Buscando construir um diálogo com o tema central da III Semana de Linguagens, diversas turmas idealizaram suas salas temáticas baseadas em temas que transpassam o sentido do clássico e do popular, salientando de forma notória, diversas questões relativas às temáticas propostas. Ao todo a semana conta com a exposição de 7 salas, que, fazendo uso de linguagem simples e de expressões artísticas emocionantes, despertam o interesse daqueles que têm a oportunidade de visitá-las e promovem a reflexão acerca de alguns aspectos presentes mas que permanecem muitas vezes adormecidos na nossa sociedade.

A sala temática “El libro secreto de Frida Kahlo”, optou por utilizar a figura de Frida Kahlo, conhecida e importante pintora mexicana como tema, salientando a incrível história dessa mulher enquanto artista e ícone feminino.P ara o visitante e ex-aluno do Instituto, Humberto Cabral: -“A apresentação dos fatos da vida de Frida foi perfeita. Deu pra realmente entender a mensagem a ser transmitida.” O mesmo ainda alerta: – “O tema é recorrente e de importância social e acadêmica. Quem ainda não veio visitar o evento, não pode perder essa oportunidade de adentrar ao universo dos clássicos e populares.”

 O “Museu do Videogame”, idealizado por alunos do curso técnico de informática, aplicou a noção de clássico e popular na história da evolução dos consoles e das franquias de jogos de videogame, de forma a enfatizar todos os acontecimentos que levaram às empresas que regem a fabricação destes em modificar sua produção. Do Telejogo ao Nintendo Wii, a história do videogame foi assistida por toda uma geração, como explanado na sala.

Nesse sentido de análise e reflexão, a sala temática “Do imaginário ao real: uma releitura dos contos de fadas” apresentou versões alternativas, ditas originais, de contos de fadas bastante conhecidos, adentrando o universo do que se diz clássico expondo a verdadeira face dessas obras.

Abordando o contexto do livro “O Pequeno Príncipe”, a sala “Cativa-me V não te conhecerás” faz uma releitura desse clássico, promovendo a reflexão do indivíduo enquanto ser adulto, que, com um tom nostálgico, perpetra uma volta à infância, de modo que, todos aqueles que a visitam, não deixam de se emocionar pelo desejo de voltar a ser criança. A visitante Vitória Morais descreve que gostou muito da sala pelo fato da mesma promover uma reflexão sobre o não deixar de ser criança. A mesma relata que a III Semana está ótima e que gostou em especial da sala “Cativa-me V não te conhecerás”, especialmente do final da apresentação: – “A última parte foi bem profunda, pois é importante ter a alegria que a criança tem em observar a vida que um adulto não consegue mais ter.”

A sala “Tragédia (re) corrente” faz um paralelo entre a tragédia grega e a tragédia contemporânea que ocorre nos mais variados âmbitos sociais atuais, na qual exclui e maltrata minorias (de etnia, orientação sexual, de gênero) que são vistas com aversão e são vítimas de agressões físicas e psicológicas, ocasionadas pelo preconceito e a má informação. A aluna do instituto, Amena Cavalcante, visitou a sala e gostou da maneira como a turma abordou a temática proposta; para ela: “A sala mostrou a realidade nua e crua, sem nenhuma máscara. A ideia de trazer a tragédia grega para os dias atuais foi uma forma bem legal de relacionar a história de prometeu com os preconceitos. Vale à pena conferir!”

Com a proposta de apresentar os clássicos mitológicos, a sala “Mitos Gregos” apresenta a história de diversos deuses em uma sequência linear, que inicia contando o mito de Gaia, remontando o início da Terra e logo em seguida apresenta os mitos que cercam a vida dos deuses Zeus, Afrodite, Atena, Hades entre outros da literatura e cultura grega.

Utilizando-se da obra clássica “O médico e o Monstro”, a sala “Os monstros que vivem em mim” apresenta os medos que se iniciam na infância e perduram até a vida adulta, expondo as concepções do bem e mal na modernidade a partir da mudança dos vilões dos contos infantis ao longo dos anos. Destinada ao público infantil, ao final da apresentação, os visitantes podem desenhar seus medos, para que estes virem apenas uma obra de arte exposta durante a semana.