Quem nunca viu Marion Crane sendo assassinada no banheiro, por um ataque de “Psicose”? Ou então “cantou na chuva” com Gene Kelly, no ano de 1952? Certamente, você deve ter ouvido falar no “Poderoso Chefão” Don Vito Corleone, né? Talvez, tenha até se encantado com o Império Galáctico dominado por Darth Vader em meio a uma “Guerra nas Estrelas; ou então caído na gargalhada com Charles Chaplin em seus “Tempos Modernos”. Mas com certeza, você vibrou com o tórrido romance entre Rose e Jack, enquanto o “Titanic” afundava.

Todos eles fazem partes de grandes filmes do cinema mundial, e todo mundo gosta de se entreter no Cinema…Da pipoca, das histórias, das cenas! E são essas cenas que, muitas vezes, tornaram grandes filmes em “clássicos” da sétima arte.

Esse conceito de o que faz algo se tornar clássico foi debatido pela turma do 1° ano de Biocombustíveis Integrado, em grupos. O que antes boa parte dos alunos achava que, para ser clássico, precisa ser algo antigo, revelou, a partir da leitura e discussão por parte dos alunos do texto de Ítalo Calvino, o quanto amplo pode ser o conceito de Clássico tanto dentro da literatura, como dentro da indústria cinematográfica.

Essas conversas resultarão em produções de releitura de cenas de filmes clássicos, que serão apresentados pelos alunos, para a construção de um “Cinema” diferente dentro da III Semana de Linguagens. Vocês poderão, ainda, entender melhor o conceito de clássico em outros âmbitos, sendo discutido durante as apresentações do evento.

Continue acompanhando as informações dessa “grande produção” através do blog Cult e opine aqui abaixo nos comentários que filme você considera um clássico. Participe!

Por Renildo Rene