A mesa redonda com título “Um debate sobre a polêmica existente entre currículo e ensino no tratamento das questões do clássico e do popular” será composta por Hélder Pinheiro (UFCG), Aldinida Medeiros (UEPB), Aluska Silva Carvalho e Pedro Fernandes (UFERSA/Mossoró), com mediação do Prof. Clériston (IFRN Campus Apodi).

José Hélder Pinheiro Alves — Graduação em Letras – Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestrado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil e literatura de cordel. É membro do GT Literatura e ensino da ANPOLL

Aldinida de Medeiros Souza — Leciona Literatura Portuguesa na Universidade Estadual da Paraíba. Pós-doutorado na Universidade de Coimbra sob supervisão do Professor Doutor Carlos Reis e da Professora Doutora Cristina da Costa Vieira. Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual da Paraíba (Campus III). Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos estudos sobre romance, personagem romanesca, estudos de género e literatura da Idade Média (prosa).

Aluska Silva Carvalho — Professora substituta de Literatura Brasileira e Prática de Ensino de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande e professora da Escola Técnica Redentorista. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande sendo Bolsista REUNI pela mesma IES atuando em estágio docência nas disciplinas Prática de Ensino de Literatura, Literatura Brasileira I e Poesia Brasileira I. Leciona disciplinas de Metodologia da Pesquisa/Monografia e Metodologia Científica em pós graduações de universidades privadas de Campina Grande. Na graduação, foi monitora em Teoria Literária por dois semestres e atuou por três anos no Programa de Educação Tutorial (PET). Leitora Especialista (2009-2011) da Coleção Leituras Introdutórias em Linguagem, publicada pela Editora Cortez (São Paulo). Interessa-se por pesquisas relacionadas à Área: Letras / Subárea: Literatura e Ensino

Pedro Fernandes de Oliveira Neto — Professor na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA); Doutor em Estudos da Linguagem com área de concentração em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGeL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); e Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras e Artes (FALA) por essa mesma instituição. Coordena o Grupo de Estudos do Romance; é membro do Grupo de Estudos Críticos da Literatura (GECLIT). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Literaturas de expressão portuguesa, Literatura Comparada e Teoria Literária. Foi editor do pequeno jornal Trabuco e atualmente coedita a Revista de Estudos Saramaguianos e o caderno-revista 7faces. É autor de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago (ensaio acadêmico, Editora Appris, 2012) Sertanices (poesia, inédito) e do e-book Palavras de pedra e cal (poesia, edição independente

Event Timeslots (1)

Dia 10
-
Auditório