogo, o Half Life, sendo, desse modo, um Mod único por conseguir tornar-se mais popular do que o jogo usado como base para criá-lo.

Ao conseguir a legião de fãs que Counter Strike conseguiu, este não somente estimulou o aumento de fãs para jogos de outras franquias, como também conseguiu se estabelecer como uma franquia de grande importância na indústria dos videogames. Lançando diversas novas versões e posteriormente novos jogos como Counter Strike: Source e Counter Strike: Global Offensive, que ainda conseguiram atrair um excelente número de jogadores mesmo após quase uma década do seu lançamento.

Screenshot do CS: Global Offensive / Fonte: counterstrike.wikia.com/

O que eternizou o Counter Strike e o tornou um clássico dos videogames que é atualmente, foi a sua versão 1.6 sem o uso de patches (pequenas modificações). Lançada em setembro de 2003, esta foi a versão que imortalizou o jogo para seus fãs e até hoje, após mais de dez anos do seu lançamento, é jogada por muitos e continua sendo utilizado em centros de muitas competições profissionais e amadoras.

Além disso, Counter Strike apresentou à comunidade de jogadores e às produtoras de jogos a importância da colaboração entre produtora e os fãs que podem se tornar desenvolvedores MOD de uma excelente qualidade como o próprio Counter Strike e Patches que acrescentam conteúdos e funções interessantes ao jogo, que podem tornar-se bastante populares entre os jogadores. Os Patches são utilizados para corrigir bugs e vulnerabilidades que podem existir no software, além disso, pode ser usado para melhorar a usabilidade e o desempenho do jogo. As Patches mais utilizadas pelos fãs do jogo Counter Strike são as V23, V33, V26 e a famosa Warzone, que têm como objetivo melhorar o jogo corrigindo bugs, mudar mapas, ou melhorar servidores.

Screenshot do CS 1.6 / Fonte: megatopico.com

E você, qual a sua versão preferida? Responda a nossa enquete…

Qual a sua versão favorita do Counter Strike?

  • A Versão Clássica: 1.6 sem patch (47%, 7 Votos)
  • A Versão 1.6 com a patch Warzone (40%, 6 Votos)
  • A Versão 1.6 com a patch V23 (7%, 1 Votos)
  • A Versão 1.6 com a patch V33 (7%, 1 Votos)
  • A Versão 1.6 com a patch V26 (0%, 0 Votos)

Total de Participantes:: 15

Carregando ... Carregando ...

Uma Breve História e Evolução dos Jogos FPS

FPS é um termo que refere-se a uma sigla para a expressão em inglês: First-Person Shooter, que traduzido para português recebe o significado de Tiro em primeira pessoa. Esse termo refere-se a um dos subgêneros mais antigos dos vídeo games e um dos que possuem maior número de fãs e jogadores casuais.

O jogo de tiro em primeira pessoa é caracterizado por apresentar ao jogador o que seria a visão do personagem do jogo apresentando a arma do personagem no campo de visão, ou não.

Visão característica de um jogo FPS / Fonte: sickchirpse.com

O gênero de tiro em primeira pessoa não possui uma origem muito clara e dois jogos, ambos lançados para computadores e em 1974, disputam o posto de primeiro jogo de FPS: o jogo Maze War, um jogo em que o jogador encontrava-se em um labirinto e ganha pontos ao acertar um oponente; e Spasim que colocava o jogador no espaço e este tinha que eliminar os outros jogadores que eram naves espaciais. Estes dois jogos criaram conceitos que até hoje são base para a produção de FPS como a apresentação de avatares humanos (Maze War) e jogos em equipes (Spasim).

Jogo Spasim / Fonte: giantbomb.com

Jogo Maze War / Fonte: old-computers.com

Após isso, foram lançados diversos outros jogos e iniciou-se a popularização de jogos FPS como o jogo Wolfenstein 3D, ou o jogo Doom, que popularizaram o gênero e serviram de base para produção de outros jogos FPS, como: Nuke Dukem 3D, Blake Stone, The Terminator: Rampage, e o mais famoso dentre eles o Half-Life.

Screeshot dos Jogos: Doom (à esquerda) e Wolfenstein 3D (à direita) / Fonte: shinynewcartridge.com

O Half-Life, foi o jogo baseado em Doom que conseguiu ter melhor desempenho econômico e impacto social. Além disso, o jogo foi o motivador e base para a criação do jogo Counter Strike, um dos FPS mais famosos de todos os tempos que concretizou a importância do FPS na indústria de Vídeo Games.

Após o lançamento do Counter Strike, os FPS se tornaram maioria na indústria de Vídeo Games e começaram a melhorar não somente graficamente, mas, também melhoraram sua jogabilidade e iniciaram um estilo de jogos FPS que apresentam, assim como Half-Life, uma história e dão bastante ênfase a mesma.

Clássicos ou populares, jogos FPS fazem parte da história de muitos adultos, jovens e crianças. E nós estamos interessados em saber quais fazem parte da sua história. Comente abaixo quais os jogos você considera clássicos e quais eram os populares no auge da sua carreira gamer 😉

por Lisandra Melo.

Luz, Câmera, Ação… Gravando!

Quem nunca viu Marion Crane sendo assassinada no banheiro, por um ataque de “Psicose”? Ou então “cantou na chuva” com Gene Kelly, no ano de 1952? Certamente, você deve ter ouvido falar no “Poderoso Chefão” Don Vito Corleone, né? Talvez, tenha até se encantado com o Império Galáctico dominado por Darth Vader em meio a uma “Guerra nas Estrelas; ou então caído na gargalhada com Charles Chaplin em seus “Tempos Modernos”. Mas com certeza, você vibrou com o tórrido romance entre Rose e Jack, enquanto o “Titanic” afundava.

Todos eles fazem partes de grandes filmes do cinema mundial, e todo mundo gosta de se entreter no Cinema…Da pipoca, das histórias, das cenas! E são essas cenas que, muitas vezes, tornaram grandes filmes em “clássicos” da sétima arte.

Esse conceito de o que faz algo se tornar clássico foi debatido pela turma do 1° ano de Biocombustíveis Integrado, em grupos. O que antes boa parte dos alunos achava que, para ser clássico, precisa ser algo antigo, revelou, a partir da leitura e discussão por parte dos alunos do texto de Ítalo Calvino, o quanto amplo pode ser o conceito de Clássico tanto dentro da literatura, como dentro da indústria cinematográfica.

Essas conversas resultarão em produções de releitura de cenas de filmes clássicos, que serão apresentados pelos alunos, para a construção de um “Cinema” diferente dentro da III Semana de Linguagens. Vocês poderão, ainda, entender melhor o conceito de clássico em outros âmbitos, sendo discutido durante as apresentações do evento.

Continue acompanhando as informações dessa “grande produção” através do blog Cult e opine aqui abaixo nos comentários que filme você considera um clássico. Participe!

Por Renildo Rene