“Era uma vez uma princesa asteca, que pintava as tristezas da vida com as cores da imaginação […]” “Em um tempo muito distante, havia também uma princesa guerreira que lutava pela independência do seu povo […]”, “Em um reino não tão distante, viveu uma bela rainha muito amada por seus súditos, aos quais denominava carinhosamente de “meus descamisados” […]”. Não, essas heroínas não saíram de nenhum livro de contos de fadas, muito pelo contrário, elas foram inseridas em um.

Por muito tempo, as narrativas encantadas nos apresentaram a imagem heroica da mulher como uma jovem bela, dócil e frágil. No entanto, encontramos na história das civilizações exemplos de várias mulheres que foram protagonistas de suas próprias histórias de vida pela beleza de sua personalidade, pela luta incessante por justiça e igualdade para todos, ou ainda, pela batalha travada contra os infortúnios da existência humana. Elas foram pintoras, militares, poetisas, religiosas, lideres políticas, cantoras… enfim, elas foram e são heroínas da vida real!

Inspirado nas biografias encantadoras de Frida Kahlo, Eva Perón, Juana Azurduy, Violeta Parra, Gilda, Sor Juana de la Cruz, Alfonsina Storni, tem sido desenvolvido no 3º ano do curso integrado em Zootecnia atividades de construção de contos maravilhosos baseadas na vida e obra dessas ilustres personalidades que inspiram a construção de novos perfis femininos para os contos do gênero maravilhoso.

Apresentação de biografias de personalidades femininas hispânicas: Alfonsina Storni e Frida Kahlo.

O trabalho está sob orientação da professora de Língua Espanhola Helena Fernandes e terá como resultado final uma exposição temática sobre uma dessas personalidades hispânicas durante a III Semana de Linguagens. Uma das etapas do projeto foi a apresentação de seminários sobre as biografias das heroínas hispânicas, realizada nos dias 13 e 19 de janeiro. Os seminários consistiram na apresentação das biografias elaboradas pelas equipes de alunos, seguida pelo debate acerca das apresentações e escolha da nossa heroína hispânica homenageada.

Violeta Parra, Evita Perón e Juana Azurduy. O que há em comum entre elas? Todas são heroínas da vida real!

Uma cantora e uma religiosa: Gilda e Sor Juana de la Cruz.

Debate acerca das biografias apresentadas.

E você, está curioso para saber qual dessas grandes mulheres será homenageada na edição deste ano da Semana de Linguagens? Então, acompanhe a nossa programação e venha nos visitar!